06/12/2017

PROVA - PROFESSOR (LETRAS - Instituto Excelência/2017)

Confira nos links abaixo o caderno de provas e gabarito elaborada pelo Instituto Excelência para provimento do cargo de professor (Letras).



20) Considerando a complexidade e a importância da  formação do professor, que vai além da prática pedagógica e dos saberes docentes, assinale a alternativa INCORRETA no que tange o papel dos professores dentro do processo de ensino- 6 aprendizagem estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): 

a) Os professores devem ser compreendidos como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, apresentando o conteúdo e mostrando como os alunos devem lidar com o mesmo. Apesar de ainda serem considerados uma espécie de ‘líder’ na sala de aula, eles atuam mais como ‘auxiliares’ do que como detentores do conhecimento, além de também atuarem como conselheiros perante os pais. 
b) O papel dos educadores vai além de repassar conteúdos acumulados no decorrer da História, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem acontece em "mão-dupla", ou seja, uma troca de conhecimentos através do diálogo aberto, identificando problemas, levantando hipóteses, analisando e sintetizando ideias, descobrindo e estabelecendo relações, transcendendo ao aqui e agora, vivenciando valores e crenças que promovem a vida. Desta forma, o professor representa a figura de mediador que está entre o mediado e a realidade que os cerca. 
c) O professor (a) deve ser a principal fonte de conhecimento na sala de aula, os líderes e educadores da vida escolar de seus alunos. Os professores que determinam o que os alunos fazem durante as aulas e após a escola (dever de casa), ou seja, eles são a autoridade máxima na classe além do fato que, muitas vezes, também adotam o papel de pais. 
d) Nenhuma das alternativas. 

21) “Ler não é uma tarefa fácil, uma vez que se trata de capacidades humanas que muitas vezes encontram-se adormecidas, e reavivá-las requer tempo e estratégias atrativas o suficiente para atrair o leitor”. Acerca das estratégias de leitura e formação crítica de leitores, assinale a alternativa CORRETA: 

a) Para a formação crítica de leitores, o texto deve ser abordado em sua incompletude, instigando aos alunos completá-lo no ato de leitura, ou seja, o ato de ler não pode ser uma atividade passiva. O leitor deve ser visto como peça fundamental no processo de leitura e na interação leitor-texto, interligado às demais atividades propostas em outras disciplinas, não cabendo só ao professor de Língua Portuguesa essa responsabilidade. Essa abordagem proporciona uma-aprendizagem mais contextualizada e voltada para o desenvolvimento do raciocínio crítico do estudante em qualquer uma das áreas de conhecimentos. 
b) Para formação crítica dos alunos-leitores, o professor deve ter a postura de possuidor do conhecimento, repassando a forma correta de pensar e estudar, para isso o professor deve sempre ter em mente que o texto a ser trabalhado deve ser compreendido como algo afundado de sentido, sendo abarcado como uma estrutura complexa e que necessita que alguém o compreenda e saiba interpretar o mesmo em caráter significativo. 
c) Só se forma um leitor crítico a partir do momento que alunos tenham um vasto vocabulário, dominando a norma culta padrão da língua materna, conhecimentos que somente professores devidamente capacitados e qualificados podem trabalhar com seus alunos. Isto significa que somente a partir dos anos finais da educação básica que é possível trabalhar para formar leitores críticos e reflexivos. 
d) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

20- C
21- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário