
1. Considera que as condições para o indivíduo
aprender são pré-determinadas.
2. Defende a ideia de que o sujeito aprende
por meio da interação com os sujeitos mais
experientes.
3. Entende que o indivíduo nasce com uma
herança geneticamente definida, que lhe
dá possibilidades ou impossibilidades para
aprender.
4. Considera que o determinismo biológico deve
guiar a ação pedagógica.
5. Defende o pressuposto de que o ambiente
deve tentar interferir o mínimo possível no
processo de desenvolvimento espontâneo da
pessoa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
2- (Fepese/2018) Para a teoria de aprendizagem interacionista:
a. ( ) O conhecimento já nasce com o sujeito.
b. ( ) O condicionamento operante possibilita a
aquisição dos conhecimentos.
c. ( ) A aquisição do conhecimento é um processo
construído pela pessoa ao longo de toda a
sua vida.
d. ( ) O sujeito aprende somente por meio das
experiências externas.
e. ( ) A aprendizagem ocorre de maneira
espontânea.
3- (Fepese/2018) A concepção de aprendizagem pautada na
ideia do empirismo considera que o conhecimento
humano ocorre por meio das experiências e que os
fatos externos preponderam sobre os internos.
Essa abordagem também é conhecida como:
1. Interacionismo
2. Ambientalismo
3. Behaviorismo
4. Fenomenologia
5. Comportamentalismo
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
4- (Fepese/2018) Analise o texto abaixo:
A abordagem compreende
que a aprendizagem é um processo mental no qual a
estrutura intelectual se organiza e se reorganiza para
que o cérebro das pessoas processe e armazene novas
informações.
Assinale a alternativa que completa corretamente a
lacuna do texto.
a. ( ) cognitivista
b. ( ) existencialista
c. ( ) ambientalista
d. ( ) essencialista
e. ( ) inatista
5- (Fepese/2018) Segundo os especialistas, a avaliação dos processos
de ensino e aprendizagem interessa aos seguintes
públicos:
1. Ao estudante, que tem o direito de conhecer
o próprio processo de aprendizagem para se
empenhar na superação das necessidades.
2. Aos familiares, corresponsáveis pela educação
dos filhos e por parte significativa dos incentivos
que eles recebem.
3. Ao professor, que precisa constantemente
avaliar a própria prática de sala de aula.
4. Ao coletivo docente, que deve garantir continuidade
e coerência no percurso escolar de
todos os estudantes.
5. À equipe dirigente, que precisa ter elementos
para fiscalizar o trabalho docente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) V • V • V • V • V
b. ( X ) V • V • V • V • F
c. ( ) V • V • F • F • V
d. ( ) V • F • V • F • F
e. ( ) F • F • F • F • V
6- (Fepese/2018) Pesquisadores contemporâneos sinalizam que, no
contexto escolar, uma avaliação de qualidade envolve
os seguintes passos:
1. Saber o nível atual de desempenho do
estudante (etapa também conhecida como
diagnóstico).
2. Comparar as informações a respeito do
desempenho do estudante com aquilo que
é necessário ensinar no processo educativo
(qualificação).
3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os
resultados esperados (planejar sequências
didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos
instrumentos avaliativos para cada etapa).
4. Eleger critérios de avaliação pautados na
meritocracia escolar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
7- (Fepese/2018) Ao estudar as questões referentes à avaliação
escolar, pode-se dizer que:
1. A avaliação deve ser concebida como reorientação
para uma aprendizagem melhor e para
a melhoria do sistema de ensino.
2. Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz
sentido quando promove o desenvolvimento
do estudante.
3. A avaliação deve ser instrumento para classificar
os estudantes entre os bons e os que não
aprendem.
4. Enquanto é avaliado, o estudante tem a
possibilidade de expor sua capacidade de
raciocinar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Gabarito
1- B; 2- C; 3- E; 4- A; 5- B; 6- C; 7- C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário