
29) De acordo com os estudos acerca da avaliação da aprendizagem escolar, pode-se observar as
funções que ela desempenha. Considere as afirmações abaixo:
I- Avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o início do período letivo, pois permite
conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem
como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de
constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os
estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.
II- A avaliação formativa (controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser
realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão
alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa basicamente,
avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes
de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
III- A avaliação formativa permite que o professor detecte e identifique deficiências na forma de
ensinar, possibilitando reformulações no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. Visa informar
o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem no decorrer das atividades escolares e
a localização das deficiências na organização do ensino para possibilitar correção e recuperação.
IV- Avaliação somativa: Tem como objetivo determinar o grau de domínio do aluno em uma área de
aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como
um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. Pode ser chamada também de função
creditativa. Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de
aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento.
V- Os resultados da avaliação somativa servirão de base para identificar como o processo de
aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o
planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as
aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar, compreender, reforçar,
facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens dos alunos.
Está Incorreto o que se afirma em:
(A) I
(B) II
(C) IV
(D) V
26) Na fase de alfabetização, o convívio da criança com a linguagem escrita deve ser uma
experiência real. Isto, metodologicamente, significa:
(A) Apresentar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.
(B) Proporcionar ao aluno a interação com as diversas produções gráficas utilizadas no meio
cultural.
(C) Trabalhar com livros didáticos sobre as famílias silábicas.
(D) Utilizar somente textos clássicos em sala de aula.
Gabarito
29- D; 26- B
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