14/07/2017

TEXTO "Os múltiplos sentidos e caminhos da avaliação educacional" (Sonia Maria Duarte Grego) e apontamentos sobre ele

Veja abaixo texto Os múltiplos sentidos e caminhos da avaliação educacional e apontamentos em powerpoint sobre ele. 



Resumo (extraído do texto original)

"Este texto discute, ainda que suscintamente, os múltiplos sentidos e caminhos da avaliação educacional e escolar nas dimensões política, ética e teórico-metodológica. A ideia central é a de que os posicionamentos que assumimos quando avaliamos não são neutros. Ao definirmos as finalidades, e funções da avaliação e suas articulações com o pedagógico, bem como ao selecionarmos as técnicas e instrumentos que utilizaremos ao avaliar e os usos que faremos dos seus resultados, expressamos uma determinada concepção de sociedade, do papel da educação de aprendizagem e, em consequência, nossa confiança, ou não, na educabilidade do ser humano. Na dimensão política, pode-se assumir uma postura burocrática, autocrática ou democrática. A dimensão ética exige que a avaliação seja conduzida com o devido respeito e consideração por todos os envolvidos e/ou afetados pelo processo avaliativo e que incorpore a pluralidade de valores, e interesses de todos envolvidos, em especial, dos grupos tradicionalmente excluídos, condição essencial para que a educação ofertada seja democrática e inclusiva. Na dimensão teórico-metodológica, pode-se assumir três enfoques: o positivista quando a finalidade é selecionar, classificar indivíduos e escolas; o qualitativo ou subjetivo-interpretativo quando a finalidade é a promoção da autoconscientização dos indivíduos e de sua qualidade de vida; o crítico quando a finalidade é favorecer a autodeterminação, a transformação dos indivíduos e da sociedade".



Nenhum comentário:

Postar um comentário