1- (Cetrede/2017) Médico francês, HENRI WALLON, estudioso
do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles:
estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do
personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência.
Identifique a opção CORRETA, dentre as
características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.
a) Predominam atividades que visam à
exploração do próprio corpo em relação às suas sensibilidades internas e
externas.
b) O pensamento infantil caracteriza-se por
um sincretismo de caráter global, confuso e contraditório.
c) As atividades da criança concentram-se na
exploração do espaço físico pelo agarrar, segurar, manipular, apontar, sentar,
andar etc.
d) Há uma diferenciação nítida entre o eu e o
outro que dá condições estáveis para a exploração mental do mundo físico,
mediante atividades de agrupamentos, seriações, classificações etc.
e) Há um domínio de categorias cognitivas de
maior nível de abstração, nas quais a dimensão temporal toma relevo,
possibilitando melhor discriminação da autonomia e da independência.
2- (Cetrede/2017) Vários fatores influenciam o processo de
desenvolvimento e aprendizagem de uma criança, EXCETO o(a)
a) maturação biológica e solicitações do
meio.
b) interação social.
c) relacionamento sócioafetivo.
d) isolamento social.
e) união entre o afeto
e o intelecto.
3- (Cetrede/2017) O professor necessita
ficar atento aos progressos de aprendizagem, às dificuldades e aos erros nas
avaliações dos seus discentes. Um bom procedimento para corrigir os erros dos
educandos é
a) destacar, em vermelho, nas atividades
avaliativas o que está errado, de modo que fique bem evidente o que eles não
fizeram corretamente.
b) fazer comparações dos educandos entre si,
mostrando que uns vão bem enquanto outros se desenvolvem muito mal.
c) conversar com cada educando, informando
onde e por que errou, sugerindo ideias de como desenvolver a atenção em sala de
aula e a participação nas atividades de estudo individual e de grupo em sala de
aula e fora dela.
d) mostrar a resposta certa e mandar que a
escrevam repetidas vezes no caderno, para que não esqueçam e nunca mais errem.
e) expor o erro para toda a sala de aula,
enfatizando que aquele educando precisa de ajuda de todos.
4- (Cetrede/2017) Leia e reflita sobre o texto a seguir. Avaliação
precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir
a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando
relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).
Com base no texto, podemos dizer que a
prática de avaliação da aprendizagem
I. possibilita diagnosticar as dificuldades
no processo de aprendizagem.
II. propicia, independente dos instrumentos
que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem
alcançada pelos seus alunos.
III. conduz a tomada de decisões dos caminhos
necessários para a retomada das aprendizagens em curso.
IV. implica estar disponível para acolher os
educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua
trajetória escolar.
Marque a opção que indica as afirmativas
CORRETAS.
a) I – IV.
b) III – IV.
c) I – III – IV.
d) II – III.
e) I – II – III.
5- (Cetrede/2017) Notícias recentes sobre EAD.
O Decreto Nº 9.057/2017 também regulamenta a oferta de
cursos a distância para educação básica, seguindo as
determinações da LDB.
Como já é previsto, no Ensino Fundamental, a EaD será
realizada
I. em situações emergenciais para estudantes que estejam
impedidos, por motivo de saúde, de acompanhar o ensino
presencial.
II. para os estudantes que se encontram no exterior; vivem em
localidades que não possuem rede regular de atendimento
presencial.
III. aos transferidos compulsoriamente para regiões de difícil
acesso (incluídas as missões localizadas em regiões de
fronteira).
IV. a todos os estudantes matriculados nas séries finais do
Ensino Fundamental regular.
V. para os estudantes que desejam optar por disciplinas
obrigatórias do currículo escolar.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
a) III – IV – V.
b) I – IV – V.
c) II – III – IV.
d) I – II – III.
e) II – IV – V.
Gabarito
1- B; 2- D; 3- C; 4- B; 5-D
Nenhum comentário:
Postar um comentário