1- (Instituto Excelência) Complete a lacuna a seguir: A inteligência
para___________ é o mecanismo de adaptação do
organismo a uma situação nova e, como tal, implica a
construção contínua de novas estruturas. Esta
adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda
adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se
desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e
estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.
a) Vygotsky.
b) Piaget.
c) Skinner.
d)Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência) Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional. Art. 32. O ensino fundamental
obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na
escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de
idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão,
mediante:
Assinale a alternativa CORRETA referente ao artigo
citado acima:
a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo
como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita
e do cálculo;
b) a compreensão do ambiente natural e social, do
sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em
que se fundamenta a sociedade;
c) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem,
tendo em vista a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e valores; o
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de
solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se
assenta a vida social.
d) Todas as alternativas estão corretas.
3- (Instituto Excelência) A educação infantil é a primeira etapa da educação
básica. Assinale a alternativa CORRETA, sobre a
finalidade da educação infantil:
a) A finalidade principal da educação infantil é fornecer
segurança para que as crianças dessa faixa etária não
fiquem nas ruas.
b) A finalidade principal da educação infantil é fornecer a
criança uma educação integral, com desenvolvimento
físico, psicológico, intelectual e social.
c) A finalidade principal da educação infantil é fornecer a
alimentação e suprir as carências familiares.
d)Todas as alternativas estão corretas.
4- (Instituto Excelência) A linguagem não depende necessariamente do
som. Há, por exemplo, a linguagem dos surdos-mudos
e a leitura dos lábios, que é também interpretação de
movimentos. Na linguagem dos povos primitivos, os
gestos têm um papel importante e são usados
juntamente com o som. Em princípio, linguagem não
depende da natureza do material que utiliza
(VIGOTSKI, 2008, p.47).
Para Vigotski a linguagem transcende o conceito do
som e a própria verbalização, nesse sentido podemos
afirmar quanto aos transtornos da linguagem são
denominados como:
a) Toda a dificuldade de linguagem só se torna perceptível
ao iniciar a fala em qualquer faixa etária.
b) Os disfasias, disfonias, distrias e dislalias e ainda os
distúrbios do ritmo como a gagueira.
c) O transtorno da linguagem preconiza diversos níveis e
fases do desenvolvimento o que dificulta o tratamento.
d) Todas as alternativas estão corretas.
5- (Big Advice/2017) De acordo com a LDB, Lei 9394/96, Seção
II, Art. 31. A educação infantil será organizada
de acordo com as seguintes regras comuns:
I - Avaliação mediante acompanhamento e
registro do desenvolvimento das crianças, com
o objetivo de promoção, mesmo para o acesso
ao ensino fundamental.
II - Carga horária mínima anual de 800
(oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de
200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
III - Atendimento à criança de, no mínimo, 4
(quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7
(sete) horas para a jornada integral.
IV - Controle de frequência pela instituição de
educação pré-escolar, exigida a frequência
mínima de 80% (oitenta por cento) do total de
horas.
V - Expedição de documentação que permita
atestar os processos de desenvolvimento e
aprendizagem da criança.
A alternativa correta é:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e V.
c) II, III, IV e V.
d) II, III e V.
e) Todas estão corretas.
6- (Big Advice/2017) De acordo com a LDB, Lei 9394/96, Seção
II, Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I - Creches, ou entidades equivalentes, para
crianças de até três anos de idade.
II – Exclusivamente em creches, para crianças
de até três anos de idade.
III - Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro)
a 5 (cinco) anos de idade.
IV - Pré-escolas, para as crianças de quatro a
seis anos de idade.
A alternativa correta é:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) Apenas a III.
Gabarito
1- B
2- D
3- B
4- B
5- D
6- A
Nenhum comentário:
Postar um comentário