02/08/2017

SIMULADO - alfabetização

1- (IMA/2017) Assinale a alternativa INCORRETA em relação à alfabetização.

A) A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola.

B) A alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita.

C) Na alfabetização o contato da criança com a organização da escrita é adiado para quando ela já for capaz de ler as palavras isoladas.

D) O ambiente alfabetizador, não se constitui apenas com a decoração da sala que apresenta palavras, frases, versos, mas por meio da mediação do professor com seus alunos, respeitando o momento de cada um.


2- (IMA/2017) A escrita é considerada como sistema de representação da linguagem ou como código de transcrição gráfica das unidades sonoras. Acerca das concepções das crianças a respeito do sistema de escrita podemos afirmar que, EXCETO:

A) A criança realiza explorações para compreender a natureza da escrita;

B) A criança só aprende quando submetida a um ensino repetitivo.

C) As crianças ignoram que devem pedir permissão para começar a aprender.

D) As produções espontâneas são valiosos documentos que precisam ser interpretados para poder ser avaliados.


3- (IMA/2017) A professora Laura está acompanhando uma menina que entrou há poucos dias em sua sala. Após aplicar uma atividade de escrita, observou que a menina está fazendo tentativas de construir um sistema que se assemelha formalmente à escrita adulta. Sabendo-se que o professor é alguém que caminha com a criança, considerando os seus níveis para propor novas etapas, a professora Laura deve propor atividades para que sua aluna passe do nível onde ela se encontra para o nível:


A) silábico-alfabético
B) alfabético

C) silábico

D) pré-silábico



4- (IMA/2017) Em uma turma de alfabetização onde os alunos estão se apropriando do sistema de escrita, é necessário que a professora desenvolva atividades que envolvam:

I. Quantidade de letras e sílabas, ordem e posição das letras.

II. A comparação entre palavras quanto à quantidade de letras.

III. A realização de desenhos relacionados ao texto.

IV. A cópia do texto produzido.

V. A exploração de rimas e aliteração.


Estão corretas as afirmações:

A) I, II e V apenas.

B) I, II e III apenas.

C) II, III e V apenas.

D) III e IV apenas.


5- (IMA/2017) São pressupostos teóricos sobre a Psicogênese da Língua Escrita. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1ª Coluna:

1 – Hipótese Pré-Silábica

2 – Hipótese Silábica

3 – Hipótese Silábica Alfabética

4 – Hipótese Alfabética


2ª Coluna:

[  ] Representa a grafia ao som correspondente.

[  ] Usa letras quaisquer. Exemplo: DCMLZ = caneta.

[  ] A criança percebe o som e representa graficamente uma letra para cada sílaba.

[ ] A criança já conhece letras e as representa graficamente, mas ainda não tem sonorização.

[  ] Há um grande conflito cognitivo, ela representa o número de sílabas, mas, percebe que para o som é necessário acrescentar mais letras.


A alternativa CORRETA é:


A) 3 - 2 - 1 - 2 - 4
B) 4 - 1 - 2 - 1 - 3

C) 2- 1 - 4 - 2 - 3

D) 4 - 2 - 1 - 3 - 2



Gabarito

1- C; 2- B; 3- C;4- A; 5- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário