1- (Instituto Excelência/2017) Com base na Constituição da República Federativa do
Brasil, Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de
educação, de duração decenal, com o objetivo de
articular o sistema nacional de educação em regime
de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e
estratégias de implementação para assegurar a
manutenção e desenvolvimento do ensino em seus
diversos níveis, etapas e modalidades por meio de
ações integradas dos poderes públicos das diferentes
esferas federativas que conduzam a: Analise as
afirmativas abaixo;
I- produção, promoção e difusão de bens culturais.
II- erradicação do analfabetismo;
III - universalização do atendimento escolar;
IV - melhoria da qualidade do ensino;
V - formação para o trabalho;
VI - promoção humanística, científica e tecnológica do
País.
VII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos
públicos em educação como proporção do produto interno
bruto.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a)Apenas I, III, IV, VI,VII.
b)Apenas III, IV, V, VI.
c)Apenas II,III, IV, V, VI, VII.
d)Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2017) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para Educação Básica as Diretrizes Curriculares
Nacionais Gerais para a Educação Básica está posta
pela emergência da atualização das políticas
educacionais que consubstanciem o direito de todo
brasileiro à formação humana e cidadã e à formação
profissional, na vivência e convivência em ambiente
educativo.
Identifique a alternativa CORRETA que
apresenta um dos objetivos dessas diretrizes:
a) Presidir as demais diretrizes curriculares específicas
para as etapas e modalidades, contemplando o conceito
de Educação Básica, princípios de organicidade,
sequencialidade e articulação, relação entre as etapas e
modalidades: articulação, integração e transição.
b) Promover e a ampliar o debate sobre a política
curricular que orienta a organização da Educação Básica
como sistema educacional articulado e integrado.
c) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve
subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto
político-pedagógico da escola de Educação Básica.
d)Nenhuma das alternativas.
3- (AssconPP/2016) O Plano Nacional de Educação, aprovado em 2015, apresenta 20 metas a serem atingidas pela
educação brasileira nos próximos 10 anos. Neste contexto, julgue as afirmações abaixo e complete
com C para as afirmações Corretas e I para as afirmações Incorretas.
( ). Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5
(cinco) anos de idade;
( ). Universalizar, até 2018, o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis)
a 14 (quatorze) anos;
( ). Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
A sequencia correta de cima para baixo é:
a) C – I – C;
b) C – C – I;
c) C – I – I;
d) I – I – C;
4- (Instituto Excelência/2017) Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente,
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à
educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua
pessoa, preparo para o exercício da cidadania e
qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o
Parágrafo único sobre o Art. 53.
a)Direito ao atendimento educacional especializado aos
portadores de deficiência, preferencialmente na rede
regular de ensino.
b) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do
processo pedagógico, bem como participar da definição
das propostas educacionais.
c)Direito ao ensino fundamental, obrigatório e gratuito,
inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade
própria.
d)Nenhuma das alternativas.
5- (Instituto Excelência/2017) As diferentes avaliações relativas à Educação vão desde avaliações das políticas dos sistemas de ensino às avaliações das condições de trabalho das escolas, do cotidiano escolar e das aprendizagens dos alunos. Analise as afirmativas abaixo:
I- As avaliações sistêmicas têm como finalidade traçar
séries históricas de desempenho das redes de ensino de
todo o sistema para subsidiar políticas públicas.
II- A avaliação formativa se refere às práticas para
promover a aprendizagem de todos os estudantes.
III-Avaliação diagnóstica permite guiar e otimizar
aprendizagens em andamento, no processo ensino
aprendizagem.
IV- A avaliação formativa possibilita que as próprias
crianças-alunos, em parceria com familiares, professores e
colegas, ressignifiquem suas experiências e seus
processos de apropriação e produção de conhecimento,
de forma autônoma e autoral.
V- A avaliação da aprendizagem das crianças do Ciclo da
Alfabetização deve ser de caráter sistêmico.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a)Somente I,II,IV.
b)Somente II, III, IV.
c)Somente III, IV, V.
d)Nenhuma das alternativas.
6- (Instituto Excelência/2016) De acordo coma Lei de Diretrizes e Base da
Educação Nacional; Art. 12. Os estabelecimentos
de ensino, respeitadas as normas comuns e as do
seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
Analise os incisos abaixo:
I - participar da elaboração da proposta
pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - administrar seu pessoal e seus recursos
materiais e financeiros;
III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e
horas-aula estabelecidas;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para
os alunos de menor rendimento;
V - prover meios para a recuperação dos alunos
de menor rendimento;
VI - articular-se com as famílias e a comunidade,
criando processos de integração da sociedade
com a escola.
Os incisos que fazem parte do Art.12 são:
a) I- II- IV e V.
b) I- III- IV- V e VI.
c) II- III- V e VI.
d) III- V e VI.
7-(Instituto Excelência/2016) A avaliação é uma das atividades que ocorre
dentro de um processo pedagógico. Este processo
inclui outras ações que implicam na própria
formulação dos objetivos da ação educativa, na
definição de seus conteúdos e métodos, entre
outros. A avaliação pode ser formativa ou
somativa.
Sobre avaliação formativa é
INCORRETO afirmar:
a) A avaliação formativa, tendo como foco o
processo de aprendizagem, numa perspectiva de
interação e de diálogo, coloca também no
estudante, e não apenas no professor, a
responsabilidade por seus avanços e suas
necessidades. Para tal, é necessário que o
estudante conheça os conteúdos que irá aprender
os objetivos que deverá alcançar, bem como os
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critérios que serão utilizados para verificar e
analisar seus avanços de aprendizagem.
b) A avaliação formativa é aquela em que o
professor está atento aos processos e às
aprendizagens de seus estudantes. O professor
avalia com o propósito de dar uma nota, pois
dentro de uma lógica formativa, a nota é uma
decorrência do processo e o seu fim último.
c) Avaliação formativa é criteriosa, ou seja, toma
como referenciais os objetivos e os critérios de
avaliação, mas ao mesmo tempo toma como
referência o próprio estudante. Isso significa que a
análise de seu progresso considera aspectos tais
como o esforço despendido, o contexto particular
do seu trabalho e o progresso alcançado ao longo
do tempo.
d) Avaliação formativa é aquela que orienta os
estudantes para a realização de seus trabalhos e
de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar
suas dificuldades e suas potencialidades,
redirecionando-os em seus percursos. A avaliação
formativa, assim, favorece os processos de auto
avaliação, prática ainda não incorporada de
maneira formal em nossas escolas.
8- (Instituto Excelência/2016) De acordo com a Constituição da República
Federativa do Brasil Art. 227. § 1º O Estado
promoverá programas de assistência integral à
saúde da criança, do adolescente e do jovem,
admitida a participação de entidades não
governamentais, mediante políticas específicas e
obedecendo aos seguintes preceitos: Analise as
afirmativas abaixo:
I - aplicação de percentual dos recursos públicos
destinados à saúde na assistência materno-infantil;
II - criação de programas de prevenção e
atendimento especializado para as pessoas
portadoras de deficiência física, sensorial ou
mental, bem como de integração social do
adolescente e do jovem portador de deficiência,
mediante o treinamento para o trabalho e a
convivência, e a facilitação do acesso aos bens e
serviços coletivos, com a eliminação de
obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de
discriminação.
III - garantia de acesso do trabalhador
adolescente e jovem à escola;
IV - garantia de pleno e formal conhecimento da
atribuição de ato infracional, igualdade na relação
processual e defesa técnica por profissional
habilitado, segundo dispuser a legislação tutelar
específica;
V - obediência aos princípios de brevidade,
excepcionalidade e respeito à condição peculiar
de pessoa em desenvolvimento, quando da
aplicação de qualquer medida privativa da
liberdade;
Estão CORRETOS os seguintes preceitos:
a) I-III e IV.
b) I e II.
c) IV e V.
d) II- III- IV e V.
9- (Instituto Excelência/2016) Os instrumentos usados no processo de
avaliação, sejam referenciados nos programas
gerais ou no estágio de desenvolvimento dos
estudantes reais existentes em uma sala de aula,
devem, partir de uma especificação muito clara do
que pretendem avaliar. A elaboração de um
instrumento de avaliação deverá levar em
consideração alguns aspectos importantes:
Analise as afirmativas abaixo.
I - a linguagem a ser utilizada: clara,
esclarecedora, objetiva;
II - a contextualização daquilo que se investiga:
em uma pergunta sem contexto podemos obter
inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao
que, de fato, gostaríamos de verificar;
III - o conteúdo deve ser significativo, ou seja,
deve ter significado para quem está sendo
avaliado;
IV - estar coerente com os propósitos do ensino;
V - explorar a capacidade de leitura e de escrita,
bem como o raciocínio.
VI - usar notas a fim de classificar os melhores e
os piores avaliados.
VII - ser usado no sentido somente de um
acompanhamento do desenvolvimento do
estudante.
Assinale a alternativa que apresenta as
afirmativas CORRETAS:
a) I- III- V- VI e VII.
b) II- IV- V e VI.
c) I-II-III- IV e V.
d) II- III- IV e VII.
10- (AssconPP/2016) A avaliação é uma tarefa didática e permanente que deve acompanhar o processo de ensino-aprendizagem.
Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação no trabalho do professor é:
a) aferir o quanto cada aluno aprendeu através do uso de instrumentos de medida.
b) organizar os alunos em grupos para lhes dar orientação mais adequada dentro da turma.
c) realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo.
d) cumprir uma formalidade legal, dando conceitos aos alunos ao final de cada bimestre.
Gabarito
1- C; 2- C; 3- A; 4- B; 5- A; 6- C; 7- B; 8- B; 9- C; 10- C.
Muito bom.Ajuda a aprimorar os conhecimentos a cerca da educação
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