1- (AMEOSC/2017)
Lev Vygotsky (1896-1934) ressalta que o processo de desenvolvimento da criança
se fundamenta por conceitos cotidianos e conceitos científicos. A esse respeito
o autor afirma que:
I - Os
conceitos cotidianos ou espontâneos se desenvolvem durante a atividade prática
da criança e são
ascendentes, ou seja, partem da experiência para a abstração.
II - Os conceitos científicos são adquiridos em situações de
ensino-aprendizagem e são aprofundados
com
leituras e atividades escolares, por meio de um desenvolvimento descendente que
parte de uma
definição
geral para uma compreensão mais elementar e concreta.
Dos
itens mencionados:
(A)
Apenas o item I está correto.
(B)
Apenas o item II está correto.
(C)
Ambos os itens estão corretos.
(D)
Ambos os itens estão incorretos.
2- (AMEOSC/2017) De
acordo com Emília Ferreiro, a respeito da linguagem e sobre o processo de
alfabetização, seria incorreto
afirmar que:
(A) A
escrita deve ser estimulada para além dos manuais ou livros didáticos, visto
que estes proporcionam apenas um ambiente desinteressante e artificial em sala
de aula.
(B)
Para a escola se transformar em um ambiente alfabetizador, é necessário
estimular a escrita com o uso de textos atuais, jornais, revistas, livros
etc.
(C) A
escrita deve ter uma importante função social, e a alfabetização deve se
apropriar de tal característica, uma vez que crianças de classes sociais
distintas apresentam desempenhos desiguais.
(D) As
cartilhas são de grande importância para o aprendizado nas séries iniciais,
pois garantem ao aluno uma ampla
compreensão do contexto social em que estão inseridos.
3-
(AMEOSC/2017) Segundo com Paulo Freire (1921-1997) em Pedagogia da Autonomia, “ensinar não é
transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção
ou a sua construção”. Na
relação entre professor e aluno, tendo em vista tal perspectiva progressista,
seria correto afirmar que:
(A) Os
alunos devem gerenciar seus estudos independentemente do que lhes é ensinado em
sala de aula, visto que tal prática estimularia o distanciamento necessário
entre professor e aluno, com o propósito de não comprometer a ética
educacional.
(B) A
prática docente deve exigir uma construção exata do conhecimento, na qual os
alunos estão comprometidos apenas com a aquisição superficial dos saberes, sem
a necessidade de uma discussão mais aprofundada e crítica a respeito de um
determinado tema a ser trabalhado.
(C)
Embora professores e alunos sejam sujeitos diferentes entre si, há uma relação
de proximidade entre ambos, pois não há docência sem discência, uma vez que
educador e educando participam de um processo no qual quem ensina aprende ao
ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
(D) Os
professores têm autonomia para limitar a reflexão crítica dos alunos, pois
estes ainda estão em pleno
processo de desenvolvimento e não seriam capazes de criar conceitos de forma satisfatória sem uma devida
orientação.
4- (AMEOSC/2017) Os
trabalhos de Jean Piaget (1896-1980) indicam que o aluno deve guiar-se
livremente no processo de
ensino-aprendizagem. Assim, a postura do professor deve ser de um:
(A)
Recrutador.
(B)
Colaborador.
(C)
Auxiliador.
(D)
Ouvinte.
Gabarito
1- C
2- A
3- C
4- B
4- B
Pelos provas que vi anteriormente,acho que o gabarito precisa ser revisto.
ResponderExcluirBoa noite, Alessandra!
ResponderExcluirMuito obrigada pela observação. Já revi o gabarito.
Abraços