15/07/2018

SIMULADO com 6 questões sobre a LDB/96 (Instituto Excelência/2018)

1- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação veio em atendimento aos preceitos constitucionais e resultou de um longo processo de tramitação que se iniciou em 1988, ano em que foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. A Lei recebeu diversas alterações ao longo do tempo, uma das alterações foi: 

(A) O oferecimento da Educação Infantil realizado em creches para crianças de até três anos de idade. 
(B) O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade. 
(C) O calendário escolar adequado às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino. 
(D) A frequência mínima exigida de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

2- Não devem abranger obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 9.394/96, nos currículos do Ensino Fundamental: 

(A) O estudo da Língua Portuguesa e da Matemática. 
(B) O conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. 
(C) O ensino da religião católica e o estudo exclusivo da música contemporânea. 
(D) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais.

3- Considerando o disposto na LDB Nº 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não apresenta uma função da educação de jovens e adultos (EJA). 

(A) Igualdade e exatidão na reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula apenas aos maiores de 18 anos de idade da zona rural. 
(B) Igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho. 
(C) Igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante. 
(D) Educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano.

4- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei nº 9394/96), em seu Art. 3º determina que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dos princípios abaixo, qual foi incluído pela Lei nº 12.796, de 2013? 

(A) valorização da experiência extraescolar; 
(B) consideração com a diversidade étnico-racial; 
(C) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; 
(D) garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

5- Sobre Art. 4º da Lei nº 9394/96, é CORRETO afirmar que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: 

(A) universalização do ensino médio gratuito; 
(B) atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; 
(C) padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. 
(D) atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde

6- Sobre a redação correta e atual do artigo 6º da LDB nº 9394/96, que considera a participação e responsabilidade dos pais, marque a alternativa CORRETA. 

(A) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental. 
(B) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental. 
(C) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 5 (cinco) anos de idade. 
(D) É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

Gabarito

1- B; 2- C; 3- A, 4- B; 5- C; 6- D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário