1- (Crescer/2018) No contexto da temática transversal “Saúde”, ao
Professor que deseja desenvolver “Vida coletiva” com
os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino
Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª
a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo
através do seguinte conteúdo:
A) Adoção de postura física adequada.
B) Identificação e expressão de sensações de dor ou
desconforto (fome, sede, frio, prisão de ventre, febre,
cansaço, diminuição da acuidade visual ou auditiva).
C) Agravos ocasionados pelo uso de drogas (fumo, álcool e
entorpecentes).
D) Valorização do exame de saúde periódico como fator de
proteção à saúde.
2- (Crescer/2018) Os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries
sinalizam que o Professor poderá desenvolver o
conteúdo “o papel dos grupos étnicos como
protagonistas, no resgate e recriação cultural, no
estabelecimento de novas situações jurídicas, em
especial na fase contemporânea, fazendo-se respeitar,
propondo e ensinando novas bases de convivência; a
responsabilidade do Estado e da sociedade civil no
cumprimento de seus direitos” com os alunos dos
primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Na
perspectiva do núcleo temático transversal
“Pluralidade cultural e cidadania”, este conteúdo pode
ser corretamente associado ao seguinte bloco de
conteúdos:
A) Organização política e pluralidade.
B) Pluralidade e direitos.
C) Situações urgentes no Brasil em relação aos direitos da
criança.
D) Fortalecendo a cidadania.
3- (Crescer/2018) Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do
Ensino Fundamental é importante que os estudantes
obtenham conhecimentos acerca de “formas
geométricas espaciais”. Nesse sentido, através do
trabalho com esta temática, espera-se que os alunos
sejam capazes de:
A) Quantificar elementos de uma coleção utilizando a
estratégia de agrupamento.
B) Compreender o significado de unidade e dezena.
C) Identificar os números de 0 a 50 no sistema de
numeração indo-arábico.
D) Associar as formas do cubo, do paralelepípedo, da
esfera, do cone, do cilindro e da pirâmide às formas dos
objetos do dia a dia.
4- (Crescer/2018) Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do
Ensino Fundamental é importante que os estudantes
obtenham conhecimentos acerca de “o Real, a moeda
brasileira”. Nesse sentido, através do trabalho com esta
temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:
A) Reconhecer que 12 unidades representam uma dúzia.
B) Explorar a composição e a decomposição de números
naturais até 50.
C) Organizar números até 50 em sequências numéricas
crescentes.
D) Utilizar cédulas ou moedas do nosso sistema monetário
para comparar valores e registrar com algarismos do
sistema de numeração decimal.
Gabarito
1- C; 2- B; 3- D; 4- D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário