1- (Instituto Excelência/2017) Segundo a LDB- Lei de Diretrizes e Bases
(BRASIL, 1996) seção II, art.29, a educação
infantil, primeira etapa da educação básica, tem
como finalidade o desenvolvimento integral da
criança até 6 anos de idade, nos aspectos:
a) Pessoal, motor, lúdico e específico,
complementando a ação da família e da
comunidade.
b) Físico, particular, cognitivo e sistemático,
complementando a ação da família e da
comunidade.
c) Físico, Psicológicos, intelectual e social,
complementando a ação da família e da
comunidade.
d) Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Brasileira (LDB 9394/96), art.31, a
avaliação na educação infantil destina-se:
a) Ao acompanhamento e registro do
desenvolvimento da criança.
b) A classificar e rotular os alunos, a partir do seu
comportamento.
c) Registrar e medir grau de inteligência dos
alunos.
d) Nenhuma das alternativas
3- (Instituto Excelência/2017) Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei Federal 9.394/1996). Art. 4º O dever do
Estado com educação escolar pública será efetivado
mediante a garantia de: VII - oferta de: Assinale a
alternativa CORRETA:
a) ensino noturno regular, adequado às condições do
educando.
b) educação escolar regular para jovens e adultos, com
características e modalidades adequadas às suas
necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que
forem trabalhadores as condições de acesso e
permanência na escola.
c) acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e
médio para todos os que não os concluíram na idade
própria.
d) Nenhuma das alternativas.

a) indicadores de rendimento escolar, referentes ao
desempenho dos (as) estudantes apurado em exames
nacionais de avaliação, com participação de pelo menos
80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano
escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos
dados pertinentes apurados pelo censo escolar da
educação básica;
b)indicadores de avaliação institucional, relativos a
características como o perfil do alunado e do corpo dos
(as) profissionais da educação, as relações entre
dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo
discente, a infraestrutura das escolas, os recursos
pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre
outras relevantes.
c) indicadores de avaliação de desempenho responsável
pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime
de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e
estratégias do Plano Nacional de Educação.
d) Nenhuma das alternativas.
5- (Instituto Excelência/2017) Assinale a alternativa CORRETA sobre algumas
metas do Plano Nacional de Educação - Lei nº
13005/2014 de 25/06/2014:
a) Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na
pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de
idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches
de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das
crianças de até três anos até o final da vigência deste
PNE.
b) Meta 2: universalizar, até 2016, o atendimento escolar
para toda a população de quinze a dezessete anos e
elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a
taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e
cinco por cento.
c) Meta 3: universalizar, para a população de quatro a
dezessete anos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o
acesso à educação básica e ao atendimento educacional
especializado, preferencialmente na rede regular de
ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo,
de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou
serviços especializados, públicos ou conveniados.
d) Nenhuma das alternativas:
Gabarito
1- C; 2- A; 3- B; 4- C; 5- A.
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