27/08/2017

SIMULADO com 14 questões sobre Piaget e PNE/14

Jean Piaget
1- (AOCP/2016) Piaget postula que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas - sensoriais e neurológicas - que permanecem constantes ao longo da sua vida. São essas estruturas biológicas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais. Os fatores que compõem essa estrutura são chamados de 

(A) fatores invariantes. 
(B) fatores variantes. 
(C) processo de assimilação. 
(D) processo de acomodação. 
(E) processo de equilibração.

2- (FAUEL/2016) A criança se desenvolve na relação com o meio, pela construção e permanente reconstrução de hipóteses para explicar o mundo que a cerca. O desenvolvimento cognitivo da criança é fruto da sua interação com o mundo físico e social. Essa visão teórica corresponde aos pensamentos de: 

(A) Henri Wallon. 
(B) Jean Piaget. 
(C) Lev Vygotsky. 
(D) Maria Montessori.

3- (FAUEL/2016) De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas. Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS. Assinale a alternativa em que aparece a ordem correta dos “estágios” denominados por Piaget. 

(A) Operatório-Concreto, Pré-Operatório, SensórioMotor e Operatório-Formal. 
(B) Pré-Operatório, Operatório-Concreto, OperatórioFormal e Sensório-Motor. 
(C) Sensório-Motor, Operatório-Concreto, Pré- Operatório e Operatório-Formal. 
(D) Sensório-Motor, Pré-Operatório, OperatórioConcreto e Operatório-Formal.

4- (FAUEL/2016) 27. Segundo Jean Piaget, o elemento central do desenvolvimento infantil no período pré-operatório é o egocentrismo e ainda, a linguagem egocêntrica que, por sua vez, divide-se em três ramificações. Sobre essa divisão, assinale a alternativa CORRETA. 

(A) Monólogo Coletivo, Monólogo Crítico e Repetição. 
(B) Monólogo, Monólogo Coletivo e Monólogo Crítico. 
(C) Monólogo, Monólogo Coletivo e Repetição. 
(D) Monólogo, Monólogo Crítico e Repetição.

5- (FAUEL/2016) Todos os conceitos acerca do desenvolvimento da inteligência abaixo são de Jean Piaget, EXCETO: 

(A) Acomodação: conceito contrário ao senso comum, as estruturas mentais se modificam para dar conta da singularidade do objeto. 
(B) Adaptação: Processo interno de equilíbrio entre o indivíduo e o meio através de dois processos. 
(C) Equilibração: o sujeito entra em contato com o objeto novo e fica em conflito, acomoda-se (modifica-se para dar conta). 
(D) Interação Social: Nesse processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar.

6- (UFSB/2017) Além das fontes de financiamento já estabelecidas na Constituição da República de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei nº 9.394/1996), o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) definiu em acréscimo à manutenção e desenvolvimento do ensino os recursos oriundos 

(A) do Fundo Social do Pré-Sal e da produção de etanol. 
(B) da parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e de gás natural. 
(C) dos royalties e recursos oriundos da exploração de gás mineral e hidrocarbonetos fluidos. 
(D) dos 10% da receita corrente líquida da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

7- (UFSB/2017) Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/2014), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) Fixou meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB e determinou sua avaliação no quinto ano de vigência do plano. 
( ) Determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos duas Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio. 
( ) Determinou a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) no prazo de 3 (três) anos a partir da vigência do PNE. 
( ) Incumbiu aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais que forem necessárias para o alcance das suas metas. 

Assinale a sequência correta. 

(A) V, F, V, F 
(B) F, V, V, F 
(C) V, V, V, V 
(D) F, V, F, V 

8- (UFSB/2017) A respeito das metas e estratégias relativas à educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/2014), analise as afirmativas. 

I - Elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos. 
II - Promover a formação inicial e continuada dos profissionais técnico-administrativos da educação superior. 
III - Extinguir progressivamente as matrículas custeadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e ampliar a oferta de vagas por meio da rede de universidades federais, da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 
IV - Substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a finalidade de apurar o valor agregado dos cursos de graduação. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, II e IV, apenas. 
(B) I, II e III, apenas. 
(C) II e IV, apenas. 
(D) I e III, apenas. 

9- (UFSB/2017) QUESTÃO 102 Sobre as estratégias, definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que visam assegurar que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam, assinale a afirmativa INCORRETA. 

(A) Ampliar programa permanente de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, a fim de aprimorar a formação de profissionais para atuar no magistério da educação básica. 
(B) Promover, exclusivamente, a formação continuada em nível de pós-graduação Lato Sensu dos Técnicos administrativos e Técnicos em Assuntos Educacionais nas instituições de ensino superior, tendo em vista que os mesmos não desenvolvem ações de pesquisa. 
(C) Implementar programas específicos para formação de profissionais da educação para as escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas e para a educação especial. 
(D) Implementar cursos e programas especiais para assegurar formação específica na educação superior, nas respectivas áreas de atuação, aos docentes com formação de nível médio na modalidade normal, não licenciados ou licenciados em área diversa da de atuação docente, em efetivo exercício.    


10- (CESPE/2017) Julgue certo (C) ou errado (E) 

As metas do Plano Nacional de Educação incluem a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental. 

11- (CESPE/2017) Julgue certo (C) ou errado (E) 

O Plano Nacional de Educação prevê para a educação básica o atendimento a 88% da população na idade correta e a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50%.

Texto para responder às questões 12, 13 e 14. (Julgue certo (C) ou errado (E).

12- (Quadrix/2017) O documento que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) contém metas que são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência, as desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua população, a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais, e o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir. 

13- (Quadrix/2017) Entre as metas estruturantes que garantem o direito à Educação Básica com qualidade, encontra-se o estímulo, em todas as etapas e modalidades, da melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 5,0 nos anos finais do Ensino Fundamental; e 4,0 no Ensino Médio. 

14- (Quadrix/2017) Quanto à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais, o PNE estabelece a meta de duplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, assegurando a qualidade da oferta e 100% (cem porcento) da expansão no segmento público. 


GABARITO 

1- A; 2- B; 3- D; 4- C; 5- A; 6- B; 7- D; 8- A; 9- B; 10- C; 11- E; 12- B; 13- E; 14- E

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