1- (Pref. de
Maracatu/2017) Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” afirma que quando
vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos
de uma experiência:
(A) Total,
diretiva, politica, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em
que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a
serenidade.
(B) Normativa,
diretiva, política, ideológica, pedagógica, moral e ética, em que a boniteza
deve achar-se de mãos dadas com a serenidade.
(C) Moral, diretiva,
política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a
boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a serenidade.
(D) Total, direta,
moral, gnosiológica, pedagógica, estética, em que a boniteza deve achar-se de
mãos dadas com a decência e com a serenidade.
2- (Pref. de
Maracatu/2017) Freire em “Pedagogia da Autonomia”, afirma que o respeito à
autonomia e à dignidade de cada um é um:
(A) Imperativo moral
e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.
(B) Imperativo social e
não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.
(C) Imperativo ético
e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.
(D) Imperativo
normativo e não um favor que poderemos ou não conceder uns aos outros.
3-(Pref. de
Maracatu/2017) São ideias defendidas por Paulo Freire(1996), em “Pedagogia da
Autonomia”, EXCETO:
(A) Ensinar exige
curiosidade e a convicção de que a mudança é possível.
(B) Ensinar com
rigorosidade metódica para impedir a criatividade e o pensamento crítico
do educando.
(C) Ensinar não é
transferir conhecimento.
(D) Ensinar é uma
especificidade humana que exige comprometimento.
4-. (São José do
Barreiro/2017) Assinale abaixo a afirmação que não é defendida, no livro
Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire:
(A) Divinizar ou
diabolizar a tecnologia ou a ciência é uma forma positiva e menos perigosa de
pensar o processo ensino-aprendizagem.
(B) Ensinar exige
humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
(C) Gosto de ser
gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do
inacabamento (inacabado), sei que posso ir além dele.
(D) Ensinar exige
compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
Gabarito
1- A; 2- C; 3- B ; 4-
A
Nenhum comentário:
Postar um comentário