1- (IMA/2018) De acordo com a LDB podemos destacar
corretamente que:
(A) Os municípios incumbir-se-ão de: organizar,
manter e desenvolver os órgãos e instituições
oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os
às políticas e planos educacionais da União e
dos estados;
(B) Exercer ação redistributiva em relação às
finanças estudantis;
(C) Baixar normas complementares para o estado;
(D) Autorizar, credenciar e supervisionar os
estabelecimentos do seu sistema do município.
2- (UNILAVRAS/2018) Em 1996, a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) foi
promulgada, contribuindo de forma decisiva para
a instalação no país de uma concepção de Educação
Infantil vinculada e articulada ao sistema educacional
como um todo. Nesse sentido, os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação
Infantil apresentam a seguinte concepção de criança:
A) cidadãos de direitos; indivíduos únicos, singulares;
seres sociais e históricos; seres competentes,
produtores de cultura.
B) cidadãos de direitos; indivíduos únicos, singulares;
seres sociais e históricos; seres competentes,
produtores de cultura; indivíduos humanos, parte
da natureza animal, vegetal e mineral.
C) cidadãos com alguns poucos direitos; indivíduos únicos, singulares; seres sociais e históricos;
seres competentes, produtores de cultura; indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e
mineral.
D) cidadãos de direitos; indivíduos únicos, singulares;
seres sociais e históricos; seres que ainda
não possuem competências, mas que poderão se
tornar competentes no futuro; produtores de cultura;
indivíduos humanos, parte da natureza animal,
vegetal e mineral.
3- (UNILAVRAS/2018) A Lei nº 11.274/2006 alterou a
LDB 9.394/96 no que se refere ao ensino fundamental
obrigatório, que passou a ter a duração de
9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se
aos 6 (seis) anos de idade. Com relação aos
objetivos do ensino fundamental, é correto afirmar
que
A) terá por objetivo a formação básica do cidadão,
mediante o desenvolvimento das capacidades de
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
viver juntos e aprender a ser, tendo como meios
básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do
cálculo.
B) terá por objetivo a formação básica do cidadão,
a compreensão do ambiente natural e social, com
exceção do sistema político, da tecnologia, das
artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
C) terá por objetivo a formação básica do cidadão,
o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem,
tendo em vista a aquisição de conhecimentos
e habilidades e a formação de atitudes e valores.
D) terá por objetivo a formação básica do cidadão,
a progressiva redução dos vínculos de família, dos
laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca
para a formação de um sujeito mais autônomo.
4- (Alternative concursos/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 22,
________________ tem por finalidades
desenvolver o educando, assegurar-lhe a
formação comum indispensável para o exercício
da cidadania e fornecer-lhe meios para
progredir no trabalho e em estudos posteriores.
A) a educação infantil
B) o ensino fundamental
C) a educação básica
D) o sistema de ensino
E) a educação infantil e o ensino fundamental
5- (Alternative concursos/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 4º,
o dever do Estado com educação escolar
pública será efetivado mediante a garantia de:
A) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito,
inclusive para os que a ele não tiveram acesso
na idade própria.
B) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4
(quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
C) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito,
exceto para os que a ele não tiveram acesso na
idade própria.
D) Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, dos
4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
E) Educação básica obrigatória e gratuita dos 3
(três) aos 17 (dezessete) anos de idade.
6- (Alternative concursos/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 5o
,
o acesso à educação básica obrigatória é direito
público subjetivo, podendo qualquer cidadão,
grupo de cidadãos, associação comunitária,
organização sindical, entidade de classe ou
outra legalmente constituída e, ainda, o
Ministério Público, acionar o poder público para
exigi-lo. Acerca do § 1o
, o poder público, na
esfera de sua competência federativa, deverá:
I. Recensear anualmente as crianças e
adolescentes em idade escolar, bem como
os jovens e adultos que não concluíram a
educação básica.
II. Fazer-lhes a chamada pública.
III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela
frequência à escola.
IV. Recensear a população em idade escolar,
bem como alunos do ensino fundamental
que a ele não tiveram acesso.
A) Somente I, II e III estão corretas.
B) Somente II e IV estão corretas.
C) Somente I, III e IV estão corretas.
D) Somente II e III estão corretas.
E) Todas estão corretas.
7- (Alternative concursos/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 32,
o ensino fundamental obrigatório, com duração
de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública,
iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por
objetivo a formação básica do cidadão,
mediante:
Assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(__) O desenvolvimento da capacidade de
aprender, tendo como meios básicos o pleno
domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
(__) A compreensão do ambiente natural e
social, do sistema político, da tecnologia, das
artes e dos valores em que se fundamenta a
sociedade.
(__) O desenvolvimento da capacidade de
aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades sem a formação
de atitudes e valores.
(__) Atenuação dos vínculos de família, dos
laços de solidariedade humana e de tolerância
recíproca em que se assenta a vida social.
A) F-F-V-F
B) V-F-V-F
C) F-V-V-F
D) V-V-F-F
E) V-F-V-V
8- (Instituto Excelência/2018) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Art. 59. Os sistemas de ensino
assegurarão aos educandos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
Analise as afirmativas
abaixo sobre o artigo citado acima:
I) currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e
organização específicos, para atender às suas
necessidades;
II) terminalidade específica para aqueles que não
puderem atingir o nível exigido para a conclusão do
ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e
aceleração para concluir em menor tempo o programa
escolar para os superdotados;
III) professores com especialização adequada em nível
médio ou superior, para atendimento especializado,
bem como professores do ensino regular capacitados
para a integração desses educandos nas classes
comuns;
IV) profissionais graduados que tenham feito
complementação pedagógica em educação especial;
V) educação especial para o trabalho, visando a sua
efetiva integração na vida em sociedade, inclusive
condições adequadas para os que não revelarem
capacidade de inserção no trabalho competitivo,
mediante articulação com os órgãos oficiais afins,
bem como para aqueles que apresentam uma
habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou
psicomotora;
VI) acesso igualitário aos benefícios dos programas
sociais suplementares disponíveis para o respectivo
nível do ensino regular;
Estão CORRETAS as afirmativas:
A) Somente I, II, IV.
B) Somente I, II, III, V, VI.
C) I,II,III,IV, V, VI.
D) Nenhuma das alternativas
Gabarito
1- A; 2- B; 3- C; 4- C; 5- B; 6- A; 7- D; 8- B.
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