30/09/2017

SIMULADO com 5 questões sobre a Educação Infantil

1- (UEPB/2017) Conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Nº 9.394/96, a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Com relação ao exposto, é CORRETO afirmar: 

a) O currículo da Educação Infantil incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado. 
b) A Educação Infantil, obrigatória, gratuita na escola pública, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo. 
c) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular na Educação Infantil podem adotar o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. 
d) Será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade e pré-escolas, para as crianças de quatro e cinco anos de idade. e) Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, objetivando a promoção para o acesso ao Ensino Fundamental. 

2- (UEPB/2017) Considerando a importância do brincar na Educação Infantil, é CORRETO afirmar que 

a) a brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência. Nesse sentido, mesmo que a criança manuseie brinquedos, só após os dois anos é que ela adquire consciência e é capaz de brincar. 
b) a diferenciação de papéis se faz presente sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. No momento em que a criança fantasia, o professor deve evitar interferências para que não interrompa o seu processo de criação. 
c) a quantidade de exemplares de brinquedos ou objetos significativos colocados à disposição da criança pode facilitar a comunicação, na medida em que propicia ações paralelas, de imitação, bem como ações encadeadas de faz-de-conta. No entanto, tal procedimento pode contribuir para aumentar a incidência de conflitos em torno da posse de objetos. 
d) as características de cada criança, seja no âmbito afetivo, seja no emocional, social ou cognitivo, não necessitam de atenção especial quando se organizam situações de trabalho ou jogo em grupo ou em momentos de brincadeira que ocorrem livremente. 
e) brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.

3- (UEPB/2017) Considerando a temática “Apresença da matemática na Educação Infantil”, analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. 

( ) As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das ideias matemáticas. As festas, as histórias e, principalmente, os jogos e as brincadeiras permitem a familiarização com elementos espaciais e numéricos. Assim, os conceitos matemáticos servirão de pretexto, uma finalidade principal a ser perseguida dada a importância desses momentos para as crianças. 
( ) As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. 
( ) As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. 
( ) Na Educação Infantil, quando as crianças são, ainda, muito pequenas, a aprendizagem matemática dispensa a intencionalidade e o planejamento. Cabe ao professor observar, na espontaneidade das crianças, a potencialidade e a adequação de uma dada situação para a aprendizagem. 

Assinale a associação CORRETA: 

a) F, V, F, F.  
b) V, V, F, F. 
c) F, V, F, V. 
d) V, F, V, F.
e) F, V, V, F. 





4- (UEPB/2017) Analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa, em relação à importância do brincar na Educação Infantil. 

( ) Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. 
( ) No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços representam a realidade concreta da criança. Ao brincar, as crianças recriam e repensam os acontecimentos do seu dia a dia e ainda não possuem a capacidade de distinguir o que é brincadeira e o que é realidade. 
( ) O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. 
( ) A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. 

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

a) F, V, V, F. 
b) V, V, F, V. 
c) V, F, V, V. 
d) F, F, V, V. 
e) F, V, F, V

5- (UEPB/2017) Considerando a linguagem oral e escrita na Educação Infantil, marque a assertiva que completa o sentido do texto: A construção da linguagem oral não é linear e ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc. Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as crianças vão tentando descobrir as regularidades que a constituem, usando todos os recursos de que dispõem. Já para aprender a escrever, a criança terá de lidar com dois processos de aprendizagem paralelos: o da natureza do sistema de escrita da língua – o que a escrita representa e como – e o das características da linguagem que se usa para escrever. A aprendizagem da linguagem escrita... 

a) permite à criança conhecer e apropriar-se do universo discursivo e dos diversos contextos nos quais a linguagem oral é produzida. 
b) acontece de forma mais ou menos idêntica em uma mesma faixa etária e depende do grau de letramento de seu ambiente social, ou seja, da importância que tem a escrita no meio em que as crianças vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e das quais podem participar. 
c) está intrinsecamente associada ao contato com textos diversos, para que as crianças possam construir sua capacidade de ler, e às práticas de escrita, para que possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente. 
d) é um ato cultural e social. Quando o professor faz uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças, independentemente da idade delas, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite às crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi etc.) e pela escrita. 
e) resulta no desenvolvimento das capacidades linguísticas das crianças e uma das tarefas da educação infantil é ampliar a fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se torne competente como falante. 

Gabarito

1- D; 2- E; 3- C; 4- C; 5- E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário