29/03/2018

SIMULADO COM 4 QUESTÕES (Crescer/2018)

1- (Crescer/2018) No contexto da temática transversal “Saúde”, ao Professor que deseja desenvolver “Vida coletiva” com os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: 

A) Adoção de postura física adequada. 
B) Identificação e expressão de sensações de dor ou desconforto (fome, sede, frio, prisão de ventre, febre, cansaço, diminuição da acuidade visual ou auditiva). 
C) Agravos ocasionados pelo uso de drogas (fumo, álcool e entorpecentes). 
D) Valorização do exame de saúde periódico como fator de proteção à saúde.

2- (Crescer/2018) Os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o Professor poderá desenvolver o conteúdo “o papel dos grupos étnicos como protagonistas, no resgate e recriação cultural, no estabelecimento de novas situações jurídicas, em especial na fase contemporânea, fazendo-se respeitar, propondo e ensinando novas bases de convivência; a responsabilidade do Estado e da sociedade civil no cumprimento de seus direitos” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Na perspectiva do núcleo temático transversal “Pluralidade cultural e cidadania”, este conteúdo pode ser corretamente associado ao seguinte bloco de conteúdos: 

A) Organização política e pluralidade. 
B) Pluralidade e direitos. 
C) Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da criança. 
D) Fortalecendo a cidadania. 

3- (Crescer/2018) Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “formas geométricas espaciais”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de: 

A) Quantificar elementos de uma coleção utilizando a estratégia de agrupamento. 
B) Compreender o significado de unidade e dezena. 
C) Identificar os números de 0 a 50 no sistema de numeração indo-arábico. 
D) Associar as formas do cubo, do paralelepípedo, da esfera, do cone, do cilindro e da pirâmide às formas dos objetos do dia a dia.

4- (Crescer/2018) Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “o Real, a moeda brasileira”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de: 

A) Reconhecer que 12 unidades representam uma dúzia. 
B) Explorar a composição e a decomposição de números naturais até 50. 
C) Organizar números até 50 em sequências numéricas crescentes. 
D) Utilizar cédulas ou moedas do nosso sistema monetário para comparar valores e registrar com algarismos do sistema de numeração decimal.

Gabarito 

1- C; 2- B; 3- D; 4- D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário