25/10/2018

PROVA - PROFESSOR ANOS INICIAIS (FCC/2018)



Resolva duas de suas questões agora mesmo!

16. O Plano Nacional de Educação no Tema Alfabetização da população de 15 anos ou mais apresenta metas para a erradicação do analfabetismo absoluto e para a redução do analfabetismo funcional. Analfabetismo absoluto e analfabetismo funcional são, respectivamente: 

(A) não saber ler e escrever e incapacidade de compreender textos de diversos gêneros textuais, até mesmo os mais simples e mais comuns no cotidiano. 
(B) a condição de quem nunca foi à escola e do autodidata que apresenta dificuldade na leitura de textos impressos. 
(C) escrever com muitos erros, ler com dificuldade e falta de compreensão do que lê. 
(D) resultados de uma escolarização precária em que a maioria não aprende a ler e, os que aprendem, não entendem o que leem. 
(E) a ausência de habilidades e competências de leitura e escrita dos que nunca foram à escola e dos que foram escolarizados, mas não aprenderam.

17. Manoel tem 8 anos de idade e tem deficiência auditiva, porém o diretor da escola onde o pai foi procurar vaga não o matriculou, alegando que não possuíam turmas especiais. Seus pais continuaram com dificuldades para matricular seu filho também em outras escolas, que tinham a mesma situação. Diante do exposto, é correto afirmar que 

(A) há uma contradição na legislação, no que se refere ao atendimento de crianças e adolescentes com deficiência, pois o ECA estabelece que este atendimento deve considerar a realidade da escola, posto que o Estado não pode suprir integralmente as necessidades desse grupo em todas elas. 
(B) as escolas não são obrigadas a atender, uma vez que o ECA prevê o atendimento educacional especializado apenas na educação infantil. 
(C) o direito ao acesso no ensino fundamental está garantido na Constituição Federal, mas o ECA não prevê este direito para crianças com deficiência. 
(D) o ECA estabelece que é dever do Estado atender crianças e adolescentes com deficiência na rede pública de ensino e, na falta de turmas especiais, fica sob responsabilidade da família prover o atendimento especializado. 
(E) as escolas devem atender Manoel, uma vez que o ECA prevê o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. 

Gabarito

16- E; 17- E. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário