23/07/2017

SIMULADO -conhecimento pedagógico

1- (Instituto Excelência/2017) O jogo é caracterizado por uma fonte de socialização, aprendizagem e conhecimento. Fornece as crianças componentes simbólicos e materiais, que contribuem para a construção dos processos cognitivos, motores (controle muscular, equilíbrio, entre outros) estéticos, éticos e sócios afetivos. 

Quanto ao excerto apresentado assinale a alternativa CORRETA: 

a) O jogo permite a criança tal satisfação e prazer que nem sempre encontra em muitas outras atividades, portanto é um rico instrumento que somente os pais podem utilizar. 
b) Melhor forma de conduzir a criança à atividade, auto expressão e à socialização seria por meio dos jogos, porém isso seria apenas uma teoria de fatores externos á educação das crianças, sendo aplicável somente aos adolescentes e jovens. 
c) O lúdico é essencial para uma vida saudável e um melhor desenvolvimento, neste processo a criança inventa suas maneiras de brincar, onde o mundo do faz-de-conta torna-se um meio indispensável para a aprendizagem. Sendo assim, elas usam sua imaginação e criatividade, desenvolvendo sua afetividade através do convívio com outras crianças, das relações e das diferentes formas de comportamento. 
d) Nenhuma das alternativas.

2- (Instituto Excelência/2017) A avaliação consiste uma das atividades do processo de ensino e aprendizagem vivenciada pelas instituições formadoras; constituindo, propriamente, um dos componentes integradores do Projeto Político Pedagógico da escola, especialmente quando elaborado e executado na perspectiva do currículo participativo e democrático. Em relação à educação infantil, o método de avaliar centra-se no acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. E essa forma avaliativa está próxima da avaliação formativa por ser contínua e inclusiva. 

Assinale a alternativa CORRETA: 

a) A avaliação se concretiza na adoção de instrumentos avaliativos, que almejam definir os critérios de vivencia social do aluno. 
b) O conselho de classe deve ser entendido, simplesmente, como fechamento de notas e decisões acerca da aprovação ou reprovação de alunos, pautado na observação corresponde ao caderno de aprendizagem, que igualmente proporciona o registro de informações e dúvidas. 
c) De acordo com advertência feita no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a avaliação contínua e acumulativa necessita de uma verificação sobre o rendimento escolar, sendo observados os critérios de avaliação que permanecem nos processos quantitativos e qualitativos no decorrer da aprendizagem escolar. 
d) Nenhuma das alternativas. 

3- (Instituto Excelência/2017) De acordo com a teoria dos grandes pensadores da Educação, Julgue as assertivas a seguir: 

I- Segundo GARDNER e VYGOTSKY ao trabalharem em conjunto definem, mesmo que o indivíduo nasça com predisposição para algo, ele dependerá do aprendizado ao longo de sua vida, adquirido durante as relações permeadas pelo seu grupo social. No entanto, para o estudioso, somente oferecer interações constantes dos alunos com materiais, informações e meio sociais, não garante aprendizagem significativa, deve-se contextualizá- los de forma a fazer sentido para as necessidades individuais e coletivas. 
II- De acordo com Emília Ferreiro, deve-se valorizar o conhecimento da língua que o aluno já tem antes de iniciar os estudos em sala de aula. 
III- A teoria de Paulo Freire remete-nos a reflexão acerca da metodologia educacional, que por bem, faz mais parte do passado que do presente educacional, digo daquela em que o professor era o dono do saber e o aluno um mero espectador com o único intuito, receber informações que não detinham. 
IV- A educação teve contribuição de um biólogo francês na sua prática pedagógica, Jean Piaget estudou como se dá o processo de aprendizagem no sistema cognitivo do ser humano. Para tanto, ele acompanhou a evolução intelectual de crianças desde o nascimento e constatou que o conhecimento é adquirido por meio de constantes conflitos cognitivos. 

Assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS: 

a) Apenas I e IV. 
b) Apenas II, III e IV. 
c) Apenas I, III e IV. 
d) Nenhuma das alternativas.

4- (Instituto Excelência/2017) Saber ler e escrever, e fazer uso adequado da leitura e da escrita, é um direito humano fundamental, nas sociedades atuais. Esse direito precisa ser garantido já na infância, por meio de políticas de alfabetização. A leitura envolve a aprendizagem de diferentes habilidades, tais como: 

I- O domínio da mecânica que implica na transformação dos signos escritos em informações. 
II- A compreensão das informações explícitas e implícitas do texto lido. 
III- A compreensão das informações explícitas e implícitas do texto lido. 
IV- Ler, entretanto, é apenas sinônimo de contar histórias, ainda que esta prática seja fundamental na escola. 

São verdadeiras: 

a) I, II e IV apenas 
b) II e IV apenas 
c) I, II e III apenas 
d) Nenhuma das alternativas

 13) O termo currículo é encontrado em registros do século XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prática da escola. Desde os seus primórdios, currículo envolvia uma associação entre o conceito de ordem e método, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administração escolar. A visão de conjunto dos componentes curriculares do ensino obrigatório parte do âmbito legal, passando pelas finalidades do sistema educacional, definidas na Lei de Diretrizes e Base da Educação, 9394/96, com o objetivo de definir as unidades de tempo do currículo (ciclos) e as áreas nas quais esse currículo está organizado. 

Quanto ao exposto acima assinale a alternativa CORRETA: 

a) Currículo é o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos, sendo um programa de estudos apenas, mas considerado em sua globalidade, dentro de sua coerência didática, onde aprender a ler e escrever diz respeito ao currículo. 
b) Todo currículo é um processo de seleção, de decisões acerca do que será e do que não será legitimado pela escola que visa prever, na medida do possível, o curso da ação que se deve tomar assim o currículo torna-se um elo entre a ação educacional e a prática pedagógica. 
c) O currículo favorece certas formas de conhecimento sobre outras e mede os valores de grupos seletos de estudantes sobre outros grupos de classe ou gênero. 
d) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

1- C
2- C
3- B
4- B

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