04/06/2018

SIMULADO com 7 questões sobre conhecimento pedagógico (avaliação e teorias da aprendizagem)

1- (Fepese/2018) Com relação às abordagens teóricas que tratam dos processos de aprendizagem, pode-se dizer que a ideia do que é inato, durante muito tempo, exerceu grande influência no contexto educacional a respeito de como o sujeito aprende. De acordo com os estudos da psicologia da educação, o inatismo: 

1. Considera que as condições para o indivíduo aprender são pré-determinadas. 
2. Defende a ideia de que o sujeito aprende por meio da interação com os sujeitos mais experientes. 
3. Entende que o indivíduo nasce com uma herança geneticamente definida, que lhe dá possibilidades ou impossibilidades para aprender. 
4. Considera que o determinismo biológico deve guiar a ação pedagógica. 
5. Defende o pressuposto de que o ambiente deve tentar interferir o mínimo possível no processo de desenvolvimento espontâneo da pessoa. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. 
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

2- (Fepese/2018) Para a teoria de aprendizagem interacionista: 

a. ( ) O conhecimento já nasce com o sujeito. 
b. ( ) O condicionamento operante possibilita a aquisição dos conhecimentos. 
c. ( ) A aquisição do conhecimento é um processo construído pela pessoa ao longo de toda a sua vida. 
d. ( ) O sujeito aprende somente por meio das experiências externas. 
e. ( ) A aprendizagem ocorre de maneira espontânea.

3- (Fepese/2018) A concepção de aprendizagem pautada na ideia do empirismo considera que o conhecimento humano ocorre por meio das experiências e que os fatos externos preponderam sobre os internos. Essa abordagem também é conhecida como: 

1. Interacionismo 
2. Ambientalismo 
3. Behaviorismo 
4. Fenomenologia 
5. Comportamentalismo 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. 
b. ( ) É correta apenas a afirmativa 4. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. 
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

4- (Fepese/2018) Analise o texto abaixo: A abordagem compreende que a aprendizagem é um processo mental no qual a estrutura intelectual se organiza e se reorganiza para que o cérebro das pessoas processe e armazene novas informações. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. 

a. ( ) cognitivista 
b. ( ) existencialista 
c. ( ) ambientalista 
d. ( ) essencialista 
e. ( ) inatista

5- (Fepese/2018) Segundo os especialistas, a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem interessa aos seguintes públicos: 

1. Ao estudante, que tem o direito de conhecer o próprio processo de aprendizagem para se empenhar na superação das necessidades. 
2. Aos familiares, corresponsáveis pela educação dos filhos e por parte significativa dos incentivos que eles recebem. 
3. Ao professor, que precisa constantemente avaliar a própria prática de sala de aula. 
4. Ao coletivo docente, que deve garantir continuidade e coerência no percurso escolar de todos os estudantes. 
5. À equipe dirigente, que precisa ter elementos para fiscalizar o trabalho docente. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) V • V • V • V • V 
b. ( X ) V • V • V • V • F 
c. ( ) V • V • F • F • V 
d. ( ) V • F • V • F • F 
e. ( ) F • F • F • F • V

6- (Fepese/2018) Pesquisadores contemporâneos sinalizam que, no contexto escolar, uma avaliação de qualidade envolve os seguintes passos: 

1. Saber o nível atual de desempenho do estudante (etapa também conhecida como diagnóstico). 
2. Comparar as informações a respeito do desempenho do estudante com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação). 
3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa). 
4. Eleger critérios de avaliação pautados na meritocracia escolar. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

7- (Fepese/2018) Ao estudar as questões referentes à avaliação escolar, pode-se dizer que: 

1. A avaliação deve ser concebida como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino. 
2. Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando promove o desenvolvimento do estudante. 
3. A avaliação deve ser instrumento para classificar os estudantes entre os bons e os que não aprendem. 
4. Enquanto é avaliado, o estudante tem a possibilidade de expor sua capacidade de raciocinar. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 
e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Gabarito 

1- B; 2- C; 3- E; 4- A; 5- B; 6- C; 7- C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário