29/12/2017

SIMULADO com 5 questões sobre a LDB e PNE

1- (Instituto Excelência/2017) Segundo a LDB- Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) seção II, art.29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, nos aspectos: 

a) Pessoal, motor, lúdico e específico, complementando a ação da família e da comunidade. 
b) Físico, particular, cognitivo e sistemático, complementando a ação da família e da comunidade.
c) Físico, Psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. 
d) Nenhuma das alternativas.

2- (Instituto Excelência/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), art.31, a avaliação na educação infantil destina-se: 

a) Ao acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança. 
b) A classificar e rotular os alunos, a partir do seu comportamento. 
c) Registrar e medir grau de inteligência dos alunos. 
d) Nenhuma das alternativas

3- (Instituto Excelência/2017) Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/1996). Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: VII - oferta de: Assinale a alternativa CORRETA: 

a) ensino noturno regular, adequado às condições do educando. 
b) educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola. 
c) acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria. 
d) Nenhuma das alternativas.

4- (Instituto Excelência/2017) O Plano Nacional de Educação – Lei nº 13005/2014 de 25/06/2014. Art. 11. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. § 1o O sistema de avaliação a que se refere o caput produzirá, no máximo a cada 2 (dois) anos: Assinale a alternativa INCORRETA referente ao artigo citado acima: 

a) indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica; 
b)indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes. 
c) indicadores de avaliação de desempenho responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação. 
d) Nenhuma das alternativas. 

5- (Instituto Excelência/2017) Assinale a alternativa CORRETA sobre algumas metas do Plano Nacional de Educação - Lei nº 13005/2014 de 25/06/2014: 

a) Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE. 
b) Meta 2: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento. 
c) Meta 3: universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. 
d) Nenhuma das alternativas:

Gabarito

1- C; 2- A; 3- B; 4- C; 5- A.

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