
46 No Brasil, a política educacional do Ministério da
Educação para os alunos identificados como
portadores de Altas Habilidades e Talentos aponta para
duas alternativas: programas de enriquecimento
curricular e programas de aceleração dos estudos
(LDB no 9.394/96, art. 59º, inciso II), ou uma
combinação de ambos.
A criança com altas habilidades/superdotação precisa
de um programa específico, baseado em:
(A) projetos de consciência multicultural, com
incentivo à curiosidade e experimentação.
(B) características individuais próprias, para suprir e
complementar suas necessidades, favorecendo
sua criatividade e seus interesses.
(C) aquisição de novas habilidades e
desenvolvimento do processo cognitivo, como a
atenção, memória, percepção e o raciocínio.
(D) exercícios para estimular a curiosidade
intelectual e utilizar as ciências com criticidade e
criatividade.
(E) domínio de repertórios da comunicação e
multiletramento, como acesso a diferentes
plataformas e linguagens de programação.
44 A Base Nacional Comum Curricular apresenta
10 Competências Gerais, indicando como elas devem
evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. As
Competências Gerais integram o capítulo introdutório
da BNCC e foram definidas a partir dos direitos éticos
estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais e dos conhecimentos,
habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida
no século XXI. Os princípios são: agir pessoal e coletivamente com
autonomia; responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação; além da tomada de decisões com base
em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Estes princípios se referem
às competências:
(A) Conhecimento e Repertório Cultural.
(B) Empatia, Cooperação e Comunicação.
(C) Cultura Digital, Trabalho e Projeto de Vida.
(D) Autoconhecimento, Autocuidado e Argumentação.
(E) Responsabilidade e Cidadania.
Gabarito
46- B; 44- E.
Fonte: www.qconcursos.com
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