1- (Ciscopar/2015) Sobre o processo de letramento e alfabetização na
perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, é
INCORRETO afirmar:
(A) A apropriação da linguagem escrita pressupõe
uma interação do sujeito da aprendizagem com
seu objeto.
(B) Antes do período de escolarização, as crianças
já participam de inúmeras práticas letradas.
(C) Um escritor competente deve saber selecionar o
gênero apropriado a seus objetivos e à
circunstância em que realizará seu discurso.
(D) A escola deve atribuir uma significação para a
escrita da criança.
(E) A alfabetização das crianças deve ser realizada
por meio de memorização de sílabas e palavras.
2- (Ciscopar/2015) Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo
em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado
possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é
INCORRETO afirmar:
(A) A avaliação da aprendizagem não possui uma
finalidade em si; ela subsidia decisões a
respeito da aprendizagem dos alunos para
garantir a qualidade do resultado.
(B) Notas e conceitos expressam exatamente
quanto o aluno aprendeu.
(C) Provas, trabalhos, maquetes e seminários são
instrumentos utilizados para aferir a
aprendizagem dos alunos.
(D) A avaliação é um julgamento de valor sobre
manifestações relevantes da realidade, tendo
em vista uma tomada de decisão.
(E) A avaliação da aprendizagem adquire sentido
quando se articula com o projeto político
pedagógico e com o plano de aula.
3- (UNIRIO/2016)
Se um jovem sai de uma escola obrigatória, persuadido
de que as moças, os negros ou os muçulmanos são
categorias inferiores, pouco importa que saiba gramá-
tica, álgebra ou uma língua estrangeira. A escola terá
falhado drasticamente.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 147.
A charge de Alexandre Beck e o texto de Philippe Perrenoud
apontam, respectivamente, os seguintes desafios
atuais do currículo:
(A) a avaliação formativa e a educação para a cidadania
(B) a avaliação formativa e a pedagogia de projetos
(C) a pedagogia de projetos e o ensino de competências
(D) a pedagogia de projetos e o respeito às diferenças
(E) a educação para a cidadania e o respeito às diferenças
4- (UNIRIO/2016) As teorias críticas de currículo, ao deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino- -aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, por exemplo, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva. Da mesma forma, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, as teorias pós-críticas de currículo efetuaram um outro importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011, p. 17.
As abordagens críticas do currículo defendem que
(A) o currículo oculto reflete as relações sociais de poder
que formam os sujeitos e revela os processos por trás
do currículo explícito.
(B) o currículo tem como cerne os elementos do processo
de ensino e aprendizagem, principalmente a didática
e a avaliação.
(C) a tolerância entre as diferentes identidades culturais
constitui o discurso para o currículo multicultural.
(D) as relações coloniais e as narrativas discursivas sobre
a identidade fundam o currículo pós-colonial.
(E) as teorias queer e as teorias feministas devem estar
presentes na escola e compor temáticas curriculares.
5- (UNIRIO/2016) O processo de construção de conhecimento ocorre quando
o agente atua no sentido de alterar suas próprias estruturas
cognitivas para acomodar os desequilíbrios e chegar,
assim, a uma nova situação de equilíbrio, que será
acrescentada às estruturas cognitivas prévias.
O trecho acima apresenta a
(A) Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.
(B) Técnica de Aula Passeio, de Freneit
(C) Teoria da Equilibração das Estruturas Cognitivas, de
Piaget
(D) Pedagogia da Avaliação e Autoavaliação, de Freneit
(E) Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky
Gabarito
1- E; 2- B; 3- E; 4-A; 5-C
Amei! Parabéns!!
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