
(A) Igualdade de condições para o acesso e permanência na
escola.
(B) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
(C) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
(D) Gestão centralizada do ensino público, na forma desta Lei e
da legislação dos sistemas de ensino.
(E) Valorização do profissional da educação escolar.
2- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/96,
determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os
Municípios organizarão seus sistemas de ensino em regime de
colaboração.
No que se refere ao que caberá à União, analise as afirmativas a
seguir.
I. A coordenação da política nacional de educação.
II. A segmentação dos diferentes níveis e sistemas.
III. O exercício das funções normativa, redistributiva e supletiva
em relação às demais instâncias educacionais.
Está correto o que se afirma em
(A) I, II e III. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) I, somente. (E) III, somente.
3- A Lei nº 9394/96, obedecendo ao comando constitucional,
estabeleceu em seu Art. 3º, inciso VIII, que o ensino público
deveria obedecer ao princípio da gestão democrática. Para sua
efetivação, a legislação estabeleceu dois princípios norteadores
que deveriam ser postos em práticos nos estabelecimentos
públicos de ensino.
Assinale a opção que apresenta esses princípios norteadores.
(A) Participação dos profissionais da educação na elaboração do regimento escolar e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(B) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(C) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local na elaboração do regimento escolar.
(D) Participação dos responsáveis pelos alunos na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(E) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e composição dos conselhos escolares ou equivalentes pela direção escolar.
(A) Participação dos profissionais da educação na elaboração do regimento escolar e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(B) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(C) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local na elaboração do regimento escolar.
(D) Participação dos responsáveis pelos alunos na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(E) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e composição dos conselhos escolares ou equivalentes pela direção escolar.
4- Sobre o atendimento escolar aos alunos com necessidades
especiais, leia o fragmento a seguir.
“Hoje, a legislação brasileira posiciona-se pelo atendimento dos
alunos com necessidades educacionais especiais, __________.”
Assinale a opção que completa adequadamente o fragmento
acima.
(A) ... preferencialmente em escolas especializadas e equipadas
para este tipo de atendimento.
(B) ... preferencialmente em classes especiais das escolas
regulares, em todos os níveis, etapas e modalidades de
educação e ensino.
(C) ... preferencialmente em classes comuns das escolas de
educação infantil e ensino fundamental.
(D) ... exclusivamente em classes comuns das escolas, em todos
os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.
(E) ... preferencialmente em classes comuns das escolas, em
todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.
5- Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em
uma reunião de planejamento curricular:
“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas
áreas de conhecimento.”
De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que
melhor explica o argumento utilizado pela professora.
(A) Uma vez que todas as vivências proporcionadas pela escola
veiculam valores, atitudes, sensibilidades, orientações e
conhecimentos.
(B) Já que o currículo inclui também as atividades previstas para
fixação da aprendizagem.
(C) Porque se deve considerar como currículo também os
objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos professores.
(D) Porque o currículo compreende os componentes curriculares,
as áreas de conhecimento e as normas de comportamento.
(E) Uma vez que se deve também considerar na definição de
currículo os conteúdos mínimos que compõem as avaliações
externas.
6- Leia o fragmento a seguir.
Os professores do Ensino Fundamental da Escola Bem-te-vi estão
reunidos estudando as fases do desenvolvimento cognitivo.
Entre as atividades pedagógicas inerentes ao exercício do
magistério elencadas a seguir, assinale a opção que corresponde
à atividade exemplificada acima.
(A) Orientação e acompanhamento de estudantes.
(B) Avaliação de estudantes, de trabalhos e atividades
pedagógicas.
(C) Preparação de aula, estudos, pesquisa e demais atividades
formativas.
(D) Reuniões com pais ou conselhos escolares.
(E) Participação de reuniões de estudo, de coordenação
pedagógica e de gestão da escola.
7- Leia o fragmento a seguir.
A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a
preparação para a _______________, a preparação básica para o
trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma
base nacional comum e uma _______________ para a
organização do currículo escolar.
Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o
fragmento acima.
(A) continuidade dos estudos - ciência - parte diversificada
(B) avaliação externa - cidadania - parte diversificada
(C) continuidade dos estudos - cidadania - padronização
(D) continuidade dos estudos - cidadania - parte diversificada
(E) vida adulta - liberdade - parte diversificada
8- A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando,
assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício
da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e
em estudos posteriores.
A Educação Básica é formada
(A) pela educação infantil e pelo ensino fundamental.
(B) pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
(C) pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino
médio.
(D) pela educação infantil, pelo ensino fundamental, pelo ensino
médio e pelo ensino superior.
(E) pela creche, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
9- No que se refere à organização do Ensino Fundamental,
estabelecida pela LDBEN, analise as afirmativas a seguir.
I. É proibido aos sistemas de ensino desdobrar o ensino
fundamental em ciclos.
II. O ensino fundamental será presencial.
III. É possível a adoção do regime de progressão continuada.
Está correto o que se afirma em
(A) II, somente.
(B) I e II, somente.
(C) II e III, somente.
(D) I e III, somente
(E) I, II e III.
10- Segundo a Lei nº 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, o dever do Estado com a educação escolar
pública deve ser efetivado mediante a garantia
(A) do ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para
os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
(B) da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino
médio.
(C) da creche, do ensino fundamental e do ensino médio.
(D) da pré-escola, do ensino fundamental e do ensino médio.
(E) do ensino fundamental e do ensino médio.
11- Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica,
“os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o
conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma,
no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo
tempo em que servem de elementos para a formação ética,
estética e política do aluno.”
(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília:
MEC, SEB, DICEI, 2013).
Assinale a opção que indica a denominação desse processo em
que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças,
transformando-se em conhecimento escolar.
(A) Transformação pedagógica.
(B) Interferência educativa.
(C) Descrição educacional. (D) Inferência instrutiva. (E) Transposição didática.
12- A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, é o marco legal que
instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento
Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade de
Educação Especial.
Sobre as atribuições do professor do Atendimento Educacional
Especializado, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve organizar o tipo e o número de atendimentos aos
alunos na sala de recursos multifuncionais.
II. Deve acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos
recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula
comum do ensino regular, bem como em outros ambientes
da escola.
III. Deve ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar
habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua
autonomia e participação.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.
Gabarito
1- D; 2- C; 3- B; 4- E; 5- A; 6- E; 7- D; 8- C; 9- C; 10- D; 11- E; 12- E.
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