1- (Instituto Excelência/2017) O jogo é caracterizado por uma fonte de
socialização, aprendizagem e conhecimento. Fornece
as crianças componentes simbólicos e materiais, que
contribuem para a construção dos processos
cognitivos, motores (controle muscular, equilíbrio,
entre outros) estéticos, éticos e sócios
afetivos.
Quanto ao excerto apresentado assinale a
alternativa CORRETA:
a) O jogo permite a criança tal satisfação e prazer que
nem sempre encontra em muitas outras atividades,
portanto é um rico instrumento que somente os pais
podem utilizar.
b) Melhor forma de conduzir a criança à atividade, auto
expressão e à socialização seria por meio dos jogos,
porém isso seria apenas uma teoria de fatores externos á
educação das crianças, sendo aplicável somente aos
adolescentes e jovens.
c) O lúdico é essencial para uma vida saudável e um
melhor desenvolvimento, neste processo a criança inventa
suas maneiras de brincar, onde o mundo do faz-de-conta
torna-se um meio indispensável para a aprendizagem.
Sendo assim, elas usam sua imaginação e criatividade,
desenvolvendo sua afetividade através do convívio com
outras crianças, das relações e das diferentes formas de
comportamento.
d) Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2017) A avaliação consiste uma das atividades do
processo de ensino e aprendizagem vivenciada pelas
instituições formadoras; constituindo, propriamente,
um dos componentes integradores do Projeto Político Pedagógico
da escola, especialmente quando
elaborado e executado na perspectiva do currículo
participativo e democrático. Em relação à educação
infantil, o método de avaliar centra-se no
acompanhamento do desenvolvimento e da
aprendizagem das crianças. E essa forma avaliativa
está próxima da avaliação formativa por ser contínua e
inclusiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A avaliação se concretiza na adoção de instrumentos
avaliativos, que almejam definir os critérios de vivencia
social do aluno.
b) O conselho de classe deve ser entendido,
simplesmente, como fechamento de notas e decisões
acerca da aprovação ou reprovação de alunos, pautado na
observação corresponde ao caderno de aprendizagem,
que igualmente proporciona o registro de informações e
dúvidas.
c) De acordo com advertência feita no artigo 24 da LDB
(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a
avaliação contínua e acumulativa necessita de uma
verificação sobre o rendimento escolar, sendo observados
os critérios de avaliação que permanecem nos processos
quantitativos e qualitativos no decorrer da aprendizagem
escolar.
d) Nenhuma das alternativas.
3- (Instituto Excelência/2017) De acordo com a teoria dos grandes pensadores da
Educação, Julgue as assertivas a seguir:
I- Segundo GARDNER e VYGOTSKY ao trabalharem em
conjunto definem, mesmo que o indivíduo nasça com
predisposição para algo, ele dependerá do aprendizado ao
longo de sua vida, adquirido durante as relações
permeadas pelo seu grupo social. No entanto, para o
estudioso, somente oferecer interações constantes dos
alunos com materiais, informações e meio sociais, não
garante aprendizagem significativa, deve-se contextualizá-
los de forma a fazer sentido para as necessidades
individuais e coletivas.
II- De acordo com Emília Ferreiro, deve-se valorizar o
conhecimento da língua que o aluno já tem antes de iniciar
os estudos em sala de aula.
III- A teoria de Paulo Freire remete-nos a reflexão acerca
da metodologia educacional, que por bem, faz mais parte
do passado que do presente educacional, digo daquela
em que o professor era o dono do saber e o aluno um
mero espectador com o único intuito, receber informações
que não detinham.
IV- A educação teve contribuição de um biólogo francês na
sua prática pedagógica, Jean Piaget estudou como se dá
o processo de aprendizagem no sistema cognitivo do ser
humano. Para tanto, ele acompanhou a evolução
intelectual de crianças desde o nascimento e constatou
que o conhecimento é adquirido por meio de constantes
conflitos cognitivos.
Assinale a alternativa que indica as que estão
CORRETAS:
a) Apenas I e IV.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Nenhuma das alternativas.
4- (Instituto Excelência/2017) Saber ler e escrever, e fazer uso adequado da leitura
e da escrita, é um direito humano fundamental, nas
sociedades atuais. Esse direito precisa ser garantido
já na infância, por meio de políticas de alfabetização. A
leitura envolve a aprendizagem de diferentes
habilidades, tais como:
I- O domínio da mecânica que implica na transformação
dos signos escritos em informações.
II- A compreensão das informações explícitas e implícitas
do texto lido.
III- A compreensão das informações explícitas e implícitas
do texto lido.
IV- Ler, entretanto, é apenas sinônimo de contar histórias,
ainda que esta prática seja fundamental na escola.
São verdadeiras:
a) I, II e IV apenas
b) II e IV apenas
c) I, II e III apenas
d) Nenhuma das alternativas
13) O termo currículo é encontrado em registros do
século XVII, sempre relacionado a um projeto de
controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da
atividade prática da escola. Desde os seus primórdios,
currículo envolvia uma associação entre o conceito de
ordem e método, caracterizando-se como um
instrumento facilitador da administração escolar. A
visão de conjunto dos componentes curriculares do
ensino obrigatório parte do âmbito legal, passando
pelas finalidades do sistema educacional, definidas na
Lei de Diretrizes e Base da Educação, 9394/96, com o
objetivo de definir as unidades de tempo do currículo
(ciclos) e as áreas nas quais esse currículo está
organizado.
Quanto ao exposto acima assinale a alternativa
CORRETA:
a) Currículo é o conjunto daquilo que se ensina e daquilo
que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão
determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos,
sendo um programa de estudos apenas, mas considerado
em sua globalidade, dentro de sua coerência didática,
onde aprender a ler e escrever diz respeito ao currículo.
b) Todo currículo é um processo de seleção, de decisões
acerca do que será e do que não será legitimado pela
escola que visa prever, na medida do possível, o curso da
ação que se deve tomar assim o currículo torna-se um elo
entre a ação educacional e a prática pedagógica.
c) O currículo favorece certas formas de conhecimento
sobre outras e mede os valores de grupos seletos de
estudantes sobre outros grupos de classe ou gênero.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- C
2- C
3- B
4- B
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