Confira nos links abaixo o caderno de provas e gabarito elaborada pelo Instituto Excelência para provimento do cargo de professor (Letras).

a) Os professores devem ser compreendidos como
facilitadores no processo de ensino-aprendizagem,
apresentando o conteúdo e mostrando como os alunos
devem lidar com o mesmo. Apesar de ainda serem
considerados uma espécie de ‘líder’ na sala de aula, eles
atuam mais como ‘auxiliares’ do que como detentores do
conhecimento, além de também atuarem como
conselheiros perante os pais.
b) O papel dos educadores vai além de repassar
conteúdos acumulados no decorrer da História, uma vez
que o processo de ensino-aprendizagem acontece em
"mão-dupla", ou seja, uma troca de conhecimentos através
do diálogo aberto, identificando problemas, levantando
hipóteses, analisando e sintetizando ideias, descobrindo e
estabelecendo relações, transcendendo ao aqui e agora,
vivenciando valores e crenças que promovem a vida.
Desta forma, o professor representa a figura de mediador
que está entre o mediado e a realidade que os cerca.
c) O professor (a) deve ser a principal fonte de
conhecimento na sala de aula, os líderes e educadores da
vida escolar de seus alunos. Os professores que
determinam o que os alunos fazem durante as aulas e
após a escola (dever de casa), ou seja, eles são a
autoridade máxima na classe além do fato que, muitas
vezes, também adotam o papel de pais.
d) Nenhuma das alternativas.
21) “Ler não é uma tarefa fácil, uma vez que se trata de
capacidades humanas que muitas vezes encontram-se
adormecidas, e reavivá-las requer tempo e estratégias
atrativas o suficiente para atrair o leitor”. Acerca das
estratégias de leitura e formação crítica de leitores,
assinale a alternativa CORRETA:
a) Para a formação crítica de leitores, o texto deve ser
abordado em sua incompletude, instigando aos alunos
completá-lo no ato de leitura, ou seja, o ato de ler não
pode ser uma atividade passiva. O leitor deve ser visto
como peça fundamental no processo de leitura e na
interação leitor-texto, interligado às demais atividades
propostas em outras disciplinas, não cabendo só ao
professor de Língua Portuguesa essa responsabilidade.
Essa abordagem proporciona uma-aprendizagem mais
contextualizada e voltada para o desenvolvimento do
raciocínio crítico do estudante em qualquer uma das áreas
de conhecimentos.
b) Para formação crítica dos alunos-leitores, o professor
deve ter a postura de possuidor do conhecimento,
repassando a forma correta de pensar e estudar, para isso
o professor deve sempre ter em mente que o texto a ser
trabalhado deve ser compreendido como algo afundado de
sentido, sendo abarcado como uma estrutura complexa e
que necessita que alguém o compreenda e saiba
interpretar o mesmo em caráter significativo.
c) Só se forma um leitor crítico a partir do momento que
alunos tenham um vasto vocabulário, dominando a norma
culta padrão da língua materna, conhecimentos que
somente professores devidamente capacitados e
qualificados podem trabalhar com seus alunos. Isto
significa que somente a partir dos anos finais da educação
básica que é possível trabalhar para formar leitores
críticos e reflexivos.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
20- C
21- A
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