13/07/2017

PROVA - Professor de Educação Básica I

No link abaixo disponibilizo prova elaborada e aplicada por Prime concursos em junho de 2017 para provimento do cargo de professor de educação básica I. Veja duas questões abaixo. 



29) De acordo com os estudos acerca da avaliação da aprendizagem escolar, pode-se observar as funções que ela desempenha. Considere as afirmações abaixo: 

I- Avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o início do período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem. 
II- A avaliação formativa (controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem. 
III- A avaliação formativa permite que o professor detecte e identifique deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Visa informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem no decorrer das atividades escolares e a localização das deficiências na organização do ensino para possibilitar correção e recuperação. 
IV- Avaliação somativa: Tem como objetivo determinar o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. Pode ser chamada também de função creditativa. Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento. 
V- Os resultados da avaliação somativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens dos alunos. 

Está Incorreto o que se afirma em: 

(A) I 
(B) II 
(C) IV 
(D) V

26) Na fase de alfabetização, o convívio da criança com a linguagem escrita deve ser uma experiência real. Isto, metodologicamente, significa: 

(A) Apresentar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social. 
(B) Proporcionar ao aluno a interação com as diversas produções gráficas utilizadas no meio cultural. 
(C) Trabalhar com livros didáticos sobre as famílias silábicas. 
(D) Utilizar somente textos clássicos em sala de aula. 

Gabarito

29- D; 26- B

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