1- (Instituto Excelência/2017) Segundo a LDB- Lei de Diretrizes e Bases
(BRASIL, 1996) seção II, art.29, a educação
infantil, primeira etapa da educação básica, tem
como finalidade o desenvolvimento integral da
criança até 6 anos de idade, nos aspectos:
a) Pessoal, motor, lúdico e específico,
complementando a ação da família e da
comunidade.
b) Físico, particular, cognitivo e sistemático,
complementando a ação da família e da
comunidade.
c) Físico, Psicológicos, intelectual e social,
complementando a ação da família e da
comunidade.
d) Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2017) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Brasileira (LDB 9394/96), art.31, a
avaliação na educação infantil destina-se:
a) Ao acompanhamento e registro do
desenvolvimento da criança.
b) A classificar e rotular os alunos, a partir do seu
comportamento.
c) Registrar e medir grau de inteligência dos
alunos.
d) Nenhuma das alternativas
3- (Instituto Excelência/2017) Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei Federal 9.394/1996). Art. 4º O dever do
Estado com educação escolar pública será efetivado
mediante a garantia de: VII - oferta de: Assinale a
alternativa CORRETA:
a) ensino noturno regular, adequado às condições do
educando.
b) educação escolar regular para jovens e adultos, com
características e modalidades adequadas às suas
necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que
forem trabalhadores as condições de acesso e
permanência na escola.
c) acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e
médio para todos os que não os concluíram na idade
própria.
d) Nenhuma das alternativas.
4- (Instituto Excelência/2017) O Plano Nacional de Educação – Lei nº 13005/2014
de 25/06/2014. Art. 11. O Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica, coordenado pela
União, em colaboração com os Estados, o Distrito
Federal e os Municípios, constituirá fonte de
informação para a avaliação da qualidade da educação
básica e para a orientação das políticas públicas
desse nível de ensino. § 1o
O sistema de avaliação a
que se refere o caput produzirá, no máximo a cada 2
(dois) anos: Assinale a alternativa INCORRETA
referente ao artigo citado acima:
a) indicadores de rendimento escolar, referentes ao
desempenho dos (as) estudantes apurado em exames
nacionais de avaliação, com participação de pelo menos
80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano
escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos
dados pertinentes apurados pelo censo escolar da
educação básica;
b)indicadores de avaliação institucional, relativos a
características como o perfil do alunado e do corpo dos
(as) profissionais da educação, as relações entre
dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo
discente, a infraestrutura das escolas, os recursos
pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre
outras relevantes.
c) indicadores de avaliação de desempenho responsável
pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime
de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e
estratégias do Plano Nacional de Educação.
d) Nenhuma das alternativas.
5- (Instituto Excelência/2017) Assinale a alternativa CORRETA sobre algumas
metas do Plano Nacional de Educação - Lei nº
13005/2014 de 25/06/2014:
a) Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na
pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de
idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches
de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das
crianças de até três anos até o final da vigência deste
PNE.
b) Meta 2: universalizar, até 2016, o atendimento escolar
para toda a população de quinze a dezessete anos e
elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a
taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e
cinco por cento.
c) Meta 3: universalizar, para a população de quatro a
dezessete anos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o
acesso à educação básica e ao atendimento educacional
especializado, preferencialmente na rede regular de
ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo,
de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou
serviços especializados, públicos ou conveniados.
d) Nenhuma das alternativas:
Gabarito
1- C; 2- A; 3- B; 4- C; 5- A.
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