03/02/2018

SIMULADO com 6 questões sobre conhecimento pedagógico (Instituto Excelência/2018)

1- (Instituto Excelência/2018) A respeito dos jogos nos anos iniciais assinale a alternativa INCORRETA. 

a) O jogo é caracterizado por uma fonte de socialização, aprendizagem e conhecimento. Fornece as crianças componentes simbólicos e materiais, que contribuem para a construção dos processos cognitivos, motores (controle muscular, equilíbrio, entre outros) estéticos, éticos e socioafetivos. 
b) O jogo permite a criança tal satisfação e prazer que nem sempre encontra em muitas outras atividades, portanto é um rico instrumento para o professor. 
c) O jogo também é visto como uma atividade espontânea, que beneficia o desenvolvimento cerebral e ao mesmo tempo contribui para a formação do caráter. Uma vez que esse traz uma carga psicológica que revela a personalidade do jogador. 
d) Nenhuma das alternativas.

2- (Instituto Excelência/2018) Cipriano Luckesi aborda sobre a avaliação diagnóstica, sobre seus benefícios rumo a um ensino mais democrático. Assinale a alternativa INCORRETA. 

a) É uma avaliação que se preocupa em superar o autoritarismo, a estagnação disciplinadora, rumo a uma educação transformadora. 
b) Avaliação que não tem a intenção de punir, mas de realizar uma análise qualitativa visando à tomada de decisão, de replanejamento do ato educativo. 
c) É a avaliação que tem função classificatória. O instrumento avaliativo é estático não se preocupando em diagnosticar, mas classificar. 
d) Nenhuma das alternativas.

3- (Instituto Excelência/2018) A respeito do educar e o cuidar na educação infantil analise as sentenças abaixo: 

I) Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância. 
II) Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. 
III) Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. 

Assinale a alternativa CORRETA: 

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) I, II e III. 
d) Nenhuma das alternativas.

4- (Instituto Excelência/2018) A respeito do desenvolvimento infantil, relacione as colunas: 

1) Desenvolvimento Físico: 
2) Desenvolvimento Afetivo: 
3) Desenvolvimento Social: 

( ) Está relacionado às emoções, aos sentimentos, bem como, a forma como se manifestam. Esse desenvolvimento está presente desde os primeiros anos de vida da criança.
( ) é a partir desse desenvolvimento que a criança é capaz de trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições, entre outros. 
( ) Está relacionado aos aspectos da motricidade da criança, tudo que se refere ao ato de engatinhar, andar, correr, pegar, enfim é a parte biológica do corpo que sofrerá transformações ao longo da vida. 

Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA: 

a) 2-3-1 
b) 1-2-3 
c) 3-1-2 
d) Nenhuma das alternativas

5- (Instituto Excelência/2018) A respeito do desenvolvimento da criança no âmbito do movimento assinale verdadeiro ou falso: 

( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. 
( ) Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. 
( ) As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. 

Assinale a alternativa CORRETA 

a) V-V-V. 
b) V-F-V. 
c) F-V-V. 
d) Nenhuma das alternativas.

6- Com base em Formação social da mente VYGOTSKY: Os problemas encontrados na análise psicológica do ensino não podem ser corretamente resolvidos ou mesmo formulados sem nos referirmos à relação entre o aprendizado e o desenvolvimento em crianças em idade escolar. Todas as concepções correntes da relação entre desenvolvimento e aprendizado em crianças podem ser reduzidas a três grandes posições teóricas. São elas: EXCETO: 

a) A primeira centra-se no pressuposto de que os processos de desenvolvimento da criança são independentes do aprendizado. O aprendizado é considerado um processo puramente externo que não está envolvido ativamente no desenvolvimento. Ele simplesmente se utilizaria dos avanços do desenvolvimento ao invés de fornecer um impulso para modificar seu curso. 
b) A segunda grande posição teórica é a que postula que aprendizado é desenvolvimento. Essa identidade é a essência de um grupo de teorias que, na sua origem, são completamente diferentes. Uma dessas teorias se baseia no conceito de reflexo, uma noção essencialmente velha, que, recentemente, tem ido extensivamente revivida. O desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados, não importando se o que se considera é o ler, o escrever ou a aritmética, isto é, o processo de aprendizado está completa e inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento. 
c) A terceira posição teórica a qual o desenvolvimento se baseia em dois processos inerentemente diferentes, embora relacionados, em que cada um influencia o outro de um lado a maturação, que depende diretamente do desenvolvimento do sistema nervoso; de outro o aprendizado, que é em si mesmo, também um processo de desenvolvimento. 
d) Nenhuma das alternativas. 

Gabarito

1- D; 2- C; 3- C; 4- A; 5- A; 6- D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário