1- (Instituto Excelência/2018) Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica:( Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos).
a) A educação em direitos humanos deve tornar a
educação em direitos humanos um elemento relevante
para a vida dos(as) alunos(as) e dos(as) trabalhadores(as)
da educação, envolvendo-os(as) em um diálogo sobre
maneiras de aplicar os direitos humanos em sua prática
cotidiana.
b) A educação em direitos humanos deve estruturar-se na
diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o
acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade
(étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual,
geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção
política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da
educação.
c) A educação em direitos humanos deve incentivar a
utilização de mecanismos que assegurem o respeito aos
direitos humanos e sua prática nos sistemas de ensino.
d)Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2018) Baseando-se no Plano Nacional de Educação em
Direitos Humanos , os meios de comunicação são
constituídos por um conjunto de instituições,
aparatos, meios, organismos e mecanismos voltados
para a produção, a difusão e a avaliação de
informações destinadas a diversos públicos. Sendo
assim algumas ações programáticas foram
elaboradas, assinale a alternativa CORRETA em
relação a educação e a mídia.
a) Fomentar nos centros de formação, escolas e
academias, a criação de centros de referência para a
produção, difusão e aplicação dos conhecimentos técnicos
e científicos que contemplem a promoção e defesa dos
direitos humanos.
b) Propor a incorporação da temática da educação em
direitos humanos nos programas e projetos de esporte,
lazer e cultura como instrumentos de inclusão social,
especialmente os esportes vinculados à identidade cultural
brasileira e incorporados aos princípios e fins da educação
nacional.
c) Propor às comissões legislativas de direitos humanos a
instituição de prêmios de mérito a pessoas e entidades
ligadas à comunicação social, que tenham se destacado
na área dos direitos humanos.
d) Nenhuma das alternativas.
3- (Instituto Excelência/2018) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Básica. Quanto à obrigatoriedade de
permanência do estudante na escola, principalmente
no Ensino Fundamental, há, na mesma Lei, exigências
que se centram nas relações entre a escola, os pais ou
responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a
escola e os sistemas de ensino tornam-se
responsáveis por: Analise as afirmativas abaixo
referente a citação acima:
I) zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela
frequência à escola;
II)articular-se com as famílias e a comunidade, criando
processos de integração da sociedade com a escola;
III) informar ao Conselho Tutelar do Município sobre a
frequência e o rendimento dos estudantes, bem como
sobre a execução de sua proposta pedagógica;
IV) notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz
competente da Comarca e ao respectivo representante
do Ministério Público a relação dos estudantes que
apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta
por cento do percentual permitido em lei;
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) Apenas I, II, III.
b) Apenas I, II, IV.
c) Apenas I, III.
d)Nenhuma das alternativas.
4- (Instituto Excelência/2018) A escola de qualidade social adota como
centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as
aprendizagens, , atendendo alguns requisitos.
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Básica).Analise as afirmativas abaixo e marque
V(verdadeiro) e F (falso) acerca desses requisitos:
( ) foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela
aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens
como instrumento de contínua progressão dos
estudantes;
( ) inter-relação entre organização do currículo, do
trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do
professor, tendo como foco a aprendizagem do
estudante;
( ) ampliação da visão política expressa por meio de
habilidades inovadoras, fundamentadas na
capacidade para aplicar técnicas e tecnologias
orientadas pela ética e pela estética;
( ) responsabilidade social, princípio educacional que
norteia o conjunto de sujeitos comprometidos com o
projeto político pedagógico;
( ) compatibilidade entre a proposta curricular e a
infraestrutura entendida como espaço formativo
dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a
sua utilização e acessibilidade;
Assinale a alternativa que corresponde a sequência
CORRETA:
a) V, F, V, V, F.
b) V, V, F, V, V.
c) V, V,F, F, V.
d)Nenhuma das alternativas.
5- (Instituto Excelência/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Art. 59. Os sistemas de ensino
assegurarão aos educandos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas-habilidades ou superdotação: Analise as afirmativas
abaixo sobre o artigo citado acima:
I) currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e
organização específicos, para atender às suas
necessidades;
II) terminalidade específica para aqueles que não
puderem atingir o nível exigido para a conclusão do
ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e
aceleração para concluir em menor tempo o programa
escolar para os superdotados;
III) professores com especialização adequada em nível
médio ou superior, para atendimento especializado,
bem como professores do ensino regular capacitados
para a integração desses educandos nas classes
comuns;
IV) profissionais graduados que tenham feito
complementação pedagógica em educação especial;
V) educação especial para o trabalho, visando a sua
efetiva integração na vida em sociedade, inclusive
condições adequadas para os que não revelarem
capacidade de inserção no trabalho competitivo,
mediante articulação com os órgãos oficiais afins,
bem como para aqueles que apresentam uma
habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou
psicomotora;
VI) acesso igualitário aos benefícios dos programas
sociais suplementares disponíveis para o respectivo
nível do ensino regular;
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) Somente I, II, IV.
b) Somente I, II, III, V, VI.
c) I,II,III,IV, V, VI.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- B; 2- C; 3- B; 4- C; 5- B.
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