15/01/2018

PROVA - prova de professor de educação infantil (Instituto Excelência/2018)

Resolva prova aplicada no certame para professor de educação infantil, no dia 14/01/20180 pelo Instituto Excelência, e prepare-se para os próximos concursos. 



22) “O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento” (BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, Vol 1, 1998, p. 41). Sobre o perfil do professor de educação infantil, o RCNEI afirma que: 

I) O professor de educação infantil deve refletir constantemente sobre sua prática, atualizando-se sobre o trabalho de que desenvolve. 
II) A observação, o registro, o planejamento e a avaliação são instrumentos essenciais para refletir sobre a prática direta com as crianças. 
III) As ações do professor sempre devem ser planejadas, controlando todas as ações das crianças para que elas não aprendam de forma errada os conteúdos. 
IV) Cabe ao professor trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, priorizando a matemática em detrimento das brincadeiras. 

Está (ão) CORRETA (S) a(s): 

a) I, II, III e IV; 
b) I e II; 
c) II e III;
d) Nenhuma das alternativas.

19) “É o adulto, na figura do professor, portanto, que, na instituição infantil, ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças. Consequentemente é ele que organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjo dos espaços e do tempo para brincar “ (BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, Vol 1, 1998, p. 28). O brincar é algo inerente da criança, sendo a infância considerada a idade das brincadeiras. Sobre isso, considere as seguintes afirmativas: 

I) Na ação de brincar, sinais, gestos, objetos e espaços significam outra coisa daquilo que aparentam ser. 
II) No ato de brincar já há o envolvimento do raciocínio lógico e do pensamento racional, sendo a imaginação algo sem manifestação. 
III) O ato de brincar é algo que acontece somente fora da escola, portanto, não pode ter nenhuma finalidade pedagógica. 

Está (ão) CORRETA (S) a(s): 

a) I e III; 
b) I e II; 
c) I, II e III; 
d) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

22- B
19- B

Nenhum comentário:

Postar um comentário