1- (IFRS/2016) Saviani (1999), em seu livro “Escola e
democracia”, estabelece que as teorias
educacionais podem ser classificadas em dois
grupos, segundo o modo com que explicam a
questão da marginalidade, tais como: teorias
não-críticas e teorias crítico-reprodutivistas.
Desse modo, verifique as opções abaixo e
assinale a alternativa que refere às teorias NÃO
CRÍTICAS, segundo o autor supracitado:
a) A Pedagogia Tradicional; a Pedagogia Alternativa
e a Pedagogia Tecnicista.
b) A Pedagogia Tradicional; a Pedagogia Tecnicista
e a Pedagogia Dualista.
c) A Pedagogia Nova, a Pedagogia Reprodutivista e
a Pedagogia Dualista.
d) A Pedagogia Tradicional; a Pedagogia Nova e a
Pedagogia Tecnicista.
e) A Pedagogia Nova, a Pedagogia Tradicional e a
Pedagogia Não Crítica.
2- (IFRS/2016) Em tempos de discussão, na esfera pública,
sobre a relação existente ou não entre escola e
política, parece ser oportuno a(o) educador(a)
situar-se quanto ao papel político da educação.
Nas contribuições de Saviani (1999) em “Escola e
Democracia”, quando se propõe a reflexionar em
torno de onze teses sobre educação e política, é
apresentada a perspectiva deste pesquisador
sobre a importância política da educação.
Assinale a alternativa que corresponde ao
pensamento do autor expresso na obra indicada
acima:
a) A importância política da educação reside na sua
função de socialização do conhecimento.
b) A importância política da educação reside na sua
função de socialização de civilidades.
c) A importância política da educação reside na sua
função de transformação da realidade.
d) A importância política da educação reside na sua
função de reprodução do conhecimento. e) A importância política da educação reside na sua
função de inovação do conhecimento
3- (IFRS/2016) Segundo Veiga (2010), o projeto político pedagógico
vai além de um simples agrupamento
de planos de ensino e de atividades diversas. Ele
é construído e vivenciado em todos os
momentos, por todos os envolvidos com o
processo educativo da escola. Para a autora:
I. O projeto político-pedagógico está
relacionado à organização da escola como
um todo e à organização da sala de aula,
incluindo sua relação com o contexto social
imediato.
II. O político e o pedagógico têm uma
significação indissociável, constituindo um
processo permanente de reflexão e discussão
dos problemas da escola, propiciando a
vivência democrática necessária para a
participação de todos os membros da
comunidade escolar e para o exercício da
cidadania.
III. A construção do projeto político-pedagógico
deve estar fundada nos seguintes princípios:
igualdade de condições para acesso e
permanência na escola; qualidade para todos;
gestão democrática; liberdade; e valorização
do magistério.
IV. A construção do projeto político-pedagógico
requer centralização do processo de tomada
de decisões, a fim de manter a organização
do mesmo, sendo que requer, também, a
participação de todos os membros da
comunidade escolar na avaliação dos
trabalhos desenvolvidos pela escola.
V. A educação continuada dos professores deve
ser ofertada, prioritariamente, nas
universidades, sendo que precisa ser
considerada no projeto político-pedagógico
das escolas, por meio do levantamento das
necessidades de formação.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas
estão CORRETAS:
a) Apenas II, III, IV.
b) Apenas I, II, III, V.
c) Apenas II, III.
d) Apenas I, II, III.
e) I, II, III, IV, V.
4- (IFRS/2016) Com base em Luckesi (2010), analise as
afirmativas, identificando com “V” as
VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS,
assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na
sequência em que as frases estão dispostas:
( ) A avaliação da aprendizagem escolar no
Brasil, na maior parte dos casos, está a serviço
de uma pedagogia articulada a um modelo social
democrático, que pode ser identificado como um
modelo social liberal.
( ) A avaliação está ancorada nos modelos
sociais defendidos pelos sujeitos que a praticam.
O modelo conservador da sociedade produziu as
pedagogias: [1] tradicional; [2] renovada; e [3]
tecnicista, entendidas como, respectivamente: [1]
centrada no intelecto, na transmissão de
conteúdo e no professor; [2] centrada nos
sentimentos, na espontaneidade da produção do
conhecimento e no educando, considerando suas
singularidades; [3] centrada nos meios técnicos
de transmissão e apreensão dos conteúdos,
assim como, no rendimento escolar.
( ) A prática da avaliação escolar autoritária
exige controle e enquadramento dos indivíduos
nos parâmetros do equilíbrio social hegemônico,
utilizando-se de coações e, assim, sendo um
instrumento disciplinador das condutas cognitivas
e sociais, no contexto da escola.
( ) A avaliação da aprendizagem, nas
pedagogias comprometidas com a
transformação, precisa manifestar-se como um
mecanismo de diagnóstico, tendo em vista o
avanço, o crescimento, a autonomia dos
educandos, colocando-se a favor de todos os
seres humanos, igualmente.
( ) A avaliação pode ser definida como um
julgamento de valor em relação a manifestações
relevantes da realidade, tendo em vista uma
tomada de decisão. No âmbito da prática escolar,
qualquer um dos três elementos citados pode ser
perpassado pela posição autoritária.
a) F – V – V – V – V.
b) F – F – V – V – V.
c) V – F – V – V – F.
d) V – F – F – V – V.
e) V – V – V – F – F.
5- (IFRS/2016) O Plano Nacional de Educação – PNE
(aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de
2014), possui vinte (20) metas, entre as quais a
META 9, que prevê: “A elevação da taxa de
alfabetização da população com quinze anos ou
mais para noventa e três inteiros e cinco décimos
por cento até 2015 e, até o final da vigência do
plano, erradicar o analfabetismo absoluto e
reduzir em cinquenta por cento a taxa de
analfabetismo funcional”.
As estratégias abaixo elencadas estão inclusas na
META 9 do Plano Nacional de Educação (2014-
2014), EXCETO:
a) Assegurar a oferta gratuita da educação de
jovens e adultos a todos os que não tiveram
acesso à educação básica na idade própria.
b) Criar benefício adicional no programa nacional de
transferência de renda para jovens e adultos que
frequentarem cursos de alfabetização.
c) Expandir a oferta gratuita de educação
profissional técnica por parte das entidades
privadas de serviço social e de formação
profissional vinculadas ao sistema sindical, de
forma concomitante ao ensino ofertado na rede
escolar pública, para os segmentos populacionais
considerados.
d) Executar ações de atendimento ao(à) estudante
da educação de jovens e adultos por meio de
programas suplementares de transporte,
alimentação e saúde, inclusive atendimento
oftalmológico e fornecimento gratuito de óculos,
em articulação com a área da saúde.
e) Estabelecer mecanismos e incentivos que
integrem os segmentos empregadores, públicos e
privados, e os sistemas de ensino, para promover
a compatibilização da jornada de trabalho dos
empregados e das empregadas com a oferta das
ações de alfabetização e de educação de jovens
e adultos.
6- (IFRS/2016) A meta 20 do atual Plano Nacional de Educação – PNE (aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014), prevê a ampliação do investimento do financiamento da Educação Básica no Brasil. Marque a afirmativa CORRETA, que corresponde aos percentuais previstos na referida meta 20 do PNE:
a) Sete por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do
país no quinto ano de vigência do Plano e, no
mínimo, o equivalente a dezoito por cento do PIB
ao final do decênio.
b) Sete por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do
país no quinto ano de vigência do Plano e, no
mínimo, o equivalente a dez por cento do PIB ao
final do decênio.
c) Dez por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do
país no quinto ano de vigência do Plano e, no
mínimo, o equivalente a dezoito por cento do PIB
ao final do decênio.
d) Dez por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do
país imediatamente à aprovação do Plano.
e) Cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do
país a partir do quinto ano de vigência do Plano
e, no mínimo, o equivalente a dez por cento do
PIB ao final do decênio.
7- (IFRS/2016) Ensinar exige pesquisa, postula Freire
(1997) na obra “Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à prática educativa”.
Considerando essa máxima freireana, podemos
afirmar a sua validade, tendo em vista que:
a) Não é possível exercer a docência sem o
contributo da pesquisa contemporânea em
educação, sob pena de desatualização do
docente.
b) Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa
sem ensino. Esses quefazeres se encontram um
no corpo do outro, na prática docente.
c) O pensar certo, como expressão do saber da
experiência do educador, demanda ao educador pesquisador
rigor metodológico na docência.
d) A pesquisa é fundamental ao ato educativo para
transformar a curiosidade do educando em
certezas epistemológicas para a vida.
e) O pensar certo, do ponto de vista do opressor,
implica na valorização do senso comum, no
processo de sua necessária manutenção.
8-(IFRS/2016) A categoria teórica “autonomia”, outrora
estudada por Paulo Freire, pode ser assim
compreendida, considerando as anotações de
Pacheco (2012), especificamente a partir de seu
“Dicionário de Valores”:
a) A autonomia exprime-se como produto da relação
e é liberdade de experiência e de expressão
dentro de um sistema de relações sociais.
b) A autonomia diz respeito à singularidade dos
sujeitos, independente de determinadas relações
sociais na família ou na escola.
c) Autonomia consiste no exercício do autocontrole
em relação aos impulsos decorrentes das
pulsões interiores em jogo na educação.
d) Autonomia é um processo de assunção política
de si mesmo, em permanente construção, tendo
em vista as relações sociais na escola.
e) Autonomia é um processo de liberdade
intelectual, calcado no exercício do livre pensamento
e na problematização da realidade.
9- (IFRS/2016) Freire (1980) destaca importantes saberes
necessários ao exercício da docência
comprometida com a ação democrática, com a
autonomia dos estudantes e com a
transformação da sociedade, em busca de
igualdade social.
Neste sentido, leia atentamente as frases a
seguir, completando as lacunas com as
seguintes expressões:
I. exige tomada consciente de decisões
II. exige pesquisa
III. exige apreensão da realidade
IV. exige comprometimento
V. não é transferir conhecimento
( ) Ensinar (_______________): ensinar requer
criar as possibilidades para a produção ou
construção do conhecimento, uma vez que o
professor não o deposita no aluno.
( ) Ensinar (______________):o conhecimento
da natureza do trabalho do professor se constitui
como um saber fundamental para a ação
docente, assim como a habilidade de apreender a
substantividade do objeto aprendido, em seu
contexto histórico e social.
( ) Ensinar (____________________): segundo
Freire (1980), ao ensinar, o professor continua
buscando, reprocurando. Pensar certo, do ponto
de vista do professor, implica o respeito ao senso
comum no processo de sua superação, assim
como, o respeito e estímulo à capacidade
criadora do educando.
( ) Ensinar (__________________): a presença
do professor não pode passar “despercebida dos
alunos na classe, é uma presença em si política”.
O professor, assim, não pode ser um sujeito de
omissão. A ação do professor é o seu
testemunho.
( ) Ensinar (________________): é necessário
que, na prática docente, exista a virtude da
coerência, a fim de possibilitar, aos envolvidos, a
decisão consciente de intervenção no mundo.
Essa não é uma intervenção qualquer, mas
revela uma intencionalidade, um querer fazer,
frente ao ser no mundo.
Com base em freire (1980), assinale a alternativa
que apresenta as palavras que preenchem
CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que
aparecem no texto.
a) I – IV – III – V – II.
b) V – III – II – IV – I.
c) V – II – III – I – IV.
d) II – I – IV – III – V.
e) III – V – I – II – IV.
Gabarito
1- D; 2- A; 3- D; 4- A; 5- C; 6- B; 7- B; 8- A; 9- B
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