13/09/2018

PROVA - professor educação infantil e anos iniciais (FCC/2018)

Resolva prova elaborada para provimento do cargo de professor educação infantil e anos iniciais pela FCC. Veja duas questões abaixo. 



3. Por currículo, entendemos o conjunto de experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos alunos. Associa-se, assim, o currículo 

(A) a todo conhecimento cientifico, artístico ou literário produzido pela escola que tenha utilidade na sociedade. 
(B) à grade curricular que organiza, em tópicos, os conhecimentos que devem ser ensinados em cada ano letivo nos diversos espaços educativos. 
(C) a todo e qualquer espaço organizado para informar e educar pessoas, o que explica o uso de expressões como o currículo da mídia. 
(D) ao conjunto de ações pedagógicas organizadas por instituições escolares e desenvolvidas com intenções educativas. 
(E) ao conjunto de conhecimentos produzidos pelas ciências e simplificados pela escola para que possam ser assimilados por todos os alunos.

6. O processo de alfabetização muitas vezes esteve associado a uma visão relacionada à aquisição individual da técnica do ato de ler e escrever, isto é, a aprendizagem do alfabeto para a formação de palavras e frases. Contrários às ideias acima, teóricos críticos afirmam que 

(A) é acertado levar a criança a decodificar os códigos da língua escrita para depois ensiná-la a interpretar a mensagem do texto. 
(B) não se trata de primeiro alfabetizar-se e depois aprender a ler o mundo; linguagem e realidade estão intimamente entrelaçadas. 
(C) uma alfabetização completa exige primeiramente trabalhar a prontidão do aluno para depois se dar a aprendizagem da escrita e da oralidade. 
(D) pensar na leitura de mundo antes da leitura da palavra é um pressuposto falso, pois é a leitura da palavra que fornece as condições para a interpretação da realidade. 
(E) problematizar a realidade da comunidade escolar leva a criança a desviar a atenção ao aprendizado da língua escrita.  

Gabarito

3- D; 6- B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário