No link abaixo disponibilizo prova elaborada e aplicada por Prime concursos em junho de 2017 para provimento do cargo de professor de educação básica I. Veja duas questões abaixo.
29) De acordo com os estudos acerca da avaliação da aprendizagem escolar, pode-se observar as
funções que ela desempenha. Considere as afirmações abaixo:
I- Avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o início do período letivo, pois permite
conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem
como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de
constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os
estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.
II- A avaliação formativa (controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser
realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão
alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa basicamente,
avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes
de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
III- A avaliação formativa permite que o professor detecte e identifique deficiências na forma de
ensinar, possibilitando reformulações no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Visa informar
o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem no decorrer das atividades escolares e
a localização das deficiências na organização do ensino para possibilitar correção e recuperação.
IV- Avaliação somativa: Tem como objetivo determinar o grau de domínio do aluno em uma área de
aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como
um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. Pode ser chamada também de função
creditativa. Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de
aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento.
V- Os resultados da avaliação somativa servirão de base para identificar como o processo de
aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o
planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as
aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar, compreender, reforçar,
facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens dos alunos.
Está Incorreto o que se afirma em:
(A) I
(B) II
(C) IV
(D) V
26) Na fase de alfabetização, o convívio da criança com a linguagem escrita deve ser uma
experiência real. Isto, metodologicamente, significa:
(A) Apresentar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.
(B) Proporcionar ao aluno a interação com as diversas produções gráficas utilizadas no meio
cultural.
(C) Trabalhar com livros didáticos sobre as famílias silábicas.
(D) Utilizar somente textos clássicos em sala de aula.
Gabarito
29- D; 26- B
Nenhum comentário:
Postar um comentário