15/11/2017

SIMULADO com 5 questões sobre conhecimento pedagógico

1- (Comperve/2017) L.S. Vygotsky deixou uma importante contribuição relativa às discussões sobre as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. Considerando as ideias de Vygotsky sobre essa temática, o professor deve 

A) criar Zonas de Desenvolvimento Próximo durante a aprendizagem, o que significa a passagem de formas colaborativas para a autonomia intelectual. 
B) esperar o amadurecimento biológico e intelectual do estudante para adequar as experiências de ensino vivenciadas por este. 
C) promover a colaboração e a atividade em grupo durante todo o processo de internalização de um conteúdo conceitual. 
D) facilitar a aprendizagem apresentando os conteúdos de forma simplificada ao mediá-la e facilitar a assimilação.

2- (Comperve/2017) A teoria do Desenvolvimento de Piaget permite caracterizar determinados estágios e subestágios de desenvolvimento que estão, por sua vez, associados a idades aproximadas e estão relacionados entre si, numa ordem de sucessão das aquisições mentais. Com base na teoria do desenvolvimento de Piaget, avalie as seguintes afirmações e a relação existente entre elas. 

I – A aprendizagem de conteúdos científicos é carregada de um elevado nível de abstração que só é possibilitada na adolescência. 

Porque 

II – A adolescência é o estágio do pensamento formal no qual se desenvolvem métodos de provas sistemáticas. A respeito dessas afirmações, 

A) I e II estão incorretas. 
B) I e II estão corretas, e a II justifica I. 
C) I e II estão corretas, e I justifica II. 
D) I é correta e II incorreta.

3- (Comperve/2017) Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir. 


Das afirmações, estão corretas 

A) II e III. 
B) I e IV. 
C) I e III. 
D) II e IV. 

4- (Comperve/2017) O currículo é uma questão importante para se compreender a escola. Dessa forma, passou a ser visto como um campo profissional de estudos e de pesquisas, o que tem levado à definição de várias teorias curriculares como marcas orientadoras das concepções sobre a educação, o ensino, a sociedade e sua relação com a escola.

No quadro a seguir, há a caracterização de uma das teorias curriculares.  


A Teoria do Currículo caracterizada denomina-se

A) Teoria Pós-Crítica.
B) Teoria Crítica.
C) Teoria Social.
D) Teoria Tradicional.

5- (Comperve/2017) O planejamento de unidades didáticas pelo professor é uma das atividades fundamentais que implica uma tomada de decisões. Ele exige diversos conhecimentos profissionais sobre o ensino e a aprendizagem. Nesse tipo de planejamento,

A) os conteúdos selecionados e organizados permitem definir os objetivos gerais da unidade didática.
B) a metodologia deve possibilitar a organização e a sequenciação de atividades e tarefas estruturadas, considerando as experiências e os interesses dos estudantes de forma flexível.
C) A unidade didática deve ser estruturada numa sequência de atividades independentes, segundo objetivos específicos.
D) Os procedimentos de avaliação devem ser usados de forma contínua, privilegiando a dimensão quantitativa da avaliação em relação à subjetividade que qualquer avaliação apresenta.

Gabarito

1- A; 2- B; 3- C; 4- A; 5- B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário