12/08/2017

SIMULADO - diretor de escola SEESP com 9 questões

1- (IFRS/2016) Saviani (1999), em seu livro “Escola e democracia”, estabelece que as teorias educacionais podem ser classificadas em dois grupos, segundo o modo com que explicam a questão da marginalidade, tais como: teorias não-críticas e teorias crítico-reprodutivistas. Desse modo, verifique as opções abaixo e assinale a alternativa que refere às teorias NÃO CRÍTICAS, segundo o autor supracitado: 

a) A Pedagogia Tradicional; a Pedagogia Alternativa e a Pedagogia Tecnicista. 
b) A Pedagogia Tradicional; a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Dualista. 
c) A Pedagogia Nova, a Pedagogia Reprodutivista e a Pedagogia Dualista. 
d) A Pedagogia Tradicional; a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista. 
e) A Pedagogia Nova, a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Não Crítica.

2- (IFRS/2016) Em tempos de discussão, na esfera pública, sobre a relação existente ou não entre escola e política, parece ser oportuno a(o) educador(a) situar-se quanto ao papel político da educação. Nas contribuições de Saviani (1999) em “Escola e Democracia”, quando se propõe a reflexionar em torno de onze teses sobre educação e política, é apresentada a perspectiva deste pesquisador sobre a importância política da educação. Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento do autor expresso na obra indicada acima: 

a) A importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento.
b) A importância política da educação reside na sua função de socialização de civilidades. 
c) A importância política da educação reside na sua função de transformação da realidade. 
d) A importância política da educação reside na sua função de reprodução do conhecimento. e) A importância política da educação reside na sua função de inovação do conhecimento 

3-  (IFRS/2016) Segundo Veiga (2010), o projeto político pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Para a autora: 

I. O projeto político-pedagógico está relacionado à organização da escola como um todo e à organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato. 
II. O político e o pedagógico têm uma significação indissociável, constituindo um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, propiciando a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e para o exercício da cidadania. 
III. A construção do projeto político-pedagógico deve estar fundada nos seguintes princípios: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; qualidade para todos; gestão democrática; liberdade; e valorização do magistério. 
IV. A construção do projeto político-pedagógico requer centralização do processo de tomada de decisões, a fim de manter a organização do mesmo, sendo que requer, também, a participação de todos os membros da comunidade escolar na avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela escola. 
V. A educação continuada dos professores deve ser ofertada, prioritariamente, nas universidades, sendo que precisa ser considerada no projeto político-pedagógico das escolas, por meio do levantamento das necessidades de formação. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: 

a) Apenas II, III, IV. 
b) Apenas I, II, III, V. 
c) Apenas II, III. 
d) Apenas I, II, III. 
e) I, II, III, IV, V.

4- (IFRS/2016) Com base em Luckesi (2010), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência em que as frases estão dispostas: 

( ) A avaliação da aprendizagem escolar no Brasil, na maior parte dos casos, está a serviço de uma pedagogia articulada a um modelo social democrático, que pode ser identificado como um modelo social liberal. 
( ) A avaliação está ancorada nos modelos sociais defendidos pelos sujeitos que a praticam. O modelo conservador da sociedade produziu as pedagogias: [1] tradicional; [2] renovada; e [3] tecnicista, entendidas como, respectivamente: [1] centrada no intelecto, na transmissão de conteúdo e no professor; [2] centrada nos sentimentos, na espontaneidade da produção do conhecimento e no educando, considerando suas singularidades; [3] centrada nos meios técnicos de transmissão e apreensão dos conteúdos, assim como, no rendimento escolar. 
( ) A prática da avaliação escolar autoritária exige controle e enquadramento dos indivíduos nos parâmetros do equilíbrio social hegemônico, utilizando-se de coações e, assim, sendo um instrumento disciplinador das condutas cognitivas e sociais, no contexto da escola. 
( ) A avaliação da aprendizagem, nas pedagogias comprometidas com a transformação, precisa manifestar-se como um mecanismo de diagnóstico, tendo em vista o avanço, o crescimento, a autonomia dos educandos, colocando-se a favor de todos os seres humanos, igualmente. 
( ) A avaliação pode ser definida como um julgamento de valor em relação a manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. No âmbito da prática escolar, qualquer um dos três elementos citados pode ser perpassado pela posição autoritária. 

a) F – V – V – V – V. 
b) F – F – V – V – V. 
c) V – F – V – V – F. 
d) V – F – F – V – V. 
e) V – V – V – F – F. 

5- (IFRS/2016) O Plano Nacional de Educação – PNE (aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014), possui vinte (20) metas, entre as quais a META 9, que prevê: “A elevação da taxa de alfabetização da população com quinze anos ou mais para noventa e três inteiros e cinco décimos por cento até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em cinquenta por cento a taxa de analfabetismo funcional”. As estratégias abaixo elencadas estão inclusas na META 9 do Plano Nacional de Educação (2014- 2014), EXCETO: 

a) Assegurar a oferta gratuita da educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade própria. 
b) Criar benefício adicional no programa nacional de transferência de renda para jovens e adultos que frequentarem cursos de alfabetização. 
c) Expandir a oferta gratuita de educação profissional técnica por parte das entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante ao ensino ofertado na rede escolar pública, para os segmentos populacionais considerados. 
d) Executar ações de atendimento ao(à) estudante da educação de jovens e adultos por meio de programas suplementares de transporte, alimentação e saúde, inclusive atendimento oftalmológico e fornecimento gratuito de óculos, em articulação com a área da saúde. 
e) Estabelecer mecanismos e incentivos que integrem os segmentos empregadores, públicos e privados, e os sistemas de ensino, para promover a compatibilização da jornada de trabalho dos empregados e das empregadas com a oferta das ações de alfabetização e de educação de jovens e adultos.





6- (IFRS/2016) A meta 20 do atual Plano Nacional de Educação – PNE (aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014), prevê a ampliação do investimento do financiamento da Educação Básica no Brasil. Marque a afirmativa CORRETA, que corresponde aos percentuais previstos na referida meta 20 do PNE: 

a) Sete por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência do Plano e, no mínimo, o equivalente a dezoito por cento do PIB ao final do decênio. 
b) Sete por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência do Plano e, no mínimo, o equivalente a dez por cento do PIB ao final do decênio. 
c) Dez por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência do Plano e, no mínimo, o equivalente a dezoito por cento do PIB ao final do decênio. 
d) Dez por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país imediatamente à aprovação do Plano.
e) Cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país a partir do quinto ano de vigência do Plano e, no mínimo, o equivalente a dez por cento do PIB ao final do decênio.

7- (IFRS/2016) Ensinar exige pesquisa, postula Freire (1997) na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Considerando essa máxima freireana, podemos afirmar a sua validade, tendo em vista que: 

a) Não é possível exercer a docência sem o contributo da pesquisa contemporânea em educação, sob pena de desatualização do docente. 
b) Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro, na prática docente. 
c) O pensar certo, como expressão do saber da experiência do educador, demanda ao educador pesquisador rigor metodológico na docência. 
d) A pesquisa é fundamental ao ato educativo para transformar a curiosidade do educando em certezas epistemológicas para a vida. 
e) O pensar certo, do ponto de vista do opressor, implica na valorização do senso comum, no processo de sua necessária manutenção. 

8-(IFRS/2016) A categoria teórica “autonomia”, outrora estudada por Paulo Freire, pode ser assim compreendida, considerando as anotações de Pacheco (2012), especificamente a partir de seu “Dicionário de Valores”: 

a) A autonomia exprime-se como produto da relação e é liberdade de experiência e de expressão dentro de um sistema de relações sociais. 
b) A autonomia diz respeito à singularidade dos sujeitos, independente de determinadas relações sociais na família ou na escola. 
c) Autonomia consiste no exercício do autocontrole em relação aos impulsos decorrentes das pulsões interiores em jogo na educação. 
d) Autonomia é um processo de assunção política de si mesmo, em permanente construção, tendo em vista as relações sociais na escola. 
e) Autonomia é um processo de liberdade intelectual, calcado no exercício do livre pensamento e na problematização da realidade.

9- (IFRS/2016) Freire (1980) destaca importantes saberes necessários ao exercício da docência comprometida com a ação democrática, com a autonomia dos estudantes e com a transformação da sociedade, em busca de igualdade social. Neste sentido, leia atentamente as frases a seguir, completando as lacunas com as seguintes expressões: 

I. exige tomada consciente de decisões 
II. exige pesquisa 
III. exige apreensão da realidade 
IV. exige comprometimento 
V. não é transferir conhecimento 

( ) Ensinar (_______________): ensinar requer criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento, uma vez que o professor não o deposita no aluno. 
( ) Ensinar (______________):o conhecimento da natureza do trabalho do professor se constitui como um saber fundamental para a ação docente, assim como a habilidade de apreender a substantividade do objeto aprendido, em seu contexto histórico e social. 
( ) Ensinar (____________________): segundo Freire (1980), ao ensinar, o professor continua buscando, reprocurando. Pensar certo, do ponto de vista do professor, implica o respeito ao senso comum no processo de sua superação, assim como, o respeito e estímulo à capacidade criadora do educando. 
( ) Ensinar (__________________): a presença do professor não pode passar “despercebida dos alunos na classe, é uma presença em si política”. O professor, assim, não pode ser um sujeito de omissão. A ação do professor é o seu testemunho. 
( ) Ensinar (________________): é necessário que, na prática docente, exista a virtude da coerência, a fim de possibilitar, aos envolvidos, a decisão consciente de intervenção no mundo. Essa não é uma intervenção qualquer, mas revela uma intencionalidade, um querer fazer, frente ao ser no mundo. 

Com base em freire (1980), assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto. 

a) I – IV – III – V – II. 
b) V – III – II – IV – I. 
c) V – II – III – I – IV. 
d) II – I – IV – III – V. 
e) III – V – I – II – IV.  

Gabarito

1- D; 2- A; 3- D; 4- A; 5- C; 6- B; 7- B; 8- A; 9- B

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