25/02/2018

SIMULADO com 7 questões sobre alfabetização e teoria da desenvolvimento (FIP/2018)




1- (FIP/2018) Nos anos de 1980 são divulgados, no Brasil, os resultados dos estudos realizados, pela pesquisadora argentina, Emília Ferreiro, e seus colaboradores, contendo uma nova abordagem do processo de aquisição da língua escrita pela criança. Para a autora, não é correto afirmar que a alfabetização é:

a) Um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária.
b) Um processo de aprendizagem de duas técnicas diferentes, a codificação e a decodificação da língua escrita.
c) Um processo ativo no qual a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, constrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento.
d) Um processo de construção conceitual, contínuo, iniciado muito antes da criança ir para escola.

2- (FIP/2018) Ana Paula, professora do 1º ano A, do Ensino Fundamental de uma escola pública propõe em sua prática diária com seus alunos a contação de histórias da literatura infantil no início da aula. Logo depois do momento da história, promove a discussão entre os seus alunos perguntando as crianças os nomes dos personagens que as crianças mais gostaram. Em seguida, no quadro, elabora de forma coletiva uma síntese explicando o porquê que as crianças gostaram de determinado personagem. A professora, Ana Paula, promoveu:

a) A alfabetização e o letramento.
b) Apenas a prática do letramento.
c) Somente a alfabetização.
d) A alfabetização na prática tradicional.

3- (FIP/2018) O Construtivismo avalia as etapas pelas quais as crianças passam durante o processo de alfabetização, os chamados níveis conceituais linguísticos. Observe a escrita do aluno Mário que encontra-se no processo de alfabetização:


Mário está no nível: 

a) Alfabético. 
b) Pré-silábico. 
c) Silábico. 
d) Silábico alfabético. 

4- (FIP/2018) Uma das maiores contribuições de Vygotsky para a Psicologia e a Educação consiste na forma original com que compreendeu a relação desenvolvimento/aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Observe a imagem abaixo.


A zona de desenvolvimento proximal é caracterizada quando:

a) A criança soluciona um problema sozinha sem ajuda do professor ou colegas.
b) A criança através da interação e da ajuda de outros pode realizar uma tarefa de uma maneira e em um nível que não seria capaz de alcançar sozinha.
c) A criança já é capaz de dominar uma habilidade sozinha sem a interação com o adulto.
d) A criança não precisa da intervenção do professor ou do colega para solucionar um problema.

5- (FIP/2018)  A alfabetização e o letramento são processos:

I - Que não se pode dissociar.
II - Que devem acontecer de forma simultânea.
III - Onde codificar e decodificar o código escrito é o mais importante.
IV - Onde o letramento amplia a visão de alfabetização.
V - Onde o letramento substitui a alfabetização.

Está correto apenas:

a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, II, III e IV.
d) II, III e V.

6- (FIP/2018) Observe a figura abaixo:


Mariana, professora da Educação Básica de um escola pública da Rede Municipal ao realizar experimentos clássicos de Piaget sobre conservação da quantidade observou durante a aula que a aluna Ana,é capaz de manipular representações internas de objetos e de substâncias concretas, conservando, mentalmente, a noção de quantidade e concluindo que, apesar das aparências físicas diferentes, as quantidades são idênticas. Ana encontra-se no estágio:

a) Operatório Concreto.
b) Pré-Operatório.
c) Operatório Formal.
d) Sensório-Motor.

7- (FIP/2018) Uma professora da Educação Básica em sua prática apresenta aos seus alunos uma caixa grande com vários objetos para os alunos manipularem todos os dias. Alguns meses depois, constatou que algumas crianças aprenderam agarrar diferentes objetos de pequena dimensão com uma mão e que essas crianças perceberam que alguns objetos só podiam ser agarrados e erguidos com as duas mãos e de que muitos outros não poderiam ser levantados. Segundo Piaget, as crianças adquiriram o mecanismo de:

a) Assimilação.
b) Acomodação.
c) Internalização.
d) Equilibração.

Gabarito

1- B; 2- A; 3- C; 4- B; 5- B; 6- A; 7- B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário