1- (Comperve/2017) L.S. Vygotsky deixou uma importante contribuição relativa às discussões sobre as relações
entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Considerando as ideias
de Vygotsky sobre essa temática, o professor deve
A) criar Zonas de Desenvolvimento Próximo durante a aprendizagem, o que significa a
passagem de formas colaborativas para a autonomia intelectual.
B) esperar o amadurecimento biológico e intelectual do estudante para adequar as
experiências de ensino vivenciadas por este.
C) promover a colaboração e a atividade em grupo durante todo o processo de internalização
de um conteúdo conceitual.
D) facilitar a aprendizagem apresentando os conteúdos de forma simplificada ao mediá-la e
facilitar a assimilação.
2- (Comperve/2017) A teoria do Desenvolvimento de Piaget permite caracterizar determinados estágios e
subestágios de desenvolvimento que estão, por sua vez, associados a idades aproximadas e
estão relacionados entre si, numa ordem de sucessão das aquisições mentais. Com base na
teoria do desenvolvimento de Piaget, avalie as seguintes afirmações e a relação existente
entre elas.
I – A aprendizagem de conteúdos científicos é carregada de um elevado nível de
abstração que só é possibilitada na adolescência.
Porque
II – A adolescência é o estágio do pensamento formal no qual se desenvolvem
métodos de provas sistemáticas.
A respeito dessas afirmações,
A) I e II estão incorretas.
B) I e II estão corretas, e a II justifica I.
C) I e II estão corretas, e I justifica II.
D) I é correta e II incorreta.
3- (Comperve/2017) Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil,
constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento
das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir.
Das afirmações, estão corretas
A) II e III.
B) I e IV.
C) I e III.
D) II e IV.
4- (Comperve/2017) O currículo é uma questão importante para se compreender a escola. Dessa forma, passou a ser visto como um campo profissional de estudos e de pesquisas, o que tem levado à definição de várias teorias curriculares como marcas orientadoras das concepções sobre a educação, o ensino, a sociedade e sua relação com a escola.
No quadro a seguir, há a caracterização de uma das teorias curriculares.
A Teoria do Currículo caracterizada denomina-se
A) Teoria Pós-Crítica.
B) Teoria Crítica.
C) Teoria Social.
D) Teoria Tradicional.
5- (Comperve/2017) O planejamento de unidades didáticas pelo professor é uma das atividades fundamentais que implica uma tomada de decisões. Ele exige diversos conhecimentos profissionais sobre o ensino e a aprendizagem. Nesse tipo de planejamento,
A) os conteúdos selecionados e organizados permitem definir os objetivos gerais da unidade didática.
B) a metodologia deve possibilitar a organização e a sequenciação de atividades e tarefas estruturadas, considerando as experiências e os interesses dos estudantes de forma flexível.
C) A unidade didática deve ser estruturada numa sequência de atividades independentes, segundo objetivos específicos.
D) Os procedimentos de avaliação devem ser usados de forma contínua, privilegiando a dimensão quantitativa da avaliação em relação à subjetividade que qualquer avaliação apresenta.
Gabarito
1- A; 2- B; 3- C; 4- A; 5- B.
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