
( ) o pensamento acelera o aparecimento da linguagem;
( ) não pensar é sinônimo de automatismo;
( ) a emoção é a primeira linguagem da criança;
( ) a emoção promove o desenvolvimento da inteligência;
( ) a verdadeira imitação aparece no estágio sensório-motor
e projetivo.
Assinale a alternativa EXATA:
A) V, V, F, F, F
B) F, F, V, V, V
C) F, V, V, F, F
D) V, F, F, V, V
E) F, V, F, V, F
2- (Prefeitura de Jacinto/2017) 05 - Conforme o autor Vygotsky, a vida social e a
constante comunicação entre adultos e crianças
despertam e intensificam o pensamento; isso
permite ______ de experiências de geração em
geração, por muitas gerações.
Assinale a alternativa que corresponde ao espaço em
branco de forma CORRETA:
A) Mediação
B) Assimilação
C) Experiência
D) Função
E) Transferência
3- (Prefeitura de Jacinto/2017)17 - Aprender a ler e a escrever, isto é, tornar-se
alfabetizado significa codificar em língua escrita
(escrever) e de decodificar a língua escrita (ler),
porém para os dias atuais isso não é o suficiente, é
preciso apropriar-se da escrita, isto é, fazer uso das:
A) Práticas e fundamentos explicativos dos dados da
realidade.
B) Práticas sociais de leitura e escrita.
C) Discussões na direção de um aprofundamento
consistente.
D) Das funções de domínio do sistema
alfabético/ortográfico.
E) Compreensões e o uso da língua escrita em inúmeras
práticas sociais.
4- (Prefeitura de Jacinto/2017)18 – A avaliação é considerada como elemento
favorecedor da melhoria de qualidade da
aprendizagem, deixando de funcionar como arma
contra o aluno. É assumida como parte integrante e
instrumento de auto regulação do processo de
ensino e aprendizagem, para que os objetivos
propostos sejam atingidos.
Sendo assim, está CORRETO afirmar que:
A) A avaliação diz respeito não só ao aluno, mas
também ao professor e ao próprio sistema escolar.
B) De acordo com a avaliação os princípios dos
conteúdos são considerados como um meio para o
desenvolvimento amplo do aluno e para a sua
formação da cidadania.
C) A avaliação é uma tentativa de superar a
segmentação excessiva produzida pelo regime
seriado.
D) É importante salientar que a avaliação tem como
função potencializar o desenvolvimento de todas as
capacidades, de modo a tornar o ensino mais
humano, mais ético.
E) A avaliação é uma tentativa de construir formas
pessoais de registro para comunicar informações
coletadas.
5- (Prefeitura de Jacinto/2017)20 – Segundo os PCNs, sempre é possível
estabelecer alguma relação entre o que se pretende
conhecer e as possibilidades de observação,
reflexão e informação que o sujeito já possui.
Cabendo assim, ao educador, por meio da
intervenção pedagógica:
A) Expressar um avanço na discussão em torno da
busca de qualidade de ensino e aprendizagem.
B) Promover a realização de aprendizagens com o maior
grau de significado possível, uma vez que esta nunca
é absoluta.
C) Dar importância das interações entre crianças e
parceiros experientes na alfabetização.
D) Dar disponibilidade exigida pela aprendizagem significativa.
D) Dar disponibilidade exigida pela aprendizagem significativa.
E) Estabelecer alguma relação entre o que se pretende
conhecer e as possibilidades de observação, reflexão
e informação que o sujeito já possui.
Gabarito
1- B
2- B
3- B
4- A
5- B
Nenhum comentário:
Postar um comentário