07/03/2017

SIMULADO - conhecimentos pedagógicos

Resolva simulado com 12 questões sobre conhecimentos pedagógicos Veja três questões abaixo. 


1- (Cotec/Unimontes/2016) São ideias de Vygotsky, EXCETO

(A) O papel desempenhado pelo ensino não é o de esperar que as capacidades necessárias a um determinado conteúdo amadureçam na criança para, depois, ensinar-lhe esse conteúdo. Um ensino que assim proceda vai atrás do desenvolvimento, dirige-se ao seu passado.
(B) O ensino deve orientar-se não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento infantil. Somente assim, poderá a instrução provocar os processos de desenvolvimento que se acham na zona de desenvolvimento próximo.
(C) Se o conteúdo escolar estiver além da zona de desenvolvimento próximo, o ensino fracassará porque a criança é, ainda, incapaz de se apropriar daquele conhecimento e das faculdades cognitivas a ele correspondentes. Se, no outro extremo, o conteúdo escolar se limitar a requerer da criança aquilo que já se formou em seu desenvolvimento intelectual, torna-se-á inútil, desnecessário, pois a criança pode realizar sozinha a apropriação daquele conteúdo.
(D) À criança somente se pode ensinar o que ela é incapaz de aprender.

2- (Cotec/Unimontes/2016) César Coll, em seu livro Aprendizagem escolar e construção do conhecimento, cita Claparêde, que propôs rejeitar a expressão “educação ativa” e substitui-la por “educação funcional”. Essa substituição possui a finalidade de evitar a confusão que o qualificativo “ativa” provoca, que se pode interpretar no sentido de uma atividade necessariamente exteriorizada e observável. Claparêde afirma que a “[...] atividade dos alunos não é suficiente para qualificar uma escola como ‘ativa’ [...]. A palavra ‘ativo’ é uma palavra vaga. Para muitos, ‘ativo’ quer dizer que se move, que executa um trabalho, que escreve, que desenha, que faz algo em lugar de se limitar unicamente a escutar [...] Pois bem, digo que um indivíduo que pensa sentado numa cadeira pode ser mais ativo que um aluno que faz uma tradução de latim [...]”.

Nesse sentido e, conforme o autor, é CORRETO afirmar:

(A) É ativa uma reação que responde a uma necessidade, que é provocada por um desejo, que tem seu ponto de partida no indivíduo que age e que é provocada por um movimento interno do ser que atua.
(B) Toda atividade que coloca o aluno em movimento físico é caracterizada como da pedagogia ativa.
(C) A pedagogia ativa é a mais adequada para conduzir uma turma de alunos inquietos.

(D) Escola ativa, conforme Claparêde, é toda aquela que coloca seus alunos em constante movimento.

Gabarito

1- D
2- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário