28/09/2017

SIMULADO - LDB/1996

1- (ASSCON-PP/2017) Tendo por referência a LDB, julgue as afirmações abaixo: 

I. Os currículos de ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino. 
II. A carga horária máxima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Pode-se afirmar que: 

a) Somente a afirmação I está correta; 
b) Somente a afirmação II está correta; 
c) As afirmações I e II estão corretas; 
d) As afirmações I e II estão incorretas. 

2- (ASSCON-PP/2017) Tendo como referencia a LDB julgue as afirmações abaixo (que tratam dos critérios da verificação do rendimento escolar) e assinale a única incorreta. 

a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; 
b) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos; 
c) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; 
d) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

3- (ALTERNATIVE/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 32, § 1º, é facultado aos sistemas de ensino: 

a) Desdobrar o ensino fundamental em ciclos. 
b) Adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada. 
c) A utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. 
d) Utilizar-se do ensino a distância. 
e) Ser ministrado em tempo integral. 

4- (ALTERNATIVE/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 32, § 6º, o estudo sobre os símbolos nacionais será incluído: 

a) No conteúdo da disciplina de história. 
b) No conteúdo da disciplina de geografia. 
c) Como parte integrante da formação básica do cidadão 
d) No conteúdo das disciplinas de história, geografia e ensino religioso. 
e) Como tema transversal nos currículos do ensino fundamental. 

Gabarito

23- A; 24- A; 31- A; 32- E.

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