Confira no link abaixo diversas questões COMENTADAS extraídas de prova de concurso elaborada pelo Instituto Quadrix em 2017. Veja uma delas abaixo. Se gostar, deixe seu comentário!
A prática educativa é tudo isso:
afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança
ou, lamentavelmente, da permanência do hoje. Dai sua politicidade, ou seja, a
impossibilidade de se separar educação e política. Aliás, uma tal separação
entre educação e política ingênua ou astutamente feita, enfatizemos, não apenas
é irreal, mas perigosa.
Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9.ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001b.
Com base no texto, julgue os itens subsequentes.
71- Os ideais
democráticos e de liberdade devem estar relacionados ao ato educativo.
CERTO
Para responder esta questão, temos que lembrarmos quais são
os ideais democráticos na perspectiva freiriana. Veja o que diz Ângela Antunes no artigo Paulo Freire e a gestão democrática.
“Os princípios
filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire se referenciam no desejo de
liberdade, justiça, ética e autonomia do ser humano. Desde seus primeiros
escritos, ele nos chama a atenção para a necessidade de uma educação
emancipadora, dialógica, participativa, democrática. Do primeiro (1959) ao seu
último livro (1997), Paulo Freire reflete sobre a importância de conhecer, por
meio da educação, a maneira como mulheres e homens interpretam o mundo e agem
sobre ele para transformá-lo. O seu trabalho partia sempre dos níveis e das
formas como os educandos compreendiam a realidade. Estava preocupado em
elaborar uma pedagogia comprometida com a melhoraria das condições de
existência das populações oprimidas. E essa pedagogia não seria construída
ignorando a realidade em que estavam inseridos os educandos a quem ela se
dirigia e tão pouco seria construída sem a intensa participação de todos que
dela faziam parte.
Interessou-nos sempre, e desde logo, a experiência democrática
através da educação. Educação da criança e do adulto. Educação democrática que
fosse, portanto, um trabalho do homem com o homem e nunca um trabalho
verticalmente do homem sobre o homem ou assistencialistamente do homem para o
homem, sem ele. (FREIRE, 2001: 70)” (p. 1).
In: http://boletim.unifreire.org/edicao02/2013/09/11/paulo-freire-e-a-gestao-democratica
(acesso em 18/1/2017)
Como se pode depreender, o texto que traz a questão reafirma os princípios democráticos de
Paulo Freire, isto é: participação política, formação e o direito à alegria.
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