20/08/2017

SIMULADO COM 10 QUESTÕES LDB/96, PNE, AVALIAÇÃO...

1- (Instituto Excelência/2017) Com base na Constituição da República Federativa do Brasil, Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: Analise as afirmativas abaixo; 

I- produção, promoção e difusão de bens culturais. 
II- erradicação do analfabetismo; 
III - universalização do atendimento escolar; 
IV - melhoria da qualidade do ensino; 
V - formação para o trabalho; 
VI - promoção humanística, científica e tecnológica do País. 
VII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a)Apenas I, III, IV, VI,VII. 
b)Apenas III, IV, V, VI. 
c)Apenas II,III, IV, V, VI, VII. 
d)Nenhuma das alternativas. 

2- (Instituto Excelência/2017) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo. 

Identifique a alternativa CORRETA que apresenta um dos objetivos dessas diretrizes: 

a) Presidir as demais diretrizes curriculares específicas para as etapas e modalidades, contemplando o conceito de Educação Básica, princípios de organicidade, sequencialidade e articulação, relação entre as etapas e modalidades: articulação, integração e transição. 
b) Promover e a ampliar o debate sobre a política curricular que orienta a organização da Educação Básica como sistema educacional articulado e integrado. 
c) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. 
d)Nenhuma das alternativas. 

3- (AssconPP/2016) O Plano Nacional de Educação, aprovado em 2015, apresenta 20 metas a serem atingidas pela educação brasileira nos próximos 10 anos. Neste contexto, julgue as afirmações abaixo e complete com C para as afirmações Corretas e I para as afirmações Incorretas. 

( ). Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade; 
( ). Universalizar, até 2018, o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos; 
( ). Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. 

A sequencia correta de cima para baixo é: 

a) C – I – C; 
b) C – C – I; 
c) C – I – I; 
d) I – I – C; 

4- (Instituto Excelência/2017) Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes: 

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o Parágrafo único sobre o Art. 53. 

a)Direito ao atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. 
b) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. 
c)Direito ao ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 
d)Nenhuma das alternativas.





5- (Instituto Excelência/2017) As diferentes avaliações relativas à Educação vão desde avaliações das políticas dos sistemas de ensino às avaliações das condições de trabalho das escolas, do cotidiano escolar e das aprendizagens dos alunos. Analise as afirmativas abaixo: 

I- As avaliações sistêmicas têm como finalidade traçar séries históricas de desempenho das redes de ensino de todo o sistema para subsidiar políticas públicas. 
II- A avaliação formativa se refere às práticas para promover a aprendizagem de todos os estudantes. 
III-Avaliação diagnóstica permite guiar e otimizar aprendizagens em andamento, no processo ensino aprendizagem. 
IV- A avaliação formativa possibilita que as próprias crianças-alunos, em parceria com familiares, professores e colegas, ressignifiquem suas experiências e seus processos de apropriação e produção de conhecimento, de forma autônoma e autoral. 
V- A avaliação da aprendizagem das crianças do Ciclo da Alfabetização deve ser de caráter sistêmico. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a)Somente I,II,IV. 
b)Somente II, III, IV. 
c)Somente III, IV, V. 
d)Nenhuma das alternativas.

6- (Instituto Excelência/2016) De acordo coma Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: Analise os incisos abaixo: 

I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; 
II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; 
III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; 
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; 
V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; 
VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

Os incisos que fazem parte do Art.12 são: 

a) I- II- IV e V. 
b) I- III- IV- V e VI. 
c) II- III- V e VI. 
d) III- V e VI.

7-(Instituto Excelência/2016)  A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação pode ser formativa ou somativa. 

Sobre avaliação formativa é INCORRETO afirmar: 

a) A avaliação formativa, tendo como foco o processo de aprendizagem, numa perspectiva de interação e de diálogo, coloca também no estudante, e não apenas no professor, a responsabilidade por seus avanços e suas necessidades. Para tal, é necessário que o estudante conheça os conteúdos que irá aprender os objetivos que deverá alcançar, bem como os 4 critérios que serão utilizados para verificar e analisar seus avanços de aprendizagem. 
b) A avaliação formativa é aquela em que o professor está atento aos processos e às aprendizagens de seus estudantes. O professor avalia com o propósito de dar uma nota, pois dentro de uma lógica formativa, a nota é uma decorrência do processo e o seu fim último. 
c) Avaliação formativa é criteriosa, ou seja, toma como referenciais os objetivos e os critérios de avaliação, mas ao mesmo tempo toma como referência o próprio estudante. Isso significa que a análise de seu progresso considera aspectos tais como o esforço despendido, o contexto particular do seu trabalho e o progresso alcançado ao longo do tempo. 
d) Avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos. A avaliação formativa, assim, favorece os processos de auto avaliação, prática ainda não incorporada de maneira formal em nossas escolas.

8- (Instituto Excelência/2016) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil Art. 227. § 1º O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas e obedecendo aos seguintes preceitos: Analise as afirmativas abaixo: 

I - aplicação de percentual dos recursos públicos destinados à saúde na assistência materno-infantil; 
II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação. 
III - garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem à escola; 
IV - garantia de pleno e formal conhecimento da atribuição de ato infracional, igualdade na relação processual e defesa técnica por profissional habilitado, segundo dispuser a legislação tutelar específica; 
V - obediência aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicação de qualquer medida privativa da liberdade; 

Estão CORRETOS os seguintes preceitos: 

a) I-III e IV. 
b) I e II. 
c) IV e V. 
d) II- III- IV e V.

9- (Instituto Excelência/2016) Os instrumentos usados no processo de avaliação, sejam referenciados nos programas gerais ou no estágio de desenvolvimento dos estudantes reais existentes em uma sala de aula, devem, partir de uma especificação muito clara do que pretendem avaliar. A elaboração de um instrumento de avaliação deverá levar em consideração alguns aspectos importantes: Analise as afirmativas abaixo. 

I - a linguagem a ser utilizada: clara, esclarecedora, objetiva; 
II - a contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto podemos obter inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar; 
III - o conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado para quem está sendo avaliado; 
IV - estar coerente com os propósitos do ensino; 
V - explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio. VI - usar notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados. 
VII - ser usado no sentido somente de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante. 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS: 

a) I- III- V- VI e VII. 
b) II- IV- V e VI. 
c) I-II-III- IV e V. 
d) II- III- IV e VII.  

10- (AssconPP/2016) A avaliação é uma tarefa didática e permanente que deve acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, uma das funções pedagógicas da avaliação no trabalho do professor é: 

a) aferir o quanto cada aluno aprendeu através do uso de instrumentos de medida. 
b) organizar os alunos em grupos para lhes dar orientação mais adequada dentro da turma. 
c) realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo. 
d) cumprir uma formalidade legal, dando conceitos aos alunos ao final de cada bimestre. 

Gabarito 

1- C; 2- C; 3- A; 4- B; 5- A; 6- C; 7- B; 8- B; 9- C; 10- C.

Um comentário: