Resolva prova elaborada e aplicada Coperve-UFSC para pedagogo (educação especial). Confira duas das questões abaixo.
21) De acordo com a Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a
pessoa com deficiência é aquela que apresenta:
A ( ) perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que
gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal
para o ser humano.
B ( ) impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em
interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na
sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
C ( ) déficit de atenção, hiperatividade, transtornos globais do desenvolvimento ou altas
habilidades e dificuldades de aprendizagem, não correspondendo aos padrões de ritmo e
aprendizagem referentes à maioria das pessoas da mesma idade.
D
( ) limitações de participação na sociedade e de desenvolvimento em função de sua condição
orgânica que causem impedimentos permanentes.
E ( ) deficiência física ou mental, ou que se encontra em atraso considerável quanto à idade
regular de matrícula.
30) De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2008), ao longo de todo o processo de escolarização, o Atendimento Educacional Especializado
em uma perspectiva inclusiva deve estar articulado com:
A ( ) a instituição especializada que o aluno frequentar.
B ( ) a proposta pedagógica do ensino comum.
C ( ) o diagnóstico da equipe multidisciplinar.
D ( ) questões específicas da deficiência apresentada pelo aluno.
E ( ) as definições da família.
Gabarito
21- B; 30- B.
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