1-
(Instituto Excelência/2017) A arte na infância propicia a criança, a dar início
à coordenação das expressões partindo da composição do seu mundo, por meio da
percepção. A criança, por meio do fazer, reordena elementos extraídos da
realidade, organiza-os, cria situações imaginárias, elaborando seu conhecimento
sobre o mundo físico e social. O contato com a arte por meio do desenho, da
pintura dos jogos, do lúdico faz com que a criança selecione os aspectos de sua
experiência e articulado com o legado cultural e quando estimulado a criança
desenvolve-a de forma progressiva e completa.
Assinale
a alternativa CORRETA:
(A)
A formação integral do ser humano, por meio da aprendizagem de novas formas de
linguagem e de conhecimento de mundo, a arte apresenta contribuições para a
aprendizagem significativa da criança: possibilita a ampliação da percepção
estética, desenvolve o uso de variadas linguagens (oral, escrita, corporal,
visual, dramática, sonora, dentre outras) e incentiva as relações sociais e os
vínculos afetivos.
(B)
A arte na educação infantil restringiu a atividade de educar a ensinamentos de
técnicas e de informações a serem assimiladas pelo aluno, distanciando tanto o
professor quanto a criança, do seu potencial imaginativo, criativo e inventivo.
(C)
As crianças produzem cultura e são produzidas na cultura em que se inserem,
portanto não necessitam da cultura lúdica infantil e a sua relação com a arte
no processo de alfabetização.
(D)Nenhuma
das alternativas
2-
(Instituto Excelência/2017) “A alfabetização de um indivíduo promove sua
socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas
simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades
oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do
exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um
todo”. A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar
das crianças.
De
acordo com o exposto assinale a alternativa CORRETA:
(A)
A educação infantil não tem nenhuma grande responsabilidade sobre o
desenvolvimento das crianças ao construir conhecimentos e não podem dar lugar
aos novos saberes como a leitura e a escrita mas apenas incentivar brincadeiras
e jogos.
(B)
A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na
escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da
escrita. A alfabetização está presente na vida da criança em todos os
ambientes, seja em casa, manuseando as letras do teclado do computador ou com a
linguagem escrita na escola ou convivendo com adultos alfabetizados.
(C)
Alfabetizar é somente a aquisição do sistema alfabético de escrita
(D)
Nenhuma das alternativas
3-
(Instituto Excelência/2017) Além de usar a linguagem para atender nossos
propósitos comunicativos, podemos tomá-la como objeto de reflexão e assumir
diante dela uma atitude metalinguística. Entre várias dimensões
metalinguísticas, uma, que é fundamental para que um aprendiz se alfabetize, é
a capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras que
pronunciamos, isto é, a consciência fonológica. Julgue as afirmativas:
I-
A consciência fonológica é uma habilidade de grande importância no processo de
alfabetização, ela ocorre interligada às outras habilidades e evolui com o
processo de aprendizagem.
II-
A consciência fonológica é a percepção do som da fala. É uma capacidade
cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da
leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio
alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas
e fonemas numa palavra.
III-
O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande
importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo
aprendente, essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonemica,
onde “o sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a
um componente visual gráfico”.
IV-
Esta habilidade fonológica compreende dois níveis: o primeiro relaciona-se à
consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas,
ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, em sílabas e as sílabas, em
fonemas; a segunda a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em
diferentes palavras faladas.
De
acordo como exposto assinale a alternativa CORRETA:
(A)
São verdadeiras I, II e IV
(B)
São verdadeiras I,II, III, IV
(C)
São verdadeiras apenas I, III e IV
(D)
Nenhuma das alternativas.
4-
(Prime Concurso/2017) De acordo com Emília Ferreiro, a respeito da linguagem e
sobre o processo de alfabetização, seria incorreto afirmar que:
(A)
A escrita deve ser estimulada para além dos manuais ou livros didáticos, visto
que estes proporcionam apenas um ambiente desinteressante e artificial em sala
de aula.
(B)
Para a escola se transformar em um ambiente alfabetizador, é necessário
estimular a escrita com o uso de textos atuais, jornais, revistas, livros etc.
(C)
A escrita deve ter uma importante função social, e a alfabetização deve se
apropriar de tal característica, uma vez que crianças de classes sociais
distintas apresentam desempenhos desiguais.
(D)
As cartilhas são de grande importância para o aprendizado nas séries iniciais,
pois garantem ao aluno uma ampla compreensão do contexto social em que estão
inseridos.
Gabarito
1-
A; 2- B; 3- C; 4- D
Maravilhoso!!!
ResponderExcluiralguém sabe me dizer porque na questão 3 o item II está incorreto?
ResponderExcluirEstá correto!!!!
ExcluirNa questão 3 a alternativa II está correta!!!
ResponderExcluirBom demais
ResponderExcluir