Veja abaixo texto Os múltiplos sentidos e caminhos da avaliação educacional e apontamentos em powerpoint sobre ele.
Resumo (extraído do texto original)
"Este texto discute, ainda que suscintamente, os múltiplos sentidos e caminhos da avaliação educacional e escolar
nas dimensões política, ética e teórico-metodológica. A ideia central é a de que os posicionamentos que
assumimos quando avaliamos não são neutros. Ao definirmos as finalidades, e funções da avaliação e suas
articulações com o pedagógico, bem como ao selecionarmos as técnicas e instrumentos que utilizaremos ao
avaliar e os usos que faremos dos seus resultados, expressamos uma determinada concepção de sociedade,
do papel da educação de aprendizagem e, em consequência, nossa confiança, ou não, na educabilidade do
ser humano. Na dimensão política, pode-se assumir uma postura burocrática, autocrática ou democrática.
A dimensão ética exige que a avaliação seja conduzida com o devido respeito e consideração por todos os
envolvidos e/ou afetados pelo processo avaliativo e que incorpore a pluralidade de valores, e interesses de todos
envolvidos, em especial, dos grupos tradicionalmente excluídos, condição essencial para que a educação
ofertada seja democrática e inclusiva. Na dimensão teórico-metodológica, pode-se assumir três enfoques: o
positivista quando a finalidade é selecionar, classificar indivíduos e escolas; o qualitativo ou subjetivo-interpretativo
quando a finalidade é a promoção da autoconscientização dos indivíduos e de sua qualidade de vida;
o crítico quando a finalidade é favorecer a autodeterminação, a transformação dos indivíduos e da sociedade".
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