Resolva simulado com 12 questões sobre conhecimentos pedagógicos Veja três questões abaixo.
1-
(Cotec/Unimontes/2016) São ideias de Vygotsky, EXCETO
(A)
O papel desempenhado pelo ensino não é o de esperar que as capacidades
necessárias a um determinado conteúdo amadureçam na criança para, depois,
ensinar-lhe esse conteúdo. Um ensino que assim proceda vai atrás do
desenvolvimento, dirige-se ao seu passado.
(B)
O ensino deve orientar-se não ao ontem, mas sim ao amanhã do desenvolvimento
infantil. Somente assim, poderá a instrução provocar os processos de
desenvolvimento que se acham na zona de desenvolvimento próximo.
(C)
Se o conteúdo escolar estiver além da zona de desenvolvimento próximo, o ensino
fracassará porque a criança é, ainda, incapaz de se apropriar daquele
conhecimento e das faculdades cognitivas a ele correspondentes. Se, no outro
extremo, o conteúdo escolar se limitar a requerer da criança aquilo que já se
formou em seu desenvolvimento intelectual, torna-se-á inútil, desnecessário,
pois a criança pode realizar sozinha a apropriação daquele conteúdo.
(D)
À criança somente se pode ensinar o que ela é incapaz de aprender.
2-
(Cotec/Unimontes/2016) César Coll, em seu livro Aprendizagem escolar e
construção do conhecimento, cita Claparêde, que propôs rejeitar a expressão
“educação ativa” e substitui-la por “educação funcional”. Essa substituição
possui a finalidade de evitar a confusão que o qualificativo “ativa” provoca,
que se pode interpretar no sentido de uma atividade necessariamente
exteriorizada e observável. Claparêde afirma que a “[...] atividade dos alunos
não é suficiente para qualificar uma escola como ‘ativa’ [...]. A palavra ‘ativo’
é uma palavra vaga. Para muitos, ‘ativo’ quer dizer que se move, que executa um
trabalho, que escreve, que desenha, que faz algo em lugar de se limitar
unicamente a escutar [...] Pois bem, digo que um indivíduo que pensa sentado
numa cadeira pode ser mais ativo que um aluno que faz uma tradução de latim
[...]”.
Nesse
sentido e, conforme o autor, é CORRETO afirmar:
(A)
É ativa uma reação que responde a uma necessidade, que é provocada por um
desejo, que tem seu ponto de partida no indivíduo que age e que é provocada por
um movimento interno do ser que atua.
(B)
Toda atividade que coloca o aluno em movimento físico é caracterizada como da
pedagogia ativa.
(C)
A pedagogia ativa é a mais adequada para conduzir uma turma de alunos
inquietos.
(D)
Escola ativa, conforme Claparêde, é toda aquela que coloca seus alunos em
constante movimento.
Gabarito
1- D
2- A
Nenhum comentário:
Postar um comentário