I. Os currículos de ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e
poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o
espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos
sistemas de ensino.
II. A carga horária máxima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de
duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais,
quando houver.
Pode-se afirmar que:
a) Somente a afirmação I está correta;
b) Somente a afirmação II está correta;
c) As afirmações I e II estão corretas;
d) As afirmações I e II estão incorretas.
2- (ASSCON-PP/2017) Tendo como referencia a LDB julgue as afirmações abaixo (que tratam dos critérios da
verificação do rendimento escolar) e assinale a única incorreta.
a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos
quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas
finais;
b) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os
casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus
regimentos;
c) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;
d) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
3- (ALTERNATIVE/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 32, § 1º, é
facultado aos sistemas de ensino:
a) Desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
b) Adotar no ensino fundamental o regime de
progressão continuada.
c) A utilização de suas línguas maternas e processos
próprios de aprendizagem.
d) Utilizar-se do ensino a distância.
e) Ser ministrado em tempo integral.
4- (ALTERNATIVE/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 32, § 6º, o
estudo sobre os símbolos nacionais será incluído:
a) No conteúdo da disciplina de história.
b) No conteúdo da disciplina de geografia.
c) Como parte integrante da formação básica do
cidadão
d) No conteúdo das disciplinas de história, geografia e
ensino religioso.
e) Como tema transversal nos currículos do ensino
fundamental.
Gabarito
23- A; 24- A; 31- A; 32- E.
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