
36. Há uma tendência em se valorizar demasiadamente os
conceitos científicos, entretanto esses não ficam isolados.
Vigotsky dizia que outros conceitos também serão
importantes. Sobre o assunto, considere as proposições a
seguir.
I. As práticas educativas viabilizam ao aluno a
apropriação do saber científico, de modo a
ultrapassar seus conceitos cotidianos.
II. Os chamados conceitos cotidianos são importantes
para melhor entendimento dos conceitos científicos.
III. Os conceitos científicos são todos aqueles que
aprendemos nas interações sociais em determinados
espaços de convivência.
IV. Conceitos cotidianos existem, mas são rapidamente
descartados quando contrapostos aos conceitos
científicos, imaginativos e perceptivos.
V. Conceitos são definições para o inexplicável e,
quando passíveis de explicação, atribui-se o termo
cunhado de cientificismo.
É correto o que se afirma apenas em
(A) III e V.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) I, II e III.
(E) I e IV.
50. A professora Janete comenta com os colegas sobre os
progressos obtidos por seus alunos no que se refere à
alfabetização e letramento. O professor Paulo pede à
colega para explicar a diferença entre alfabetizar e letrar e
Janete prontamente esclarece [...]. Nesse sentido, analise
as proposições.
I. Codificação.
II. Ensino do código escrito.
III. Decodificação.
I
V. Leitura e compreensão de textos.
V. Leitura de mundo.
VI. Refletir, interpretar.
VII. Signos e seus significados.
VIII. Função social.
IX. Ensino da leitura.
X. Respeito às diferenças sociais.
Atrela-se diretamente à alfabetização apenas as assertivas
(A) III, VI e VII.
(B) I, II, VI e VIII.
(C) I, II, III, VII e IX.
(D) VI, VII e IX.
(E) IV, V, VIII, IX e X.
Gabarito
36- B; 50- C.
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