1- (UFPB/2017) Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos fundamentos da inclusão escolar.
( ) Os sistemas escolares estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e
deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das
diferenças.
( ) A escola se democratizou abrindo-se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos. Exclui, então, os que ignoram o
conhecimento que ela valoriza e, assim, entende que a democratização é massificação de ensino e não cria a possibilidade de diálogo
entre diferentes lugares epistemológicos.
( ) O acesso de todos às escolas, mesmo sem garantir o prosseguimento da escolaridade até o nível que cada aluno for capaz de atingir, já
garante a inclusão escolar. Assim, há inclusão quando a inserção de um aluno é condicionada à matrícula em uma escola ou classe
especial.
( ) Felizmente, estamos caminhando decisivamente na direção da inclusão, seja pelo número insignificante de políticas públicas de
educação apontadas para estes novos rumos, seja por outros motivos menos abrangentes, mas relevantes, como pressões corporativas,
falta de conhecimento dos pais ou por falta de preparação dos professores.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA
a) F, V, F, F. d) V, V, F, F.
b) V, F, V, F. e) F, F, V, V.
c) V, V, V, F.
2- (UFPB/2017) Analise as afirmações abaixo com relação à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
I- A partir do processo de democratização da escola, evidenciou-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino
universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola.
II- Apartir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação
dos sujeitos, decorre uma identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das
desigualdades.
III- No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início no século XX, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto
dos Meninos Cegos, em 1954, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1957, hoje denominado
Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.
Está(ão) CORRETA(S)
a) apenas I e III. d) I, II e III.
b) apenas I e II. e) apenas III.
c) apenas II.
3- (UFPB/2017) A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a
aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas
regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo
a) as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos estudantes com
necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano
escolar.
b) a identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.
c) transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior, atendimento educacional especializado,
continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino, formação de professores para o atendimento educacional
especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar, participação da família e da comunidade e acessibilidade
urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.
d) como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da
área.
e) conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo, tendo em vista o desenvolvimento de projetos em parceria com outras áreas,
visando à acessibilidade arquitetônica, aos atendimentos de saúde, à promoção de ações de assistência social, trabalho e justiça.
4- (UFPB/2017) Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006 e ratificada com força de Emenda
Constitucional por meio do Decreto Legislativo n°186/2008 e do Decreto Executivo n°6949/2009, estabelece que os Estados-Partes devem
assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e
social compatível com a meta da plena participação e inclusão, adotando medidas para garantir que
a) as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência e que as crianças com
deficiência não sejam excluídas do ensino fundamental gratuito e compulsório, sob alegação de deficiência.
b) a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seja a forma mais apropriada para o atendimento de estudantes
que apresentam deficiência ou que não se adéquem à estrutura rígida dos sistemas de ensino.
c) a educação especial direcione suas ações para o atendimento às especificidades dos estudantes no processo educacional e, no âmbito de
uma atuação mais ampla na escola, oriente a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços
e o desenvolvimento de práticas colaborativas.
d) a educação especial seja uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento
educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem
nas turmas comuns do ensino regular.
e) as atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciem-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não
sendo substitutivas à escolarização.
Gabarito
1- D; 2- B; 3- C; 4- A.
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