29/07/2017

PROVA - professor licenciado em pedagogia (UFMT/2017)

Confira clicando no link abaixo prova aplicada para provimento do cargo de professor licenciado em pedagogia com docência. Veja algumas questões dela a seguir.



21- Analise a prática pedagógica abaixo da professora Sônia. Sempre que ela trabalha uma família silábica começa com essa música: 

O C estava triste pôs-se a chorar 
Saiu de sua casa e pôs-se a cantar 
O C com A faz CA 
O C com O faz CO 
O C com U faz CU O C com E faz CE 
O C com I faz CI 

De acordo com a psicogênese da língua escrita, analise as afirmativas sobre esse tipo de trabalho. 

I - As crianças são apenas induzidas a responder o que a professora solicita, não havendo espaço para reflexão sobre o que estão produzindo. 
II - As crianças são ensinadas a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. 
III - As crianças são privadas da sistematização da leitura por meio da interação com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas. 
IV - As crianças não estabelecem relação com elementos do texto escrito antes de dominarem a língua escrita. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, II e III, apenas.
(B) II e IV apenas. 
(C) I, II e IV, apenas. 
(D) I e III, apenas. 


29- O objetivo da educação não é a transmissão de verdades, informações, demonstrações, modelos. O objetivo é que [...] o aluno aprenda por si próprio a conquistar essas verdades, mesmo que tenha de realizar todos os tateios pressupostos por qualquer atividade real (MIZUKAMI, 1986). 

Visando ao alcance desse propósito, o estudo de História nas séries iniciais se volta para noções como espaço e tempo, mudanças e permanências para a interpretação e discussão dos fatos históricos. Nesse sentido, é correto afirmar: 
(A) As mudanças das atividades das pessoas e dos grupos, a partir de relações com os padrões culturais, sociais, econômicos e políticos do passado, não permitem compreender o presente, pois são coisas do passado. 
(B) Os fatos históricos devem ser apresentados pelo professor, usando aulas expositivas, para que os alunos os assimilem em uma perspectiva temporal e desvinculada do presente. 
(C) Os conhecimentos de História permitem ao professor problematizar o que está ocorrendo no seu entorno, realizando uma prática que ultrapasse a mera transmissão do conhecimento, oportunizando aos alunos ações mais dinâmicas e concretas. 
(D) Os conteúdos curriculares a serem ensinados para as crianças devem priorizar acontecimentos do passado, tais como datas e nomes de figuras ilustres, sendo, portanto, necessário memorizá-los.

34- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394/1996, estabelece a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, com a finalidade de garantir o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade. Tal diretriz coloca em pauta a questão da formação dos professores em torno da Pedagogia da Infância e da necessidade de contemplar na escola todas as dimensões humanas. 

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. 

(A) Criar espaços e tempos que articulem as diferentes dimensões-cognitiva, expressiva, lúdica, criativa, afetiva, nutricional, médica, sexual, física, psicológica, linguística e cultural. 
(B) Considerar o espaço da sala de aula como espaço privilegiado de uniformização das práticas escolares, tendo em vista, especialmente, a aquisição e a antecipação dos conhecimentos já produzidos em séries anteriores. 
(C) Promover situações que visem interações com as diversas práticas da cultura mediadas pelos outros e pela linguagem. 
(D) Planejar um espaço que estimule a inteligência e a imaginação da criança, permitindo descobertas e aguçando sua curiosidade. 

Gabarito

21- A; 29- C;34- B

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