01/06/2018

SIMULADO - conhecimento pedagógico

1- (MSconcursos2018) A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais, Essa teoria considera que é por meios das suas interações com outros seres humanos que o homem se constrói. Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida. Essa perspectiva trata de qual teórico? 

a) Sigmund Freud 
b) Lev Semionóvitch Vygotsky 
c) Henri Wallon 
d) Jean Piaget 
e) Robert Sternberg

2- (MSconcursos2018) Se o brincar é reconhecido como uma das importantes linguagens que permitem às crianças compartilhar os significados da cultura e construir sua identidade social e pessoal, é fundamental, numa instituição educativa, que ele se constitua em uma das formas de mediação das relações estabelecidas com as crianças e delas com outros sujeitos e com os objetos. Nesse sentido, é necessário que se explicite, na Proposta Pedagógica de educação infantil, o papel do professor, de: 

I – Colocar-se como brincante e envolver-se nas brincadeiras das crianças; 
II – Mediar as relações estabelecidas pelas crianças durante as brincadeiras, possibilitando que elaborem valores éticos de respeito, cooperação, solidariedade, tolerância, confiança, entre outros; 
III – Criar oportunidades para que as crianças construam suas próprias brincadeiras e as partilhem com seus pares, potencializando-as; 
IV – Propiciar que as crianças aprendam a construir e a lidar com as regras. 

Assinale a alternativa correta: 

a) Somente I e II são verdadeiras. 
b) Somente I e III são verdadeiras. 
c) Somente I, II e III são verdadeiras. 
d) Somente II e III são verdadeiras. 
e) I, II, III e IV são verdadeiras.

3- (MSconcursos2018) Wallon considera que a consciência é uma possibilidade dos sujeitos se diferenciarem uns dos outros. O desenvolvimento psíquico não ocorre como uma mera justaposição de estágios, mas como um processo assistemático que envolve oscilações, ritmos variados, alterações marcadas por conflitos e instabilidades. Nessa perspectiva, existem algumas leis que regulam esse desenvolvimento. Quais? 

a) Integração funcional; estágio impulsivo emocional; alternância na predominação de conjuntos. 
b) Alternância de direções opostas em cada estágio; alternância na predominação de conjuntos diferentes em cada estágio; integração funcional. 
c) Alternância na predominação de conjuntos; estágio sensório-motor e projetivo; alternância de direções opostas. 
d) Estágio do personalismo; estágio categorial; estágio da puberdade e da adolescência.
e) Alternância de direções opostas em cada estágio; estágio do personalismo; estágio categorial.

4- (MSconcursos2018) Jussara Hoffmann aponta três princípios norteadores da avaliação mediadora e que irão fundamentar a elaboração de relatórios de avaliação. Quais? 

a) Pressupostos curriculares, princípio de investigação docente e princípios de concepção de criança. 
b) Princípios metodológicos, princípios de análise qualitativa e princípios de provisoriedade. 
c) Princípios de complementaridade, princípios descritivos e relatório de avaliação. 
d) Princípios avaliativos, princípios de investigação docente e princípio curricular. 
e) Princípio de investigação docente; princípio de provisoriedade e princípio de complementaridade.

5- (MSconcursos2018) Qual pensador considera que cabe aos adultos mediar a aquisição de ferramentas culturais (linguagem e símbolos) das crianças, de forma a levá-las a refletir sobre as suas experiências, articulando ideias e construindo compreensões cada vez mais ricas acerca da realidade? 

a) Jean Piaget 
b) David Ausubel 
c) Howard Gardner 
d) Celestin Freinet 
e) Yves La Taille 

6- (MSconcursos2018) De acordo com Jussara Hoffmann, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas e assinale a alternativa correta. 

( ) É a quantidade de erros e de acertos que incorpora o “comportamento”, os “hábitos” e as “atitudes” dos alunos e alunas. 
( ) O erro é resultado do desconhecimento revelador do aluno, portanto uma resposta com valor positivo. 
( ) Avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança. 
( ) Avaliar, na concepção mediadora, engloba a intervenção pedagógica. 

a) F, V, V, F. 
b) F, F, V, V. 
c) V, V, F, F. 
d) F, V, F, V. 
e) V, F, V, V.

 Gabarito

1- B; 2- E; 3- B; 4- E; 5- A; 6- B.

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