15/05/2017

QUESTÕES comentadas (Instituto Quadrix/2017)

Confira no link abaixo diversas questões COMENTADAS extraídas de prova de concurso elaborada pelo Instituto Quadrix em 2017. Veja uma delas abaixo. Se gostar, deixe seu comentário!




A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje. Dai sua politicidade, ou seja, a impossibilidade de se separar educação e política. Aliás, uma tal separação entre educação e política ingênua ou astutamente feita, enfatizemos, não apenas é irreal, mas perigosa.

Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9.ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001b.

Com base no texto, julgue os itens subsequentes.

71- Os ideais democráticos e de liberdade devem estar relacionados ao ato educativo.

CERTO

Para responder esta questão, temos que lembrarmos quais são os ideais democráticos na perspectiva freiriana. Veja o que diz Ângela Antunes no artigo Paulo Freire e a gestão democrática.  

“Os princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire se referenciam no desejo de liberdade, justiça, ética e autonomia do ser humano. Desde seus primeiros escritos, ele nos chama a atenção para a necessidade de uma educação emancipadora, dialógica, participativa, democrática. Do primeiro (1959) ao seu último livro (1997), Paulo Freire reflete sobre a importância de conhecer, por meio da educação, a maneira como mulheres e homens interpretam o mundo e agem sobre ele para transformá-lo. O seu trabalho partia sempre dos níveis e das formas como os educandos compreendiam a realidade. Estava preocupado em elaborar uma pedagogia comprometida com a melhoraria das condições de existência das populações oprimidas. E essa pedagogia não seria construída ignorando a realidade em que estavam inseridos os educandos a quem ela se dirigia e tão pouco seria construída sem a intensa participação de todos que dela faziam parte.

Interessou-nos sempre, e desde logo, a experiência democrática através da educação. Educação da criança e do adulto. Educação democrática que fosse, portanto, um trabalho do homem com o homem e nunca um trabalho verticalmente do homem sobre o homem ou assistencialistamente do homem para o homem, sem ele. (FREIRE, 2001: 70)” (p. 1).

In: http://boletim.unifreire.org/edicao02/2013/09/11/paulo-freire-e-a-gestao-democratica (acesso em 18/1/2017)

Como se pode depreender, o texto que traz a questão reafirma os princípios democráticos de Paulo Freire, isto é: participação política, formação e o direito à alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário