A) A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola.
B) A alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita.
C) Na alfabetização o contato da criança com a organização da escrita é adiado para quando ela já for capaz de ler as palavras isoladas.
D) O ambiente alfabetizador, não se constitui apenas com a decoração da sala que apresenta palavras, frases, versos, mas por meio da mediação do professor com seus alunos, respeitando o momento de cada um.
2- (IMA/2017) A escrita é considerada como sistema de representação da linguagem ou como código de transcrição gráfica das unidades sonoras. Acerca das concepções das crianças a respeito do sistema de escrita podemos afirmar que, EXCETO:
A) A criança realiza explorações para compreender a natureza da escrita;
B) A criança só aprende quando submetida a um ensino repetitivo.
C) As crianças ignoram que devem pedir permissão para começar a aprender.
D) As produções espontâneas são valiosos documentos que precisam ser interpretados para poder ser avaliados.
3- (IMA/2017) A professora Laura está acompanhando uma menina que entrou há poucos dias em sua sala. Após aplicar uma atividade de escrita, observou que a menina está fazendo tentativas de construir um sistema que se assemelha formalmente à escrita adulta. Sabendo-se que o professor é alguém que caminha com a criança, considerando os seus níveis para propor novas etapas, a professora Laura deve propor atividades para que sua aluna passe do nível onde ela se encontra para o nível:
A) silábico-alfabético
B) alfabético
C) silábico
D) pré-silábico
4- (IMA/2017) Em uma turma de alfabetização onde os alunos estão se apropriando do sistema de escrita, é necessário que a professora desenvolva atividades que envolvam:
I. Quantidade de letras e sílabas, ordem e posição das letras.
II. A comparação entre palavras quanto à quantidade de letras.
III. A realização de desenhos relacionados ao texto.
IV. A cópia do texto produzido.
V. A exploração de rimas e aliteração.
Estão corretas as afirmações:
A) I, II e V apenas.
B) I, II e III apenas.
C) II, III e V apenas.
D) III e IV apenas.
5- (IMA/2017) São pressupostos teóricos sobre a Psicogênese da Língua Escrita. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1ª Coluna:
1 – Hipótese Pré-Silábica
2 – Hipótese Silábica
3 – Hipótese Silábica Alfabética
4 – Hipótese Alfabética
2ª Coluna:
[ ] Representa a grafia ao som correspondente.
[ ] Usa letras quaisquer. Exemplo: DCMLZ = caneta.
[ ] A criança percebe o som e representa graficamente uma letra para cada sílaba.
[ ] A criança já conhece letras e as representa graficamente, mas ainda não tem sonorização.
[ ] Há um grande conflito cognitivo, ela representa o número de sílabas, mas, percebe que para o som é necessário acrescentar mais letras.
A alternativa CORRETA é:
A) 3 - 2 - 1 - 2 - 4
B) 4 - 1 - 2 - 1 - 3
C) 2- 1 - 4 - 2 - 3
D) 4 - 2 - 1 - 3 - 2
Gabarito
1- C; 2- B; 3- C;4- A; 5- B
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