27/05/2018

SIMULADO com 8 questões sobre Legislação Educacional




1- (Conscam/2018) Observe:

( ) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades
indígenas a utilização de suas línguas maternas, porém processos de aprendizagem acadêmicos.
( ) Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
( ) Os sistemas de ensino devem desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
( ) O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a) F, V, F, V.
b) V, V, V, F.
c) F, F, V, F.
d) V, F, V, F.
e) F, V, V, F.

2- (Conscam/2018) Art. 27 - Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:

( ) Orientação para o trabalho.
( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio.
( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a) V, V, F, V.
b) F, F, V, V.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.
e) F, F, V, F.

3- (Conscam/2018) Art. 214 - A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I. Melhoria da qualidade do ensino.
II. Promoção humanística, científica e tecnológica do País.
III. Direcionamento regional do atendimento escolar.
IV. Formação para o trabalho. V. Arraigação do analfabetismo.

Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:

a) II, III e V.
b) I e IV.
c) Somente IV.
d) Somente I.
e) I, II e IV. 

4- (Conscam/2018)Art. 31 - A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I. Carga horária mínima anual de 830 (oitocentas e trinta) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
II. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (setenta por cento) do total de horas.
III. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
IV. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
V. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Em conformidade com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está correto o que se afirma em:

a) I, III e V.
b) Somente IV.
c) III, IV e V.
d) Somente V.
e) I, II, III, IV e V.

5- (Conscam/2018) Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, indique a alternativa correta:

a) A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
b) A Educação Fundamental é direito nacional e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações econômicas e políticas, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
c) A Educação Básica é direito nacional e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e singularidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
d) A Educação Fundamental é direito universal e alicerce dispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações econômicas e políticas, respeitando e valorizando as singularidades. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. e) A Educação Básica é direito nacional e alicerce dispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivo emocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.

6- (Conscam/2018) Quanto à obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental, há, na LDB, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino tornam-se responsáveis por:

I. Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
II. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
III. Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos estudantes, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, está correto o que se afirma em:

a) Somente I.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) Somente II.
e) I e II.

7- (Conscam/2018) Art. 63 - A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios:

I. Horário especial para o exercício das atividades.
II. Garantia de acesso e frequência optativa ao ensino regular.
III. Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.

De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, está correto o que se afirma em:

a) Somente I.
b) Somente III.
c) I e III.
d) Somente II.
e) I, II e III.

8- (Conscam/2018) A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como:

I. Compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
II. Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à singularidade, resgatando e respeitando os direitos humanos individuais.
III. Valorização dos profissionais da educação, com programa de formação continuada, critérios de acesso, permanência, remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no Conselho de Classe.
IV. Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
V. Preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, está incorreto o que se afirma em:

a) III, IV e V.
b) II e III.
c) Somente III.
d) I, II e V.
e) I, II, III, IV e V.

Gabarito 

1- A; 2- D; 3- E; 4- C; 5- A; 6- C; 7- C; 8- B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário