Confira no link abaixo prova elaborada e aplicada por Vunesp para o cargo de professor I. Veja duas questões abaixo.
42. Lerner (2002) afirma que os lemas educativos “‘aprende-se
a ler, lendo’ e ‘aprende-se a escrever, escrevendo’
expressam o propósito de instalar as práticas de leitura e
de escrita como objeto de ensino”. Acrescenta que, apesar
de estarem, hoje, muito difundidos, sua concretização
na atividade cotidiana da sala de aula ainda é pouco frequente
e que essa distância entre o que se tenta fazer e
o que efetivamente se faz se deve, entre outras razões, a
uma que é fundamental:
(A) os conhecimentos prévios dos alunos das escolas
públicas brasileiras a respeito das práticas de leitura e
escrita são incipientes devido à falta de vivência delas
no ambiente familiar, o que dificulta cumprir o lema.(B) a cultura de subalternização dos alunos na escola, com
sua contrapartida de facilitar o trabalho dos professores
com a obediência e o silêncio deles, inviabiliza as
práticas de criação de textos orais e escritos em aula.
(C) políticas públicas para capacitação dos professores
das redes públicas de ensino, no quesito “didática
da alfabetização” apoiam-se em pressupostos teóricos
ultrapassados, vinculados à decodificação e às
cartilhas.
(D) não há clareza sobre o que é que se aprende quando
se lê ou se escreve em aula, quais são os conteúdos que estão sendo ensinados e aprendidos ao ler
ou ao escrever e, esclarecer isso é imprescindível
ao papel docente.
(E) há uma rotatividade espantosa dos professores
aos quais se atribuem as classes de alfabetização,
pois há uma tendência a “fugir” dessas classes e
deixá-las aos ingressantes que, com poucos pontos,
ficam com o que sobra.
45. A presença de conteúdos de história e de geografia no
currículo do ensino fundamental, desde seus anos iniciais,
justifica-se pelos objetivos da educação nacional
propostos na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes
e Bases e considerados pelas diretrizes curriculares
nacionais, os quais implicam, de acordo com Penteado
(2011), que a escola assegure a cada ano “um conhecimento
significativo, ainda que introdutório, que possa ser
utilizado pelo estudante ao longo de sua vida, na convivência
com seus semelhantes, como um instrumento que
lhe possibilite pensar sua realidade e melhor conhecê-la,
para melhor atuar nela e se apossar dela, em vez de ser
por ela engolido”. A autora argumenta que as relações
sociais serão abordadas por meio dos conceitos de natureza,
cultura, espaço e tempo, num trabalho escolar que
tem o professor como mediador das condições internas e
externas de aprendizagem e que se desenvolve
(A) seguindo o interesse natural das crianças pelas questões
de espaço e de tempo que permeiam suas vidas.
(B) em situações de aprendizagem intra e extraclasse,
sequenciando conteúdos dos mais simples para os
mais complexos.
(C) em três diferentes níveis de realização: o exploratório, o específico da série e o da ampliação de conhecimentos.
(D) por meio de projetos ancorados no avanço da alfabetização
para abordar, com a leitura de textos, os
conceitos-chave.
(E) com uma sequência lógica que parte do vivencial lúdico
e avança para o estímulo da curiosidade e da pesquisa.
Gabarito
42- D; 45- C.
Fonte: Qconcursos
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