10/07/2017

SIMULADO sobre o livro "Pedagogia da autonomia" (Paulo Freire)

1- (Pref. de Maracatu/2017) Paulo Freire em “Pedagogia da Autonomia” afirma que quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência: 


(A) Total, diretiva, politica, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a serenidade. 
(B) Normativa, diretiva, política, ideológica, pedagógica, moral e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a serenidade. 
(C) Moral, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a serenidade. 
(D) Total, direta, moral, gnosiológica, pedagógica, estética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a serenidade.

2- (Pref. de Maracatu/2017) Freire em “Pedagogia da Autonomia”, afirma que o respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um: 

(A) Imperativo moral e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. 
(B) Imperativo social e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. 
(C) Imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. 
(D) Imperativo normativo e não um favor que poderemos ou não conceder uns aos outros.

3-(Pref. de Maracatu/2017) São ideias defendidas por Paulo Freire(1996), em “Pedagogia da Autonomia”, EXCETO: 

(A) Ensinar exige curiosidade e a convicção de que a mudança é possível. 
(B) Ensinar com rigorosidade metódica para impedir a criatividade e o pensamento crítico do educando. 
(C) Ensinar não é transferir conhecimento. 
(D) Ensinar é uma especificidade humana que exige comprometimento.

4-. (São José do Barreiro/2017) Assinale abaixo a afirmação que não é defendida, no livro Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire: 

(A) Divinizar ou diabolizar a tecnologia ou a ciência é uma forma positiva e menos perigosa de pensar o processo ensino-aprendizagem. 
(B) Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores. 
(C) Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento (inacabado), sei que posso ir além dele. 
(D) Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

Gabarito


1- A; 2- C; 3- B ; 4- A


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