15/01/2018

SIMULADO com 5 questões sobre legislação educacional




1- (Instituto Excelência/2018) Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica:( Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos). 

a) A educação em direitos humanos deve tornar a educação em direitos humanos um elemento relevante para a vida dos(as) alunos(as) e dos(as) trabalhadores(as) da educação, envolvendo-os(as) em um diálogo sobre maneiras de aplicar os direitos humanos em sua prática cotidiana. 
b) A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação. 
c) A educação em direitos humanos deve incentivar a utilização de mecanismos que assegurem o respeito aos direitos humanos e sua prática nos sistemas de ensino. 
d)Nenhuma das alternativas.

2- (Instituto Excelência/2018) Baseando-se no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos , os meios de comunicação são constituídos por um conjunto de instituições, aparatos, meios, organismos e mecanismos voltados para a produção, a difusão e a avaliação de informações destinadas a diversos públicos. Sendo assim algumas ações programáticas foram elaboradas, assinale a alternativa CORRETA em relação a educação e a mídia. 

a) Fomentar nos centros de formação, escolas e academias, a criação de centros de referência para a produção, difusão e aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos que contemplem a promoção e defesa dos direitos humanos. 
b) Propor a incorporação da temática da educação em direitos humanos nos programas e projetos de esporte, lazer e cultura como instrumentos de inclusão social, especialmente os esportes vinculados à identidade cultural brasileira e incorporados aos princípios e fins da educação nacional. 
c) Propor às comissões legislativas de direitos humanos a instituição de prêmios de mérito a pessoas e entidades ligadas à comunicação social, que tenham se destacado na área dos direitos humanos. 
d) Nenhuma das alternativas.

3- (Instituto Excelência/2018) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Quanto à obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental, há, na mesma Lei, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino tornam-se responsáveis por: Analise as afirmativas abaixo referente a citação acima: 

I) zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola; 
II)articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; 
III) informar ao Conselho Tutelar do Município sobre a frequência e o rendimento dos estudantes, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica; 
IV) notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei; 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a) Apenas I, II, III. 
b) Apenas I, II, IV. 
c) Apenas I, III. 
d)Nenhuma das alternativas.

4- (Instituto Excelência/2018) A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, , atendendo alguns requisitos. (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica).Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) e F (falso) acerca desses requisitos: 

( ) foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes; 
( ) inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco a aprendizagem do estudante; 
( ) ampliação da visão política expressa por meio de habilidades inovadoras, fundamentadas na capacidade para aplicar técnicas e tecnologias orientadas pela ética e pela estética; 
( ) responsabilidade social, princípio educacional que norteia o conjunto de sujeitos comprometidos com o projeto político pedagógico; 
( ) compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade; 

Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA: 

a) V, F, V, V, F. 
b) V, V, F, V, V. 
c) V, V,F, F, V. 
d)Nenhuma das alternativas.

5- (Instituto Excelência/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas-habilidades ou superdotação: Analise as afirmativas abaixo sobre o artigo citado acima: 

I) currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades; 
II) terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; 
III) professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns; 
IV) profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica em educação especial; 
V) educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora; 
VI) acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular; 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

a) Somente I, II, IV. 
b) Somente I, II, III, V, VI. 
c) I,II,III,IV, V, VI. 
d) Nenhuma das alternativas.  

Gabarito

1- B; 2- C; 3- B; 4- C; 5- B.

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