15/09/2018

SIMULADO com 10 questões sobre conhecimento pedagógico

1- (Unilavras/2018) A teoria interacionista de Jean Piaget, concebe o desenvolvimento e aprendizagem humana como 

A) o resultado do acúmulo de respostas aprendidas a partir das experiências. 
B) um processo contínuo de equilibrações sucessivas, composto por uma sequência invariável de estágios determinados pela maturação do sistema nervoso, equilibração, experiência física e interação social. 
C) o desabrochar de características internas mediante a maturação biológica, acontecendo sob a forma de estágios e sendo determinado pelos instintos. 
D) um processo descontínuo, marcado por crises e conflitos, que varia de acordo com o ambiente; é definido em parte pela maturação do organismo individual que pertence à espécie humana, mas é a aprendizagem que possibilita esse despertar através de interações com um ambiente cultural determinado.

2- (Unilavras/2018) Sobre o Projeto Político-Pedagógico na educação infantil, podemos dizer que 

A) não apresenta a realidade da instituição bem como a localização, espaços, mobiliário, finalidades e outras informações relacionadas à instituição escolar. 
B) é um documento elaborado por uma equipe técnica, que não identifica as intenções educativas e os meios para alcançá-las. 
C) é um instrumento operacional para melhor organizar a prática pedagógica de forma coletiva, porém não busca tornar os conteúdos mais atrativos e transformar a escola num ambiente cansativo e monótono. 
D) é um conjunto de intenções, ações e interações presentes no cotidiano de qualquer instituição que atenda regularmente crianças de zero a seis anos, devendo estar registrado em documento escrito pela equipe de profissionais.

3- (Unilavras/2018) Sobre alfabetização e letramento escolha a opção que melhor preencha os espaços: Ser alfabetizado corresponde ao saber ______________, ao fato de ter aprendido o funcionamento do _______________. Desse modo, a pessoa ____________, consegue registrar graficamente com combinação de letras e ____________. Já a pessoa ____________ vive a condição ou estado de quem, além de saber ___________, faz uso da leitura e da escrita, envolvendo-se nas ______________ da leitura e da escrita.

A) ler e escrever, sistema de escrita, letrada, números, alfabetizada, escrever, práticas culturais. 
B) ler e escrever, sistema de escrita, alfabetizada, sons, letrada, ler e escrever, práticas sociais. 
C) ler, sistema de escrita, alfabetizada, símbolos, letrada, ler e escrever, práticas históricas. 
D) ler e escrever, sistema de leitura, letrada, alfabeto, alfabetizada, contar histórias, práticas sociais.

4- (Conscam/2018) “Tradicionalmente, a alfabetização inicial é considerada em função da relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade” ou de “prontidão” da criança. Os dois polos do processo de aprendizagem (quem ensina e quem aprende) têm sido caracterizados sem que se leve em conta o terceiro elemento da relação: a natureza do _________________________ envolvendo esta aprendizagem”. (FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Psicogênese da Língua Escrita). Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o terceiro elemento de que fala a autora. 

A) sistema de aprendizagem. 
B) plano de ensino. 
C) objeto de conhecimento. 
D) estruturamento escolar. 
E) conteúdo programático.

5- (Conscam/2018) Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização. Psicogênese da Língua Escrita, diz que a escrita pode ser concebida de duas formas muito diferentes e, conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. De acordo com a autora, a escrita pode ser considerada como: 

A) uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. 
B) um conjunto de normas ou como um parâmetro cultural. 
C) a identidade de um povo ou como uma maneira de distinguir sociedades. 
D) uma representação dos fonemas ou como uma ideia formalizada. 
E) o padrão ideológico de um povo ou como a preservação de histórias longínquas.

6- (IMA/2018) Observe a imagem abaixo e responda.
A tendência pedagógica observada na imagem trabalha com a transmissão de informações. O professor com o auxílio do livro texto transmite o conhecimento aos alunos e o aluno não é visto como um construtor do conhecimento. A tendência pedagógica abordada é: 

A) Renovada progressivista.                 B) Libertária. 
C) Liberal tradicional.                            D) Progressista libertadora

7- (AGIRH/2018) Segundo Piaget aprender não consiste em incorporar informações já constituídas e sim redescobri-las e reinventá-las através da própria atividade do sujeito diante disto, a conduta apropriada na situação de ensino aprendizagem, deveria ser: 

I – Partir dos conhecimentos que os alunos já possuem. 
II – Apresentar problemas que gerem conflitos cognitivos. 
III – Dar ênfase a maximização do desenvolvimento e não apenas à busca de resultados.
IV – Aceitar soluções erradas como pertinentes desde que indicadores de progresso na atividade cognitivo. 

Esta incorreta 

A) I e II                          B) Apenas IV 
C) Apenas III                 D) Nenhuma das alternativas anteriores

8- A aquisição do sistema de escrita, assim como de outros sistemas simbólicos, adquire uma relevância estrutural em termos mentais e cognitivos para o indivíduo que passa a dominá-lo e não pode ser alcançada de maneira puramente mecânica e externa, ao contrário, pressupõe o culminar, na criança, de um processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas. (VYGOTSKY). 

Com base nesse texto VYGOTSKY chegou a algumas conclusões, assinale a INCORRETA: 

A) O ensino da escrita deveria ser transferido para a pré-escola, sob o argumento de que as crianças menores são capazes de descobrir a função simbólica da escrita. 
B) Que a escrita seja concebida como uma habilidade motora, mecânica.
C) As crianças não aprendem a ler e a escrever, mas, sim, descobrem essas habilidades durante as situações de brincadeiras nas quais sentem a necessidade de ler e escrever.
D)Nenhum das alternativas. 

9- O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente (Vygotsky): Com base nesse trecho assinale a alternativa INCORRETA: 

A) Vygotsky defende que há uma diferença entre o que o aluno já sabe (as habilidades que ele domina sozinho) e o que ainda não sabe, mas está próximo de saber (porque já consegue realizar com a ajuda de alguém). 
B) Percebe-se uma crítica às avaliações que investigam o passado da aprendizagem (ao retratar, de forma retrospectiva, os níveis já atingidos). 
C) Podemos afirmar que é muito mais importante determinar o que a criança pode aprender no futuro e que deve ser o foco da atuação do professor, com exercícios em grupo e compartilhamento de dúvidas e experiências. 
D) Nenhuma das alternativas.

10- (ORHION/2018) No seu livro, “A Formação Social da Mente”, Vygotsky expõe: “No nosso laboratório observamos que a fala não só acompanha a atividade prática como, também, tem um papel específico na sua realização. Nossos experimentos demonstraram dois fatos importantes”. 

Analise as afirmativas a seguir: 

I - A fala da criança é tão importante quanto a ação para atingir um objetivo. As crianças não ficam simplesmente falando o que elas estão fazendo; sua fala e ação fazem parte de uma mesma função psicológica complexa, dirigida para a solução do problema em questão. 
II - Quanto mais complexa a ação exigida pela situação e menos direta a solução, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo. As vezes a fala adquire uma importância tão vital que, se não for permitido seu uso, as crianças pequenas não são capazes de resolver a situação. 

Assinale a alternativa CORRETA: 

A) Todas as afirmativas I e II estão corretas. 
B) Todas as afirmativas I e II estão incorretas. 
C) Somente a afirmativa I está correta. 
D) Somente a afirmativa II está correta.

Gabarito 

1- B; 2- D; 3- B; 4- C; 5- A; 6- C; 7- D; 8- B; 9- D; 10- A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário