
A) É formativa, busca avaliar as competências
adquiridas.
B) É utilizada apenas para resultados de testes e como
índices do aprendizado individual do aluno.
C) É vista como instrumentos de controle e de
checagem da necessidade de reformulação das
técnicas empregadas.
D) É classificatória e excludente onde há somente uma
resposta correta para a pergunta feita pelo
professor.
2- (IMA/2017) Ana é professora em uma escola pública no
município onde mora há mais de dez anos. Ao
conversar com uma colega na sala dos professores
relatou que a sua prática durante todos esses anos
no ensino fundamental é baseada no reforço
positivo, onde o aluno é condicionado a tomar
determinadas atitudes frente a estímulos
apresentados. A prática da professora Ana segue:
A) As concepções do cognitivismo.
B) As concepções humanistas.
C) As concepções do behaviorismo.
D) As concepções do construtivismo.
3- (IMA/2017) A avaliação assume um novo lugar com novas
características diante do processo ensino
aprendizagem tais como, EXCETO:
A) Analisar o produto final restringindo as verificações
do rendimento escolar dos alunos através de
exercícios repetitivos para melhoria da
memorização.
B) Promover a aprendizagem significativa, capaz de
levar o aluno a tomar consciência da evolução de sua
aprendizagem.
C) Ser elaborada segundo critérios claros, visando
orientar e melhorar o processo de aprendizagem e
também de ensino, conforme a intencionalidade do
projeto educativo.
D) Ser um instrumento de reflexão sobre o processo
ensino-aprendizagem e não somente uma
constatação do mesmo.
4- (AMAUC/2017) "É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O
fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos e sons permite o
desenvolvimento de algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a
imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da
utilização e experimentação de regras e papéis sociais e dessa forma, torna-se uma atividade interna
das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser
ilusão ou mentira.‖
A qual recurso de aprendizagem refere-se o excerto acima?
A) Faz-de-conta
B) Oposição
C) Alfabetização
D) Construção de vínculos
E) Autoestima
5- (CONSULPLAN/2016) Sendo a finalidade básica da avaliação trazer subsídios para a tomada de decisão: planejar, intervir ou modificar
determinadas situações, relações ou práticas educativas, pode-se afirmar que a avaliação se define em torno de sua
função, ou seja, decide-se qual atividade avaliativa será realizada em torno do objetivo que se tem. Considerando a
função da avaliação, analise as lacunas de acordo com o tipo de avaliação adequado.
“A avaliação _______________ tem a função de fornecer informações sintetizadas que se destinam ao registro e à
publicação do que foi aprendido pelos educandos.”
“A avaliação _______________ é usada, tipicamente, para tomar decisões a respeito da promoção ou reprovação dos
alunos que não obtiveram êxito no processo de ensino-aprendizagem.”
“A avaliação _______________ tem a função de aprimorar ou redimensionar o processo de aprendizagem auxiliando
o aluno a se desenvolver.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
A) somativa / somativa / formativa C) formativa / somativa / formativa
B) somativa / formativa / somativa D) formativa / formativa / somativa
6- (CONSULPLAN/2016) “(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”
Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.
A) Cognitivista. C) Sociointeracionista.
B) Significativa. D) Comportamentalista.
7- (CONSULPLAN/2016) Existem diferentes dimensões de avaliação e todas estão envolvidas pela tomada de decisão. Considerando as
avaliações do sistema, a institucional e em sala de aula, analise as características a seguir.
I. Baseada nos conjuntos dos alunos, tratados em conjunto.
II. Possui natureza classificatória e é realizada periodicamente.
III. Possui natureza formativa e somativa.
IV. Baseada na relação professor/aluno.
V. Realizada para poucos alunos, ou seja, apenas a turma na sala de aula.
Com relação à avaliação institucional, estão corretas apenas as alternativas
A) I e III.
B) II e IV.
C) II, IV e V.
D) III, IV e V.
8- (CONSULPLAN/2016) Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou
recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo.
( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam,
sistematicamente, conforme a criança se desenvolve.
( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de
ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura.
( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento.
( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura
explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do
conhecimento.
A sequência está correta em
A) V, V, V, V, F.
B) F, V, V, F, V.
C) V, V, V, F, F.
D) V, V, V, V, V.
Gabarito
1- A; 2- C; 3- A; 4- A; 5- A; 6- A; 7- A; 8- B.
Muito bom adorei !!
ResponderExcluir