09/07/2018

SIMULADO com 8 questões sobre conhecimento pedagógico e legislação educacional (CEPS-UFPA/2018)

1- Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que 

(A) com o advento da Modernidade desenvolve-se um sentimento voltado à infância, buscando estabelecer semelhanças entre crianças e adultos. 
(B) um significado de infância, com o sentido que lhe é atribuído atualmente, passa a ser produzido na Modernidade em torno do século XX. 
(C) as crianças, até meados do século XIX, não apresentavam relevância para o campo social, não se abordava a questão da infância como etapa da vida específica como se conhece hoje. 
(D) pode-se encontrar referência à crescente preocupação com as crianças no decorrer do século XVIII, o que se constitui como condição de possibilidade para a produção de discursos sobre o papel das famílias e sobre a infância. 
(E) um conceito de infância, com o sentido que lhe é atribuído na contemporaneidade, passa a ser produzido no Brasil a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no início do século XXI.

2- Para a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é 

(A) exercer uma transformação radical na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário, pretendendo com isso criar uma forma de resistências à burocracia. 
(B) atuar nos espaços não formais e populares de educação, atingindo um nível de consciência crítica dessa realidade, por meio do qual o ser humano questiona sua relação com a natureza e com os demais homens e mulheres. 
(C) preparar os alunos para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhes um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da sua socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. 
(D) organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos por meio da aprendizagem, atitudes e habilidades instrumentais necessárias para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social globalizado. 
(E) preparar o aluno para assumir seu papel na organização social, por meio da aquisição de conhecimentos intelectuais e morais, em que os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e, pelo seu próprio mérito, conquistar seu lugar junto aos mais capazes. 

3- Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que 

(A) a palavra-chave da sua teoria é interação, por isso ele é considerado sociointeracionista. 
(B) a aprendizagem ocorre através de estímulos e significados, de modo que se torna construtivista. 
(C) os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático. 
(D) a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos saberes a partir da experiência pessoal dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. 
(E) o ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de dúvidas e questionamentos, já que a verdadeira aprendizagem não se baseia em aprendizagens mecanizadas. 

4- Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar: 

(A) Segundo o autor, a sua teoria behaviorista, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre o estímulo e o condicionamento, e, assim, é considerada como um mecanismo autorregulador, necessário para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio ambiente. 
(B) Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos, que decorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. A ordem destes estágios seria invariável e inevitável a todos os indivíduos. 
(C) Ele tem como ideia central da sua teoria a necessidade de o professor e os alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento. Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos já adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios. 
(D) Para o teórico, o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento: ativa, icônica e simbólica. Em todas elas a estrutura principal de sua ideia se baseia no fato de que a aprendizagem é um processo ativo baseado em conhecimentos anteriores. 
(E) Em sua unidade conhecida como Behaviorismo Radical, o autor é ainda muito popular, crescendo anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ele, os fenômenos mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento. 

5- Constitui característica estruturante da teoria sociocultural de educação a seguinte: 

(A) Ter como base o processo de ensino no ensaio-erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas, e é representada por Carl Rogers e seus seguidores. 
(B) Aplicar a tecnologia educacional, especialmente os módulos instrucionais, destacando-se os pensadores behavioristas. 
(C) Primar pelo estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis, e seu maior representante é Skinner. 
(D) Não levar em consideração o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem, e seu maior representante é Bruner. 
(E) Ser problematizadora da realidade, e seu expoente nacional se destaca na pessoa de Paulo Freire. 

6- De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em vigor, no que se refere à Educação Especial, é correto afirmar que 

(A) haverá, obrigatoriamente, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. 
(B) haverá, obrigatoriamente, serviços de apoio especializado, na escola especializada, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial da educação básica.
(C) o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, em substituição à escolaridade formal regular. 
(D) entende-se por educação especial a etapa de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino das escolas de educação básica. 
(E) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. 

7- De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência 

(A) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 
(B) as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 
(C) a Base Nacional Comum Curricular. 
(D) o Plano Nacional de Educação. 
(E) os Parâmetros Curriculares Nacionais. 

8- Sobre os profissionais da educação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, é correto afirmar que o(a) 

(A) formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, oitocentas horas. 
(B) preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, obrigatoriamente em programas de mestrado e doutorado. 
(C) formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério não poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. 
(D) acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e/ou licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado. 
(E) Ministério da Educação não poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes. 

Gabarito

1- D; 2- C; 3- C; 4- B; 5- E; 6- E; 7- C; 8; D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário