29/04/2019

SIMULADO RÁPIDO (CETREDE/2018)

1- A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes da Educação Nacional definem que os sistemas escolares serão regidos pelo princípio da gestão democrática. A gestão democrática na escola é basilar para a construção de processos abertos e transparentes e a formação de sujeitos participantes. Assinale a alternativa que se refira à prática cotidiana de uma escola que tem por diretriz processos democráticos de gestão. 

a) A comunidade escolar e local tem vez e voz nas reuniões escolares, podendo participar do cotidiano da instituição escolar. 
b) O diretor e o coordenador pedagógico podem alterar a proposta pedagógica da escola sempre que forem solicitados.
c) Os professores não se manifestam sobre os problemas da escola, pois estão envolvidos com a elaboração de planos e atividades de ensino. 
d) Os alunos são tidos como verdadeiros sujeitos do processo educativo sem participarem dos processos de tomada de decisão na unidade escolar. 
e) Todas as decisões são tomadas pelo diretor da escola, após consulta ao coordenador pedagógico responsável.

2- A compreensão da creche e da pré-escola como espaços de direito de todas as crianças, independentemente de seu grupo social, teve um avanço considerável a partir de um novo ordenamento legal. Com base nessa premissa, analise as afirmações a seguir. 

I. A Constituição Federal de 1988 reconhece a Educação Infantil como dever do Estado e a criança como sujeito de direitos. 
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 institui a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. 
III. O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 assegura o atendimento às crianças de 0 a 3 anos em creches. 
IV. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil de 1998 norteia as orientações pedagógicas para as instituições de educação infantil. 
V. A Política Nacional de Educação Infantil determina que a educação infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre o assistencialismo e o cuidado. 

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS. 

a) I – II – IV. 
b) III – V. 
c) II – III – IV. 
d) I – II – III – IV.
e) I – III – V. 

3- A Zona de Desenvolvimento Proximal é um dos principais conceitos na teoria de Vygostsky. Pode ser definido como 

a) todas as funções que a criança consegue desempenhar, apenas, na presença de um outro mais competente. 
b) etapas do processo em que a criança desenvolve seu intelecto individualmente sem um outro mais competente. 
c) capacidade infantil de resolver problemas com ajuda parcial e desafios com ajuda total do outro. 
d) todas as atividades que a criança consegue desempenhar independentemente de um outro mais competente. 
e) capacidade infantil de resolver problemas independentemente e com ajuda de um outro mais competente. 

 Gabarito 

1- A
2- A
3- E

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