1- (Instituto Excelência/2018) A respeito dos jogos nos anos iniciais assinale a
alternativa INCORRETA.
a) O jogo é caracterizado por uma fonte de socialização,
aprendizagem e conhecimento. Fornece as crianças
componentes simbólicos e materiais, que contribuem para
a construção dos processos cognitivos, motores (controle
muscular, equilíbrio, entre outros) estéticos, éticos e
socioafetivos.
b) O jogo permite a criança tal satisfação e prazer que
nem sempre encontra em muitas outras atividades,
portanto é um rico instrumento para o professor.
c) O jogo também é visto como uma atividade espontânea,
que beneficia o desenvolvimento cerebral e ao mesmo
tempo contribui para a formação do caráter. Uma vez que
esse traz uma carga psicológica que revela a
personalidade do jogador.
d) Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2018) Cipriano Luckesi aborda sobre a avaliação
diagnóstica, sobre seus benefícios rumo a um ensino
mais democrático.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) É uma avaliação que se preocupa em superar o
autoritarismo, a estagnação disciplinadora, rumo a uma
educação transformadora.
b) Avaliação que não tem a intenção de punir, mas de
realizar uma análise qualitativa visando à tomada de
decisão, de replanejamento do ato educativo.
c) É a avaliação que tem função classificatória. O
instrumento avaliativo é estático não se preocupando em
diagnosticar, mas classificar.
d) Nenhuma das alternativas.
3- (Instituto Excelência/2018) A respeito do educar e o cuidar na educação
infantil analise as sentenças abaixo:
I) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de
consciência, estabelecendo uma visão integrada do
desenvolvimento da criança com base em concepções
que respeitem a diversidade, o momento e a realidade,
peculiares à infância.
II) Cuidar e educar implica reconhecer que o
desenvolvimento, a construção dos saberes, a
constituição do ser não ocorre em momentos e de
maneira compartimentada.
III) Cuidar e educar significa compreender que o
espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço
particular e a mediação dos adultos como forma de
proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade
com consciência e responsabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) I, II e III.
d) Nenhuma das alternativas.
4- (Instituto Excelência/2018) A respeito do desenvolvimento infantil, relacione
as colunas:
1) Desenvolvimento Físico:
2) Desenvolvimento Afetivo:
3) Desenvolvimento Social:
( ) Está relacionado às emoções, aos sentimentos,
bem como, a forma como se manifestam. Esse
desenvolvimento está presente desde os primeiros
anos de vida da criança.
( ) é a partir desse desenvolvimento que a criança é
capaz de trocar informações com outras crianças e
adultos, possibilitando o aprendizado de normas
sociais, cultura, tradições, entre outros.
( ) Está relacionado aos aspectos da motricidade da
criança, tudo que se refere ao ato de engatinhar,
andar, correr, pegar, enfim é a parte biológica do
corpo que sofrerá transformações ao longo da vida.
Assinale a alternativa que apresenta sequência
CORRETA:
a) 2-3-1
b) 1-2-3
c) 3-1-2
d) Nenhuma das alternativas
5- (Instituto Excelência/2018) A respeito do desenvolvimento da criança no
âmbito do movimento assinale verdadeiro ou falso:
( ) O movimento é uma importante dimensão do
desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se
movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez
maior controle sobre seu próprio corpo e se
apropriando cada vez mais das possibilidades de
interação com o mundo.
( ) Ao movimentar-se, as crianças expressam
sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as
possibilidades do uso significativo de gestos e
posturas corporais. O movimento humano, portanto, é
mais do que simples deslocamento do corpo no
espaço: constitui-se em uma linguagem que permite
às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem
sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas
por meio de seu teor expressivo.
( ) As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar
resultam das interações sociais e da relação dos
homens com o meio; são movimentos cujos
significados têm sido construídos em função das
diferentes necessidades, interesses e possibilidades
corporais humanas presentes nas diferentes culturas
em diversas épocas da história. Esses movimentos
incorporam-se aos comportamentos dos homens,
constituindo-se assim numa cultura corporal.
Assinale a alternativa CORRETA
a) V-V-V.
b) V-F-V.
c) F-V-V.
d) Nenhuma das alternativas.
6- Com base em Formação social da mente VYGOTSKY:
Os problemas encontrados na análise
psicológica do ensino não podem ser corretamente
resolvidos ou mesmo formulados sem nos referirmos
à relação entre o aprendizado e o desenvolvimento em
crianças em idade escolar. Todas as concepções
correntes da relação entre desenvolvimento e
aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três
grandes posições teóricas. São elas: EXCETO:
a) A primeira centra-se no pressuposto de que os
processos de desenvolvimento da criança são
independentes do aprendizado. O aprendizado é
considerado um processo puramente externo que não está
envolvido ativamente no desenvolvimento. Ele
simplesmente se utilizaria dos avanços do
desenvolvimento ao invés de fornecer um impulso para
modificar seu curso.
b) A segunda grande posição teórica é a que postula que
aprendizado é desenvolvimento. Essa identidade é a
essência de um grupo de teorias que, na sua origem, são
completamente diferentes. Uma dessas teorias se baseia
no conceito de reflexo, uma noção essencialmente velha,
que, recentemente, tem ido extensivamente revivida. O
desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos
condicionados, não importando se o que se considera é o
ler, o escrever ou a aritmética, isto é, o processo de
aprendizado está completa e inseparavelmente misturado
com o processo de desenvolvimento.
c) A terceira posição teórica a qual o desenvolvimento se
baseia em dois processos inerentemente diferentes,
embora relacionados, em que cada um influencia o outro
de um lado a maturação, que depende diretamente do
desenvolvimento do sistema nervoso; de outro o aprendizado, que é em si mesmo, também um processo
de desenvolvimento.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- D; 2- C; 3- C; 4- A; 5- A; 6- D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário