09/02/2018

PROVA - professor (Vunesp/2018)

Confira no link abaixo prova elaborada e aplicada por Vunesp para o cargo de professor I. Veja duas questões abaixo. 



42. Lerner (2002) afirma que os lemas educativos “‘aprende-se a ler, lendo’ e ‘aprende-se a escrever, escrevendo’ expressam o propósito de instalar as práticas de leitura e de escrita como objeto de ensino”. Acrescenta que, apesar de estarem, hoje, muito difundidos, sua concretização na atividade cotidiana da sala de aula ainda é pouco frequente e que essa distância entre o que se tenta fazer e o que efetivamente se faz se deve, entre outras razões, a uma que é fundamental: 

(A) os conhecimentos prévios dos alunos das escolas públicas brasileiras a respeito das práticas de leitura e escrita são incipientes devido à falta de vivência delas no ambiente familiar, o que dificulta cumprir o lema.(B) a cultura de subalternização dos alunos na escola, com sua contrapartida de facilitar o trabalho dos professores com a obediência e o silêncio deles, inviabiliza as práticas de criação de textos orais e escritos em aula. 
(C) políticas públicas para capacitação dos professores das redes públicas de ensino, no quesito “didática da alfabetização” apoiam-se em pressupostos teóricos ultrapassados, vinculados à decodificação e às cartilhas. 
(D) não há clareza sobre o que é que se aprende quando se lê ou se escreve em aula, quais são os conteúdos que estão sendo ensinados e aprendidos ao ler ou ao escrever e, esclarecer isso é imprescindível ao papel docente. 
(E) há uma rotatividade espantosa dos professores aos quais se atribuem as classes de alfabetização, pois há uma tendência a “fugir” dessas classes e deixá-las aos ingressantes que, com poucos pontos, ficam com o que sobra.

45. A presença de conteúdos de história e de geografia no currículo do ensino fundamental, desde seus anos iniciais, justifica-se pelos objetivos da educação nacional propostos na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases e considerados pelas diretrizes curriculares nacionais, os quais implicam, de acordo com Penteado (2011), que a escola assegure a cada ano “um conhecimento significativo, ainda que introdutório, que possa ser utilizado pelo estudante ao longo de sua vida, na convivência com seus semelhantes, como um instrumento que lhe possibilite pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar nela e se apossar dela, em vez de ser por ela engolido”. A autora argumenta que as relações sociais serão abordadas por meio dos conceitos de natureza, cultura, espaço e tempo, num trabalho escolar que tem o professor como mediador das condições internas e externas de aprendizagem e que se desenvolve 

(A) seguindo o interesse natural das crianças pelas questões de espaço e de tempo que permeiam suas vidas. 
(B) em situações de aprendizagem intra e extraclasse, sequenciando conteúdos dos mais simples para os mais complexos. 
(C) em três diferentes níveis de realização: o exploratório, o específico da série e o da ampliação de conhecimentos. 
(D) por meio de projetos ancorados no avanço da alfabetização para abordar, com a leitura de textos, os conceitos-chave. 
(E) com uma sequência lógica que parte do vivencial lúdico e avança para o estímulo da curiosidade e da pesquisa.

Gabarito

42- D; 45- C.
Fonte: Qconcursos

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