16/12/2017

SIMULADO com 6 questões sobre conhecimento pedagógico e LDB

1- (Instituto Excelência) Complete a lacuna a seguir: A inteligência para___________ é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. 

a) Vygotsky. 
b) Piaget. 
c) Skinner. 
d)Nenhuma das alternativas.

2- (Instituto Excelência) Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Assinale a alternativa CORRETA referente ao artigo citado acima: 

a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; 
b) a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 
c) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 
d) Todas as alternativas estão corretas.

3- (Instituto Excelência) A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Assinale a alternativa CORRETA, sobre a finalidade da educação infantil: 

a) A finalidade principal da educação infantil é fornecer segurança para que as crianças dessa faixa etária não fiquem nas ruas. 
b) A finalidade principal da educação infantil é fornecer a criança uma educação integral, com desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. 
c) A finalidade principal da educação infantil é fornecer a alimentação e suprir as carências familiares. 
d)Todas as alternativas estão corretas. 

4- (Instituto Excelência) A linguagem não depende necessariamente do som. Há, por exemplo, a linguagem dos surdos-mudos e a leitura dos lábios, que é também interpretação de movimentos. Na linguagem dos povos primitivos, os gestos têm um papel importante e são usados juntamente com o som. Em princípio, linguagem não depende da natureza do material que utiliza (VIGOTSKI, 2008, p.47). Para Vigotski a linguagem transcende o conceito do som e a própria verbalização, nesse sentido podemos afirmar quanto aos transtornos da linguagem são denominados como: 

a) Toda a dificuldade de linguagem só se torna perceptível ao iniciar a fala em qualquer faixa etária. 
b) Os disfasias, disfonias, distrias e dislalias e ainda os distúrbios do ritmo como a gagueira. 
c) O transtorno da linguagem preconiza diversos níveis e fases do desenvolvimento o que dificulta o tratamento. 
d) Todas as alternativas estão corretas.

5- (Big Advice/2017) De acordo com a LDB, Lei 9394/96, Seção II, Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: 

I - Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. 
II - Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. 
III - Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral. 
IV - Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) do total de horas. 
V - Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. 

A alternativa correta é: 

a) I, II, III e IV. 
b) I, II e V. 
c) II, III, IV e V. d) II, III e V. e) Todas estão corretas.

6- (Big Advice/2017) De acordo com a LDB, Lei 9394/96, Seção II, Art. 30. A educação infantil será oferecida em: 

I - Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade. 
II – Exclusivamente em creches, para crianças de até três anos de idade. 
III - Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. 
IV - Pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade. 

A alternativa correta é: 

a) I e III. 
b) I e IV. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) Apenas a III.

Gabarito

1- B
2- D
3- B
4- B
5- D
6- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário