09/01/2018

SIMULADO - conhecimento pedagógico e ECA (IMA/2018)

1- Luckesi (2001), numa entrevista a revista nova escola, retratou: O ato de avaliar dá-se em três passos fundamentais: primeiro constatar a realidade, segundo, qualificar a realidade constatada, terceiro tomar a decisão a partir da qualificação sobre a realidade constatada, tendo por pano de fundo uma teoria pedagógica construtiva. O professor dos anos iniciais que tem como objetivo averiguar a posição do aluno face a novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e a aprendizagens anteriores que servem de base àquelas, no sentido de obviar as dificuldades futuras e, em certos casos, de resolver situações presentes, constatando a realidade de seus alunos, está realizando uma avaliação: 

A) Somativa. 
B) Diagnóstica. 
C) Classificatória. 
D) Mediadora. 

2- Uma professora dos anos iniciais de uma Escola Municipal com o objetivo de garantir a assimilação e a aprendizagem dos alunos no conteúdo de História, resolveu trabalhar os conhecimentos referentes ao Meio Ambiente: uso e cuidados com os recursos naturais, copiando no quadro o que estava no livro didático e, posteriormente, fazendo a leitura dos conceitos importantes e solicitando do aluno a resolução do estudo dirigido. A tendência pedagógica que a professora apresenta em sua prática é a: 

A) Tendência pedagógica liberal não-diretiva. 
B) Tendência pedagógica progressista libertadora. 
C) Tendência pedagógica progressista crítico-social dos conteúdos. 
D) Tendência pedagógica liberal tecnicista.

3- Nos anos 1980, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, autoras do livro Psicogênese da Língua Escrita, apresentaram resultados de suas pesquisas sobre a alfabetização, mostrando que o aluno constrói hipóteses sobre a escrita e também aprende ao reorganizar os dados que têm em sua mente. Quando o aprendiz percebe os sons das sílabas como segmentos da palavra a ser escrita, mas supõe que apenas uma letra pode representá-las graficamente, podendo ou não ter o valor sonoro convencional – por exemplo, BNDA (silábico quantitativo) ou ELFT (silábico qualitativo) são quatro letras que podem representar a palavra elefante, ele encontra-se na: 

A) Hipótese alfabética. 
B) Hipótese silábico-alfabética. 
C) Hipótese pré-silábica. 
D) Hipótese silábica. 

4- Uma professora dos anos iniciais ao fazer uma sondagem com seus alunos constatou que 80% de crianças começaram o ano no nível pré – silábico e 20% das crianças começaram no nível silábico-alfabético. As crianças que estão no nível pré-silábico apresentam a seguinte característica: 

A) Usa letras do nome para escrever tudo. 
B) Descobre que precisa de uma letra para cada sílaba. 
C) Compreende que a escrita representa os sons da fala. 
D) Atribui o valor do fonema em algumas letras.

5- De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que apresenta uma medida que poderá ser aplicada de acordo com a gravidade do caso, aos pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação. 

A) Internação em abrigo, asilos ou hospitais especializados. 
B) Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico. 
C) Encaminhamento para programa comunitário do Município. 
D) Pagamento de multa ao Estado pelo descumprimento da lei. 

6- O Estatuto da Criança e do Adolescente trata do universo mais específico vinculado ao tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes de nosso país, dentro de um espírito de maior proteção e cidadania decorrentes da própria Constituição promulgada em 1988. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 

A) O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. 
B) A criança ou adolescente deve ser mantido em sua família de origem, em regra, sendo uma exceção, a família substituta. 
C) A educação é uma obrigação conjunta do Estado e da família. 
D) A permanência da criança e do adolescente no programa de acolhimento deverá acontecer por cinco anos.  

Gabarito 

1- B; 2- D; 3- D; 4- A; 5- B; 6- D

Um comentário: