31/10/2017

PROVA - professor substituto ensino fundamental (RBO/2017)

Confira nos link abaixo prova objetiva e dissertativa (redação) elaborada pelo instituto RBO. Veja duas questões abaixo.


36. Há uma tendência em se valorizar demasiadamente os conceitos científicos, entretanto esses não ficam isolados. Vigotsky dizia que outros conceitos também serão importantes. Sobre o assunto, considere as proposições a seguir. 

I. As práticas educativas viabilizam ao aluno a apropriação do saber científico, de modo a ultrapassar seus conceitos cotidianos. 
II. Os chamados conceitos cotidianos são importantes para melhor entendimento dos conceitos científicos. 
III. Os conceitos científicos são todos aqueles que aprendemos nas interações sociais em determinados espaços de convivência. 
IV. Conceitos cotidianos existem, mas são rapidamente descartados quando contrapostos aos conceitos científicos, imaginativos e perceptivos. 
V. Conceitos são definições para o inexplicável e, quando passíveis de explicação, atribui-se o termo cunhado de cientificismo. 

É correto o que se afirma apenas em 

(A) III e V. 
(B) I e II. 
(C) II e III. 
(D) I, II e III. 
(E) I e IV. 

50. A professora Janete comenta com os colegas sobre os progressos obtidos por seus alunos no que se refere à alfabetização e letramento. O professor Paulo pede à colega para explicar a diferença entre alfabetizar e letrar e Janete prontamente esclarece [...]. Nesse sentido, analise as proposições. 

I. Codificação. 
II. Ensino do código escrito. 
III. Decodificação. I
V. Leitura e compreensão de textos. 
V. Leitura de mundo. 
VI. Refletir, interpretar. 
VII. Signos e seus significados. 
VIII. Função social. 
IX. Ensino da leitura. 
X. Respeito às diferenças sociais. 

Atrela-se diretamente à alfabetização apenas as assertivas 

(A) III, VI e VII. 
(B) I, II, VI e VIII. 
(C) I, II, III, VII e IX. 
(D) VI, VII e IX. 
(E) IV, V, VIII, IX e X.

Gabarito

36- B; 50- C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário