18/05/2018

SIMULADO com 6 questões sobre conhecimento pedagógico

1- (Instituto Excelência/2018) A respeito dos estágios do desenvolvimento humano segundo Jean Piaget, relacione as colunas abaixo: 

1) estágio sensório-motor: 
2)estágio pré-operatório: 
3) estágio operatório-concreto: 
4) estágio formal: 

( ) de 0 a 2 anos. 
( ) de 7 a 11 anos. 
( ) de 2 a 7 anos. 
( ) 12 anos em diante. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

a) 1-3-2-4. 
b) 4-3-2-1. 
c) 1-2-3-4. 
d) Nenhuma das alternativas.

2- (Instituto Excelência/2018) Complete a lacuna a seguir: A __________ é definida como o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever de maneira adequada e a utilizar esta habilidade como um código de comunicação com o seu meio. 

a) Alfabetização 
b) Letramento 
c) Linguagem 
d) Nenhuma das alternativas.

3- (Instituto Excelência/2018) É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA. 

a) Zona de Desenvolvimento Real. 
b) Zona de Desenvolvimento Proximal. 
c) Zona de Desenvolvimento Potencial. 
d) Nenhuma das alternativas. 

4- (IMA//2018) “Em cada Tendência pedagógica é possível identificar características que as distinguem e revelam um modo de pensar a educação e o processo de aprendizagem.” Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo. Nas tendências ___________________ e ______________ a questão central é aprender viver a junto - aprender a ser, o professor deixa de ser autoritário e é considerado facilitador ou mediador do processo educativo a relação entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo. 

(A) Renovada e Tecnicista. 
(B) Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos. 
(C) Tradicional e Renovada. 
(D) Renovada e Progressivista.

5- (IMA//2018) Analise a prática da avaliação desenvolvida pela professora. A professora Joana do ensino fundamental observou que alguns alunos apresentaram notas baixas no conteúdo de História e Geografia. Ela trabalhava com questionários onde as respostas eram transcritas do livro didático, e suas provas continham as mesmas perguntas do questionário, pois para a professora o que importa na avaliação é a memorização mecânica do conteúdo. Na prática avaliativa da professora Joana é possível verificar que: 

I. O foco da sua avaliação está no sujeito que aprende e não nos resultados já determinados. 
II. A avaliação é realizada predominantemente visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula. 
III. A avaliação está voltada para acolher e valorizar os avanços dos alunos. 
IV. A avaliação da aprendizagem é reduzida apenas ao ato de atribuir notas ou conceitos aos alunos. 

Estão corretas apenas: 

(A) I, II e III. 
(B) I e III. 
(C) II e IV 
(D) II, III e IV

6- (IMA//2018) “O conhecimento das tendências pedagógicas de ensino é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa.” Observe a imagem abaixo.


A professora Maria Helena, dos anos inicias de uma escola municipal coordena a transmissão do conhecimento onde o aluno é receptor passivo das informações, não tendo a oportunidade de diálogo e vínculos. Sua prática pedagógica é controladora das ações dos alunos e direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas. O aluno para lograr sucesso na vida e na escola, precisa apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar ou criar algo novo. A concepção de aprendizagem da professora está baseada na tendência pedagógica: 

(A) Tecnicista. 
(B) Renovada. 
(C) Crítico-Social dos Conteúdos. 
(D) Libertadora.

Gabarito

1- A; 2- A; 3- B; 4- B; 5- C; 6- A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário