06/10/2018

SIMULADO com 9 questões (conhecimento pedagógico e LDB/96 - FADESP/2018)

1- Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é
uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte: 

(A) para uma psicologia e pedagogia associacionista, os erros da criança não têm grandes significados. 
(B) o caminho em direção à aquisição do conhecimento é linear e consecutivo. 
(C) na educação escolar os erros são construtivos e constituem pré-requisitos necessários para o conhecimento. 
(D) para Piaget, a compreensão de um dado conhecimento não passa pela possibilidade de o sujeito construir este processo de conhecer. 
(E) para uma psicologia de base interacionista, os erros não são admissíveis. 

2- Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria Socio-Histórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio: 

(A) a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, não acontece a partir de uma simples associação de ideias armazenadas na memória, mas é um processo interno, ativo e interpessoal. 
(B) o sujeito é uma “tábula rasa”, cujas impressões do mundo, a partir das suas interações com os órgãos dos sentidos, podem produzir o conhecimento. 
(C) a aprendizagem é uma mudança de comportamento resultante do treino, da experiência ou da bagagem genética dos sujeitos. 
(D) o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética e cultural, logo, a aprendizagem é inata. 
(E) não há valorização dos aprendizados construídos nas relações sociais.

3- As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa: 

(A) toda aprendizagem é fruto de treino, memorização e disciplina. 
(B) todo o processo de conhecer provém somente dos estímulos do meio. 
(C) o processo de aprender exige solidão, disciplina e esforço pessoal. 
(D) um bom processo de transmissão do conhecimento é a chave da aprendizagem 
(E) a ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos sujeitos.

4- O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar 
(A) as interações sociais e as experiências sócio-históricas dos sujeitos. 
(B) a aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência, por isso, identificada com condicionamento e repetição. 
(C) a superação da dicotomia transmissão x produção do conhecimento pelos sujeitos.
(D) a subjetividade como um momento individual de internalização da objetividade e da realidade dos sujeitos. 
(E) os estímulos e as respostas dadas pelos sujeitos não são considerados importantes.

5- Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), o conceito de Educação é 

(A) formação necessária para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, para o mercado de trabalho e para uma cidadania ativa. 
(B) preparação do indivíduo no domínio dos recursos científicos e tecnológicos que permitam a ocupação de um lugar no mercado de trabalho. 
(C) formação que se desenvolve na vida em família, na convivência humana, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, na participação na sociedade civil e nas manifestações culturais. 
(D) formação que permite ao indivíduo a compreensão de seus direitos e deveres, seu lugar na sociedade, sua vocação e habilitação profissional para o exercício da cidadania. 
(E) preparação para o exercício da cidadania, dos valores da moral e ética que devem ser levados para a vida e para o mercado de trabalho. 

6- A partir da Lei n. 9.394/1996 (LDB), a educação escolar brasileira é composta pelos níveis 

(A) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
(B) Educação Básica, Educação Especial e Educação Superior. 
(C) Educação Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior. 
(D) Educação Básica e Educação Superior. 
(E) Educação Básica e Educação Profissional.

7- Com o advento da Lei 9.394/1996, a formação mínima exigida aos docentes para atuação na Educação Básica passou a ser 

(A) nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena. 
(B) nível superior, em curso de Pedagogia. 
(C) conclusão de programa de formação continuada de diversos níveis. 
(D) conclusão de curso de pós-graduação na área da educação básica. 
(E) nível superior, em qualquer curso de graduação.

8- De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/1996, constitui-se como um princípio da Educação Nacional 

(A) proselitismo educacional. 
(B) singularidade de ideias e de concepções pedagógicas. 
(C) valorização das experiências intra-escolares. 
(D) gestão democrática do ensino público. 
(E) existência de Instituições públicas de ensino. 

9- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996) define educação como um direito, entendido como 

(A) civil, quando garante a plena permanência dos sujeitos no processo escolar. 
(B) político, pois permite a ampla participação do sujeito nos processos sociais. 
(C) nato, pois ao nascer o sujeito já o tem garantido. 
(D) público subjetivo, pois afirma o sujeito como cidadão pleno de direitos individuais e coletivos. 
(E) político-pedagógico, pois garante o atendimento nas instituições de ensino. 

Gabarito

1- C; 2- A; 3- E; 4- B; 5- C; 6- D; 7- A; 8- D; 9- D.

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