1- (Instituto Excelência/2018) A respeito dos estágios do desenvolvimento
humano segundo Jean Piaget, relacione as colunas
abaixo:
1) estágio sensório-motor:
2)estágio pré-operatório:
3) estágio operatório-concreto:
4) estágio formal:
( ) de 0 a 2 anos.
( ) de 7 a 11 anos.
( ) de 2 a 7 anos.
( ) 12 anos em diante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
a) 1-3-2-4.
b) 4-3-2-1.
c) 1-2-3-4.
d) Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2018) Complete a lacuna a seguir:
A __________ é definida como o processo de
aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler
e escrever de maneira adequada e a utilizar esta
habilidade como um código de comunicação com o
seu meio.
a) Alfabetização
b) Letramento
c) Linguagem
d) Nenhuma das alternativas.
3- (Instituto Excelência/2018) É a distância entre as práticas que uma criança já
domina e as atividades nas quais ela ainda depende
de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses
dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente
por meio da interação e da troca de experiências. Não
basta, portanto, determinar o que um aluno já
aprendeu para avaliar seu desempenho. Sobre a
temática, assinale a alternativa CORRETA.
a) Zona de Desenvolvimento Real.
b) Zona de Desenvolvimento Proximal.
c) Zona de Desenvolvimento Potencial.
d) Nenhuma das alternativas.
4- (IMA//2018) “Em cada Tendência pedagógica é possível
identificar características que as distinguem e
revelam um modo de pensar a educação e o
processo de aprendizagem.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente as
lacunas abaixo.
Nas tendências ___________________ e ______________ a
questão central é aprender viver a junto - aprender a ser,
o professor deixa de ser autoritário e é considerado
facilitador ou mediador do processo educativo a relação
entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é
considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo.
(A) Renovada e Tecnicista.
(B) Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos.
(C) Tradicional e Renovada.
(D) Renovada e Progressivista.
5- (IMA//2018) Analise a prática da avaliação desenvolvida pela
professora.
A professora Joana do ensino fundamental observou que
alguns alunos apresentaram notas baixas no conteúdo
de História e Geografia. Ela trabalhava com
questionários onde as respostas eram transcritas do
livro didático, e suas provas continham as mesmas
perguntas do questionário, pois para a professora o que
importa na avaliação é a memorização mecânica do
conteúdo.
Na prática avaliativa da professora Joana é possível
verificar que:
I. O foco da sua avaliação está no sujeito que aprende
e não nos resultados já determinados.
II. A avaliação é realizada predominantemente
visando a exatidão da reprodução do conteúdo
comunicado em sala de aula.
III. A avaliação está voltada para acolher e valorizar os
avanços dos alunos.
IV. A avaliação da aprendizagem é reduzida apenas ao
ato de atribuir notas ou conceitos aos alunos.
Estão corretas apenas:
(A) I, II e III.
(B) I e III.
(C) II e IV
(D) II, III e IV
6- (IMA//2018) “O conhecimento das tendências pedagógicas de
ensino é fundamental para a realização de uma
prática docente realmente significativa.” Observe a imagem abaixo.
A professora Maria Helena, dos anos inicias de uma
escola municipal coordena a transmissão do
conhecimento onde o aluno é receptor passivo das
informações, não tendo a oportunidade de diálogo e
vínculos. Sua prática pedagógica é controladora das
ações dos alunos e direcionadas por atividades
repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas.
O aluno para lograr sucesso na vida e na escola, precisa
apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir,
sem questionar ou criar algo novo. A concepção de
aprendizagem da professora está baseada na tendência
pedagógica:
(A) Tecnicista.
(B) Renovada.
(C) Crítico-Social dos Conteúdos.
(D) Libertadora.
Gabarito
1- A; 2- A; 3- B; 4- B; 5- C; 6- A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário