30/07/2017

SIMULADO - teorias da aprendizagem e avaliação

1- (Cetrede/2017) Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência.

Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.

a) Predominam atividades que visam à exploração do próprio corpo em relação às suas sensibilidades internas e externas.
b) O pensamento infantil caracteriza-se por um sincretismo de caráter global, confuso e contraditório.
c) As atividades da criança concentram-se na exploração do espaço físico pelo agarrar, segurar, manipular, apontar, sentar, andar etc.
d) Há uma diferenciação nítida entre o eu e o outro que dá condições estáveis para a exploração mental do mundo físico, mediante atividades de agrupamentos, seriações, classificações etc.
e) Há um domínio de categorias cognitivas de maior nível de abstração, nas quais a dimensão temporal toma relevo, possibilitando melhor discriminação da autonomia e da independência.

2- (Cetrede/2017) Vários fatores influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma criança, EXCETO o(a)

a) maturação biológica e solicitações do meio.
b) interação social.
c) relacionamento sócioafetivo.

d) isolamento social. 
e) união entre o afeto e o intelecto. 

3- (Cetrede/2017) O professor necessita ficar atento aos progressos de aprendizagem, às dificuldades e aos erros nas avaliações dos seus discentes. Um bom procedimento para corrigir os erros dos educandos é

a) destacar, em vermelho, nas atividades avaliativas o que está errado, de modo que fique bem evidente o que eles não fizeram corretamente.
b) fazer comparações dos educandos entre si, mostrando que uns vão bem enquanto outros se desenvolvem muito mal.
c) conversar com cada educando, informando onde e por que errou, sugerindo ideias de como desenvolver a atenção em sala de aula e a participação nas atividades de estudo individual e de grupo em sala de aula e fora dela.
d) mostrar a resposta certa e mandar que a escrevam repetidas vezes no caderno, para que não esqueçam e nunca mais errem.
e) expor o erro para toda a sala de aula, enfatizando que aquele educando precisa de ajuda de todos.

4- (Cetrede/2017) Leia e reflita sobre o texto a seguir. Avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).

Com base no texto, podemos dizer que a prática de avaliação da aprendizagem

I. possibilita diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem.
II. propicia, independente dos instrumentos que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem alcançada pelos seus alunos.
III. conduz a tomada de decisões dos caminhos necessários para a retomada das aprendizagens em curso.
IV. implica estar disponível para acolher os educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua trajetória escolar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

a) I – IV.
b) III – IV.
c) I – III – IV.
d) II – III.
e) I – II – III.

5- (Cetrede/2017) Notícias recentes sobre EAD.

O Decreto Nº 9.057/2017 também regulamenta a oferta de cursos a distância para educação básica, seguindo as determinações da LDB. Como já é previsto, no Ensino Fundamental, a EaD será realizada 

I. em situações emergenciais para estudantes que estejam impedidos, por motivo de saúde, de acompanhar o ensino presencial. 
II. para os estudantes que se encontram no exterior; vivem em localidades que não possuem rede regular de atendimento presencial. 
III. aos transferidos compulsoriamente para regiões de difícil acesso (incluídas as missões localizadas em regiões de fronteira). 
IV. a todos os estudantes matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental regular. 
V. para os estudantes que desejam optar por disciplinas obrigatórias do currículo escolar. 

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS. 

a) III – IV – V. 
b) I – IV – V. 
c) II – III – IV. 
d) I – II – III. 
e) II – IV – V.

Gabarito

1- B; 2- D; 3- C; 4- B; 5-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário