01/09/2017

SIMULADO com 6 questões sobre PAULO FREIRE

1- (IF-RS/2016) Na elaboração do planejamento institucional, assim como do planejamento diário das aulas, é necessário que os professores estejam atentos às concepções que os sustentam. Nesse sentido, numere as afirmativas a seguir, considerando: 

I. para afirmativas relacionadas à EDUCAÇÃO BANCÁRIA; 
II. para afirmativas relacionadas à EDUCAÇÃO LIBERTADORA. 

( ) O saber é entendido como doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. O educador busca minimizar a ignorância do outro por meio de posições fixas e invariáveis. 
( ) Negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim como, também, a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens. 
( ) Acredita que a opressão existe quando se constitui em um ato proibitivo do ser mais dos homens. 
( ) Os oprimidos somente se libertarão dos opressores quando se libertarem dos opressores que habitam nos próprios oprimidos. Precisam, assim, libertarem a si e aos opressores. 
( ) A ação do educador orienta-se na humanização dos educandos e do educador, por meio do pensar autêntico, e não no sentido da doação. 
( ) O papel do educador é o de disciplinar a entrada do mundo nos educandos, imitar o mundo, apresentar os conteúdos aos educandos. 
( ) O educador sabe; pensa; diz a palavra; opta e prescreve sua opção; atua; escolhe o conteúdo a ser trabalhado; identifica a autoridade do saber com a autonomia do professor. 
( ) A consciência dos educandos é entendida como compartimentada, passivamente aberta ao mundo, a qual será preenchida com a realidade. 

Assinala a alternativa que representa a sequência CORRETA dos números, na mesma ordem das frases: 

a) 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1. 
b) 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2. 
c) 1 – 2 – 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1. 
d) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2. 
e) 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.

2- (IF-RS/2016) Ensinar exige pesquisa, postula Freire (1997) na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Considerando essa máxima freireana, podemos afirmar a sua validade, tendo em vista que: 

a) Não é possível exercer a docência sem o contributo da pesquisa contemporânea em educação, sob pena de desatualização do docente. 
b) Não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro, na prática docente. 
c) O pensar certo, como expressão do saber da experiência do educador, demanda ao educador pesquisador rigor metodológico na docência. 
d) A pesquisa é fundamental ao ato educativo para transformar a curiosidade do educando em certezas epistemológicas para a vida. 
e) O pensar certo, do ponto de vista do opressor, implica na valorização do senso comum, no processo de sua necessária manutenção.

3- (IF-RS/2016) A categoria teórica “autonomia”, outrora estudada por Paulo Freire, pode ser assim compreendida, considerando as anotações de Pacheco (2012), especificamente a partir de seu “Dicionário de Valores”: 

a) A autonomia exprime-se como produto da relação e é liberdade de experiência e de expressão dentro de um sistema de relações sociais. 
b) A autonomia diz respeito à singularidade dos sujeitos, independente de determinadas relações sociais na família ou na escola. 
c) Autonomia consiste no exercício do autocontrole em relação aos impulsos decorrentes das pulsões interiores em jogo na educação. d) Autonomia é um processo de assunção política de si mesmo, em permanente construção, tendo em vista as relações sociais na escola. 
e) Autonomia é um processo de liberdade intelectual, calcado no exercício do livre pensamento e na problematização da realidade.


4- (IF-RS/2016) Freire (1980) destaca importantes saberes necessários ao exercício da docência comprometida com a ação democrática, com a autonomia dos estudantes e com a transformação da sociedade, em busca de igualdade social. Neste sentido, leia atentamente as frases a seguir, completando as lacunas com as seguintes expressões: 

I. exige tomada consciente de decisões 
II. exige pesquisa 
III. exige apreensão da realidade 
IV. exige comprometimento 
V. não é transferir conhecimento 

( ) Ensinar (_______________): ensinar requer criar as possibilidades para a produção ou construção do conhecimento, uma vez que o professor não o deposita no aluno. 
( ) Ensinar (______________):o conhecimento da natureza do trabalho do professor se constitui como um saber fundamental para a ação docente, assim como a habilidade de apreender a substantividade do objeto aprendido, em seu contexto histórico e social. 
( ) Ensinar (____________________): segundo Freire (1980), ao ensinar, o professor continua buscando, reprocurando. Pensar certo, do ponto de vista do professor, implica o respeito ao senso comum no processo de sua superação, assim como, o respeito e estímulo à capacidade criadora do educando. 
( ) Ensinar (__________________): a presença do professor não pode passar “despercebida dos alunos na classe, é uma presença em si política”. O professor, assim, não pode ser um sujeito de omissão. A ação do professor é o seu testemunho. 
( ) Ensinar (________________): é necessário que, na prática docente, exista a virtude da coerência, a fim de possibilitar, aos envolvidos, a decisão consciente de intervenção no mundo. Essa não é uma intervenção qualquer, mas revela uma intencionalidade, um querer fazer, frente ao ser no mundo. 

Com base em freire (1980), assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto. 

a) I – IV – III – V – II. 
b) V – III – II – IV – I. 
c) V – II – III – I – IV. 
d) II – I – IV – III – V. 
e) III – V – I – II – IV. 

5- (COSEAC/2016) Paulo Freire nos ensina que não se pode ser professor sem que se exponha diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância a sua maneira de ser e de pensar politicamente. Não se pode escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles percebem os professores tem importância fundamental para o desempenho dos mesmos. Portanto, uma das maiores preocupações dos professores deve ser: 

(A) criar práticas que deem mais importância aos valores do que aos conteúdos. 
(B) buscar uma interação que transforme a relação em amizade verdadeira. 
(C) procurar a coerência cada vez maior entre o que se diz e o que se faz. 
(D) dar bons exemplos de conduta e atitudes respeitosas e educativas. 
(E) planejar bem as aulas incluindo atividades que permitam a socialização.

6- (COSEAC/2016) Segundo Paulo Freire, um dos primeiros saberes que o professor deve cultivar é compreender que o mundo não é, mas está sendo. É entender que o saber da História é possibilidade e não determinação. E que o seu papel não é só o de alguém que constata o que ocorre, mas que também intervém como sujeito das ocorrências. Nesse sentido, é correto afirmar que ensinar: 

(A) faz parte das obrigações profissionais dos professores. 
(B) depende das condições materiais de trabalho. 
(C) pressupõe uma relação aberta entre professor e aluno. 
(D) varia de acordo com a faixa etária dos alunos. 
(E) exige a convicção de que a mudança é possível.

GABARITO

1- C; 2- B; 3- A; 4- B; 5- C; 6- E.

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