
A) o resultado do acúmulo de respostas aprendidas
a partir das experiências.
B) um processo contínuo de equilibrações sucessivas,
composto por uma sequência invariável de
estágios determinados pela maturação do sistema
nervoso, equilibração, experiência física e interação
social.
C) o desabrochar de características internas mediante
a maturação biológica, acontecendo sob a
forma de estágios e sendo determinado pelos
instintos.
D) um processo descontínuo, marcado por crises
e conflitos, que varia de acordo com o ambiente;
é definido em parte pela maturação do organismo
individual que pertence à espécie humana,
mas é a aprendizagem que possibilita esse despertar
através de interações com um ambiente
cultural determinado.
2- (Unilavras/2018) Sobre o Projeto Político-Pedagógico
na educação infantil, podemos dizer que
A) não apresenta a realidade da instituição bem
como a localização, espaços, mobiliário, finalidades
e outras informações relacionadas à instituição
escolar.
B) é um documento elaborado por uma equipe
técnica, que não identifica as intenções educativas
e os meios para alcançá-las.
C) é um instrumento operacional para melhor
organizar a prática pedagógica de forma coletiva,
porém não busca tornar os conteúdos mais atrativos
e transformar a escola num ambiente cansativo
e monótono.
D) é um conjunto de intenções, ações e interações
presentes no cotidiano de qualquer instituição
que atenda regularmente crianças de zero a
seis anos, devendo estar registrado em documento
escrito pela equipe de profissionais.
3- (Unilavras/2018) Sobre alfabetização e letramento
escolha a opção que melhor preencha os espaços:
Ser alfabetizado corresponde ao saber
______________, ao fato de ter aprendido o
funcionamento do _______________. Desse
modo, a pessoa ____________, consegue registrar
graficamente com combinação de letras e
____________. Já a pessoa ____________ vive
a condição ou estado de quem, além de saber
___________, faz uso da leitura e da escrita,
envolvendo-se nas ______________ da leitura e
da escrita.
A) ler e escrever, sistema de escrita, letrada, números,
alfabetizada, escrever, práticas culturais.
B) ler e escrever, sistema de escrita, alfabetizada,
sons, letrada, ler e escrever, práticas sociais.
C) ler, sistema de escrita, alfabetizada, símbolos,
letrada, ler e escrever, práticas históricas.
D) ler e escrever, sistema de leitura, letrada, alfabeto,
alfabetizada, contar histórias, práticas
sociais.
4- (Conscam/2018) “Tradicionalmente, a alfabetização inicial é
considerada em função da relação entre o método
utilizado e o estado de “maturidade” ou de “prontidão” da
criança. Os dois polos do processo de aprendizagem
(quem ensina e quem aprende) têm sido caracterizados
sem que se leve em conta o terceiro elemento da
relação: a natureza do _________________________
envolvendo esta aprendizagem”. (FERREIRO, Emília.
Reflexões sobre alfabetização. Psicogênese da Língua
Escrita).
Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o
terceiro elemento de que fala a autora.
A) sistema de aprendizagem.
B) plano de ensino.
C) objeto de conhecimento.
D) estruturamento escolar.
E) conteúdo programático.
5- (Conscam/2018) Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização.
Psicogênese da Língua Escrita, diz que a escrita pode
ser concebida de duas formas muito diferentes e,
conforme o modo de considera-la, as consequências
pedagógicas mudam drasticamente.
De acordo com a autora, a escrita pode ser considerada
como:
A) uma representação da linguagem ou como um código
de transcrição gráfica das unidades sonoras.
B) um conjunto de normas ou como um parâmetro
cultural.
C) a identidade de um povo ou como uma maneira de
distinguir sociedades.
D) uma representação dos fonemas ou como uma ideia
formalizada.
E) o padrão ideológico de um povo ou como a
preservação de histórias longínquas.
6- (IMA/2018) Observe a imagem abaixo e responda.
A tendência pedagógica observada na imagem trabalha com a
transmissão de informações. O professor com o auxílio do
livro texto transmite o conhecimento aos alunos e o aluno não
é visto como um construtor do conhecimento. A tendência
pedagógica abordada é:
A) Renovada progressivista. B) Libertária.
C) Liberal tradicional. D) Progressista libertadora
7- (AGIRH/2018) Segundo Piaget aprender não consiste
em incorporar informações já constituídas e
sim redescobri-las e reinventá-las através
da própria atividade do sujeito diante disto, a
conduta apropriada na situação de ensino
aprendizagem, deveria ser:
I – Partir dos conhecimentos que os alunos
já possuem.
II – Apresentar problemas que gerem
conflitos cognitivos.
III – Dar ênfase a maximização do
desenvolvimento e não apenas à busca de
resultados.
IV – Aceitar soluções erradas como
pertinentes desde que indicadores de
progresso na atividade cognitivo.
Esta incorreta
A) I e II B) Apenas IV
C) Apenas III D) Nenhuma das alternativas
anteriores
8- A aquisição do sistema de escrita, assim como de
outros sistemas simbólicos, adquire uma relevância
estrutural em termos mentais e cognitivos para o
indivíduo que passa a dominá-lo e não pode ser
alcançada de maneira puramente mecânica e externa,
ao contrário, pressupõe o culminar, na criança, de um
processo de desenvolvimento de funções
comportamentais complexas. (VYGOTSKY).
Com
base nesse texto VYGOTSKY chegou a algumas
conclusões, assinale a INCORRETA:
A) O ensino da escrita deveria ser transferido para a pré-escola,
sob o argumento de que as crianças menores são
capazes de descobrir a função simbólica da escrita.
B) Que a escrita seja concebida como uma habilidade
motora, mecânica.
C) As crianças não aprendem a ler e a escrever, mas, sim,
descobrem essas habilidades durante as situações de
brincadeiras nas quais sentem a necessidade de ler e
escrever.
D)Nenhum das alternativas.
9- O nível de desenvolvimento real caracteriza o
desenvolvimento mental retrospectivamente,
enquanto a zona de desenvolvimento proximal
caracteriza o desenvolvimento mental
prospectivamente (Vygotsky): Com base nesse trecho
assinale a alternativa INCORRETA:
A) Vygotsky defende que há uma diferença entre o que o
aluno já sabe (as habilidades que ele domina sozinho) e o
que ainda não sabe, mas está próximo de saber (porque já
consegue realizar com a ajuda de alguém).
B) Percebe-se uma crítica às avaliações que investigam o
passado da aprendizagem (ao retratar, de forma
retrospectiva, os níveis já atingidos).
C) Podemos afirmar que é muito mais importante
determinar o que a criança pode aprender no futuro e que
deve ser o foco da atuação do professor, com exercícios
em grupo e compartilhamento de dúvidas e experiências.
D) Nenhuma das alternativas.
10- (ORHION/2018) No seu livro, “A Formação Social da Mente”,
Vygotsky expõe: “No nosso laboratório observamos
que a fala não só acompanha a atividade prática
como, também, tem um papel específico na sua
realização. Nossos experimentos demonstraram
dois fatos importantes”.
Analise as afirmativas a
seguir:
I - A fala da criança é tão importante quanto a ação
para atingir um objetivo. As crianças não ficam
simplesmente falando o que elas estão fazendo; sua
fala e ação fazem parte de uma mesma função
psicológica complexa, dirigida para a solução do
problema em questão.
II - Quanto mais complexa a ação exigida pela
situação e menos direta a solução, maior a
importância que a fala adquire na operação como
um todo. As vezes a fala adquire uma importância
tão vital que, se não for permitido seu uso, as
crianças pequenas não são capazes de resolver a
situação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Todas as afirmativas I e II estão corretas.
B) Todas as afirmativas I e II estão incorretas.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) Somente a afirmativa II está correta.
Gabarito
1- B; 2- D; 3- B; 4- C; 5- A; 6- C; 7- D; 8- B; 9- D; 10- A.
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