28/07/2017

PROVA - professor (Pedagogia) (IFB/2017)

Confira no link abaixo prova professor aplicada pelo Instituto Federal de Brasília. Veja duas questões da prova a seguir. 



06- Um dos clássicos escritos por Paulo Freire traz como título “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Nessa obra é abordada a questão da formação docente aliada à reflexão sobre a prática educativa-progressista para o desenvolvimento da autonomia do ser dos educandos. Com base nos escritos, leia atentamente as afirmativas a seguir: 

I) ensinar exige criticidade: a curiosidade ingênua não é a mesma curiosidade que, aproximando-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, torna-se curiosidade epistemológica; 
II) ensinar exige bom senso: a vigilância do bom senso tem grande importância na avaliação que o professor, a todo momento, deve fazer de sua prática; 
III) ensinar exige curiosidade: sem a curiosidade o professor não aprende e nem ensina; 
IV) ensinar exige liberdade e autoridade: quanto mais criticamente a liberdade assume o limite necessário, tanto menos autoridade ela tem para continuar lutando em seu nome. 
V) ensinar exige disponibilidade para o diálogo: o professor se sente seguro porque não há razão para se envergonhar por desconhecer algo. 

Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS: 

a) I, II e IV apenas. b
) I, III, IV apenas. 
c) II, III e V apenas. 
d) II, III, IV e V apenas. 
e) I, IV e V apenas.

11- Sobre as concepções acerca da aquisição de conhecimentos associe a segunda coluna com a primeira. 

I) A criança é uma tábula rasa, um espaço vazio a ser preenchido e é pelos sentidos que irá conhecer o mundo. 
II) O aluno já possui certos talentos e o papel da escola é apenas guiá-lo para que ele se torne aquilo que nasceu para ser. 
III) A relação homem/mundo é uma relação mediada por instrumentos, e a linguagem tem uma função central no desenvolvimento cognitivo, sendo fator de interação social. 
IV) O conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano e com o mundo das relações sociais. 
V) A aprendizagem é um processo de produção de modifica­ções no comportamento. 

( ) Construtivismo 
( ) Behaviorismo 
( ) Inatismo 
( ) Interacionismo 
( ) Empirismo 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo. 

a) III, V, II, IV, I 
b) IV, II III, I, V 
c) IV, V, I, III, II 
d) I, IV, II, V, III 
e) IV, V, II, III, I

Gabarito

6- C; 11- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário