22/06/2017

PROVA professor de educação infantil (2017)

Confira nos links abaixo prova elaborada e aplicada pelo AMEOSC para cargo de professor de educação infantil. Veja duas questões.



03. Assinale a alternativa que melhor se adequa à finalidade do processo de avaliação na pré-escola:

A) Deve estar de acordo com uma proposta niveladora do ensino, que tem por tarefa medir as
capacidades dos alunos mediante testes de aptidão e classificação, com o objetivo de garantir
um melhor desenvolvimento infantil.
B) É necessária a construção de uma avaliação quantitativa para definir estratégias gerais da pré-escola,
com o intuito de assegurar um padrão de ensino nacionalmente aceito.
C) Requer um olhar sensível e constante do professor ao propor as atividades às crianças, pois não se trata de aprová-las ou reprová-las, mas incluí-las ao processo educacional e assegurar-lhes êxito nesta trajetória.
D) O professor deve criar métodos de avaliação que tenham por objetivo classificar as crianças de acordo com suas aptidões, a fim de constituir um modelo satisfatório a todo processo de avaliação.

05- Uma professora de educação infantil propôs uma atividade em que as crianças deveriam imitar ações cotidianas como, por exemplo, o ato de escovar os dentes sem a utilização de um objeto real para representar tal ação. Os alunos encararam a atividade como uma brincadeira, em que o ato de imitar o outro se constituiu como uma possibilidade de captar o modelo pelo qual a ação é representada. Desse modo, pode-se dizer que a atividade proposta pela professora foi:

A) Um potencial fracasso, visto que a professora poderia perder o controle da turma justamente por se tratar de um aprendizado trivial, que não teve conexão com a realidade inerente aos alunos.
B) Um ótimo recurso para o desenvolvimento da criança, capaz de aprimorar seus aspectos físico-motores, da linguagem e da compreensão de seu pensamento verbal, além de estimular as suas percepções gestuais.
C) Um recurso que só deveria ter sido utilizado em uma situação bastante específica, sem impor a higiene bucal como regra para as crianças, visto que isso não se trata de um aprendizado propriamente dito, mas de uma situação corriqueira que deve ser ensinada fora da sala de aula.
D) Apenas recreativa, como um momento de diversão para as crianças, pois não houve um vínculo direto com as possibilidades de aprendizado e com o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Gabarito

03- C
04- B

2 comentários:

  1. O gabarito não estar dando para baixar. Tem como me enviar? grata!

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  2. Bom dia!

    Obrigada por visitar o Blog. Envie-me novamente o e-mail para eu enviar o Gabarito.

    Maria Beatriz

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