1- (MSconcursos2018) A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais,
Essa teoria considera que é por meios das suas interações com outros seres humanos que o homem se
constrói. Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas
interações que estabelece ao longo da vida. Essa perspectiva trata de qual teórico?
a) Sigmund Freud
b) Lev Semionóvitch Vygotsky
c) Henri Wallon
d) Jean Piaget
e) Robert Sternberg
2- (MSconcursos2018) Se o brincar é reconhecido como uma das importantes linguagens que permitem às crianças
compartilhar os significados da cultura e construir sua identidade social e pessoal, é fundamental, numa
instituição educativa, que ele se constitua em uma das formas de mediação das relações estabelecidas
com as crianças e delas com outros sujeitos e com os objetos. Nesse sentido, é necessário que se
explicite, na Proposta Pedagógica de educação infantil, o papel do professor, de:
I – Colocar-se como brincante e envolver-se nas brincadeiras das crianças;
II – Mediar as relações estabelecidas pelas crianças durante as brincadeiras, possibilitando que elaborem
valores éticos de respeito, cooperação, solidariedade, tolerância, confiança, entre outros;
III – Criar oportunidades para que as crianças construam suas próprias brincadeiras e as partilhem com
seus pares, potencializando-as;
IV – Propiciar que as crianças aprendam a construir e a lidar com as regras.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente I e II são verdadeiras.
b) Somente I e III são verdadeiras.
c) Somente I, II e III são verdadeiras.
d) Somente II e III são verdadeiras.
e) I, II, III e IV são verdadeiras.
3- (MSconcursos2018) Wallon considera que a consciência é uma possibilidade dos sujeitos se diferenciarem uns dos outros.
O desenvolvimento psíquico não ocorre como uma mera justaposição de estágios, mas como um
processo assistemático que envolve oscilações, ritmos variados, alterações marcadas por conflitos e
instabilidades. Nessa perspectiva, existem algumas leis que regulam esse desenvolvimento. Quais?
a) Integração funcional; estágio impulsivo emocional; alternância na predominação de conjuntos.
b) Alternância de direções opostas em cada estágio; alternância na predominação de conjuntos diferentes em
cada estágio; integração funcional.
c) Alternância na predominação de conjuntos; estágio sensório-motor e projetivo; alternância de direções opostas.
d) Estágio do personalismo; estágio categorial; estágio da puberdade e da adolescência.
e) Alternância de direções opostas em cada estágio; estágio do personalismo; estágio categorial.
4- (MSconcursos2018) Jussara Hoffmann aponta três princípios norteadores da avaliação mediadora e que irão fundamentar a
elaboração de relatórios de avaliação. Quais?
a) Pressupostos curriculares, princípio de investigação docente e princípios de concepção de criança.
b) Princípios metodológicos, princípios de análise qualitativa e princípios de provisoriedade.
c) Princípios de complementaridade, princípios descritivos e relatório de avaliação.
d) Princípios avaliativos, princípios de investigação docente e princípio curricular.
e) Princípio de investigação docente; princípio de provisoriedade e princípio de complementaridade.
5- (MSconcursos2018) Qual pensador considera que cabe aos adultos mediar a aquisição de ferramentas culturais (linguagem
e símbolos) das crianças, de forma a levá-las a refletir sobre as suas experiências, articulando ideias e
construindo compreensões cada vez mais ricas acerca da realidade?
a) Jean Piaget
b) David Ausubel
c) Howard Gardner
d) Celestin Freinet
e) Yves La Taille
6- (MSconcursos2018) De acordo com Jussara Hoffmann, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas e assinale a
alternativa correta.
( ) É a quantidade de erros e de acertos que incorpora o “comportamento”, os “hábitos” e as “atitudes”
dos alunos e alunas.
( ) O erro é resultado do desconhecimento revelador do aluno, portanto uma resposta com valor positivo.
( ) Avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança.
( ) Avaliar, na concepção mediadora, engloba a intervenção pedagógica.
a) F, V, V, F.
b) F, F, V, V.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, V.
e) V, F, V, V.
Gabarito
1- B; 2- E; 3- B; 4- E; 5- A; 6- B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário